Bernie Sanders desiste e declara apoio a Hillary Clinton

Max Goldberg, Iowa State Daily / Flickr

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

Bernie Sanders acaba de declarar oficialmente o seu total apoio a Hillary Clinton.

“A secretária Clinton venceu o processo de nomeação Democrata e eu dou-lhe os parabéns. Ela será a candidata democrata à Presidência e pretendo fazer tudo o que estiver ao meu alcance para garantir que ela será a próxima presidente dos Estados Unidos”, declarou o democrata aos apoiantes em Portsmouth, no New Hampshire, onde surgiu depois com Hillary.

O senador democrata disse ainda que não quer falar no passado, mas sim no futuro. “Esse futuro vai ser mais influenciado pelo que vai acontecer no dia 8 de novembro do que em qualquer outro evento no mundo”, ressaltou, citado pelo The Guardian.

“Venho aqui tornar o mais claro possível porque é que apoio Hillary Clinton e porque é que ela deve ser a nossa próxima presidente”, declarou o senador do Vermont, de 74 anos.

O candidato democrata assume-se, assim, derrotado perante os resultados da colega do partido.

O representante da corrente socialista de esquerda e que obteve mais de 12 milhões de votos nas eleições internas do Partido Democrático, pressionou fortemente para um programa político do partido mais social, em defesa das classes trabalhadoras e dos mais fracos, e apenas passado mais de um mês admitiu a sua derrota perante Clinton.

“Unimos as forças para derrotar Donald Trump”

A aspirante democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, assegurou que em conjunto com o senador Bernie Sanders, seu rival nas eleições primárias, vencerá o candidato Donald Trump e construirá “o futuro dos Estados Unidos”.

Após receber o apoio oficial do senador no seu primeiro ato de campanha conjunto em Portsmouth, Clinton agradeceu o apoio de Sanders e reconheceu o seu empenho na campanha ao “criar um movimento que conseguiu motivar os mais jovens do país a envolverem-se na vida política”.

“Tal como disse Bernie, com os anos, conheci-o como um colega e um amigo. A fama da suas apaixonadas posições nem sempre o tornaram na pessoa mais popular em Washington, mas isso é geralmente uma prova de que estás a fazer algo de bem”, acrescentou a ex-secretária de Estado.

“Obrigado por ter lutado desde sempre contra a injustiça”, disse a antiga secretária de Estado, que assegurou aos apoiantes de Sanders que “terão sempre um lugar na sua mesa” quando se tornar inquilina da Casa Branca.

“A todos vós, que puseram os seus corações e as suas almas na campanha do senador Sanders, obrigado”, reiterou Clinton, que insistiu na importância da campanha de Sanders nos últimos meses.

A ex-secretária de Estado revelou ainda que, durante as últimas semanas, trabalhou com Sanders em projetos “para permitir que a universidade esteja ao alcance de mais pessoas” e para que “todos nos Estados Unidos tenham acesso a bons e exequíveis serviços de saúde“.

“E agora, com a sua ajuda, unimos as forças para derrotar Donald Trump, ganhar em novembro, e sim, juntos, construir um futuro em que todos possamos acreditar”, acrescentou entre aplausos.

Numa reação quase imediata, Donald Trump, o provável candidato republicano à Casa Branca, emitiu uma declaração na qual acusa Sanders de pertencer a “um sistema viciado” ao decidir desistir da corrida e dar o seu apoio à ex-secretária de Estado, de 68 anos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …