Berardo diz que obras de arte valem 1,3 mil milhões de euros. Em maio, estavam avaliadas em menos de metade

António Cotrim / Lusa

Joe Berardo exige o levantamento do arresto das suas obras de arte. Apesar do empresário garantir que a Coleção vale 1,3 mil milhões de euros, em maio, estava avaliada em menos de metade.

Mais de 2.200 obras de arte da Associação Coleção Berardo foram penhoradas no âmbito do processo movido pela Caixa Geral de Depósitos, BCP e Novo Banco. Joe Berardo exige o levantamento do arresto, garantindo que a sua coleção de arte vale 1,3 mil milhões de euros.

Contudo, em maio deste ano, o relatório elaborado pelo Banco de Portugal dava conta que a coleção estava avaliada em 571,1 milhões de euros — menos de metade do valor indicado pelo empresário madeirense. A coleção conta com obra de vários artistas de renome mundial, nomeadamente Dalí, Mondrian, Picasso e Warhol, entre outros.

Ao Jornal Económico, Berardo defende que o valor estimado consiste na atualização da avaliação feita há dez anos pela galeria de arte norte-americana Gary Nader. Na altura, a coleção foi avaliada em 728,9 milhões de euros.

Em 2006, a avaliação era ainda inferior. A avaliação da leiloeira Christie’s, encomendada pelo Ministério da Cultura, estipulou um valor de 316 milhões de euros para a coleção de arte do empresário português.

As obras de arte foram arrestadas devido a uma dívida conjunta à CGD, BCP e Novo Banco superior a 962 milhões de euros. Berardo considera desnecessário o arresto dos quadros e esculturas do Museu Berardo, dada a impossibilidade de dissipar obras de arte dadas em comodato.

Além disso, segundo o Observador, garante já ter pago à banca cerca de 231 milhões de euros e de ter visto executados vários milhões de euros em ações, participações e bens imóveis, “a troco de nada”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na opinião dele até pode valer biliões e na realidade não valer. Mas se está tão preocupado é fácil PAGA o que DEVE e já não tem arrestos. Cambada de Ladrões. Já que foste aconselhado pelo teu amigo JS diz-lhe a ele que page.

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …