/

Berardo diz que obras de arte valem 1,3 mil milhões de euros. Em maio, estavam avaliadas em menos de metade

2

António Cotrim / Lusa

Joe Berardo exige o levantamento do arresto das suas obras de arte. Apesar do empresário garantir que a Coleção vale 1,3 mil milhões de euros, em maio, estava avaliada em menos de metade.

Mais de 2.200 obras de arte da Associação Coleção Berardo foram penhoradas no âmbito do processo movido pela Caixa Geral de Depósitos, BCP e Novo Banco. Joe Berardo exige o levantamento do arresto, garantindo que a sua coleção de arte vale 1,3 mil milhões de euros.

Contudo, em maio deste ano, o relatório elaborado pelo Banco de Portugal dava conta que a coleção estava avaliada em 571,1 milhões de euros — menos de metade do valor indicado pelo empresário madeirense. A coleção conta com obra de vários artistas de renome mundial, nomeadamente Dalí, Mondrian, Picasso e Warhol, entre outros.

Ao Jornal Económico, Berardo defende que o valor estimado consiste na atualização da avaliação feita há dez anos pela galeria de arte norte-americana Gary Nader. Na altura, a coleção foi avaliada em 728,9 milhões de euros.

Em 2006, a avaliação era ainda inferior. A avaliação da leiloeira Christie’s, encomendada pelo Ministério da Cultura, estipulou um valor de 316 milhões de euros para a coleção de arte do empresário português.

As obras de arte foram arrestadas devido a uma dívida conjunta à CGD, BCP e Novo Banco superior a 962 milhões de euros. Berardo considera desnecessário o arresto dos quadros e esculturas do Museu Berardo, dada a impossibilidade de dissipar obras de arte dadas em comodato.

Além disso, segundo o Observador, garante já ter pago à banca cerca de 231 milhões de euros e de ter visto executados vários milhões de euros em ações, participações e bens imóveis, “a troco de nada”.

  ZAP //

2 Comments

  1. Na opinião dele até pode valer biliões e na realidade não valer. Mas se está tão preocupado é fácil PAGA o que DEVE e já não tem arrestos. Cambada de Ladrões. Já que foste aconselhado pelo teu amigo JS diz-lhe a ele que page.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.