Berardo mostra-se incrédulo com falta de memória de Constâncio

António Cotrim / Lusa

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se “incrédulo com a sua falta de memória”.

“Tudo isso é mentira”, respondeu Vítor Constâncio à deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, que citou palavras do empresário José Berardo no Parlamento, em que afirmou que teve “diversas reuniões” com o então governador do Banco de Portugal (BdP), mas que os assuntos mencionados ficavam “entre quatro paredes”.

“Quando falei com Vítor Constâncio combinámos que ficava entre quatro paredes, que ‘morria’ ali, portanto não lhe posso responder. Ficou combinado e eu não vou dizer a ninguém. O homem está aí outra vez…”, respondeu Berardo a uma pergunta do deputado social-democrata, Duarte Marques, a 10 de maio, sobre a “necessidade de afastamento de Jardim Gonçalves” do BCP, de acordo com Mariana Mortágua.

Perante as citações de Mariana Mortágua, Constâncio disse que “tudo isso é mentira”. “E vou analisar essas declarações que ele fez, pelos vistos, aqui na comissão. Vou analisar essas mentiras”, acrescentou o ex-governador do BdP.

As declarações de Berardo contrariam ainda as de Constâncio feitas hoje, quando disse que se tinha reunido com o empresário madeirense uma “única” vez, e que Berardo pensava que iriam reunir-se a sós. “Essa reunião lembro-me perfeitamente. Recebi o senhor José Berardo acompanhado pelo diretor de serviços jurídicos, José Queiró, e Silva Ferreira”.

De acordo com o também ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), a presença de mais pessoas “surpreendeu o senhor José Berardo”, que quereria reunir-se a sós.

“José Queiró conta-me muitas vezes esta história como uma história bizarra e divertida dos seus tempos no Banco de Portugal”, revelou, uma vez que Berardo terá abandonado o encontro passados poucos minutos por o governador estar “com advogados”, e ter-se-á sentido “atrapalhado”.

“Incrédulo com falta de memória de Constâncio”

Minutos depois do fim da audição, em declarações ao Observador, fonte oficial de Joe Berardo declarou que “o comendador está incrédulo com a falta de memória de Vítor Constâncio acerca de uma reunião a sós, em julho”.

Relativamente à possibilidade de chamar Constâncio para testemunhar a seu favor, o empresário madeirense dá essa hipótese como certeza. “Depois de saber das declarações do sr. dr. Vítor Constâncio, o comendador não tem mais dúvidas de que o ex-governador será testemunha, ainda que se apresente antecipadamente como testemunha hostil”.

Na audição desta terça-feira, quando confrontado com esta possibilidade, Constâncio não hesitou na resposta aos deputados: “Terá de ponderar muito bem se lhe interessa que eu seja sua testemunha. Tenho muito a dizer sobre isso”, completou.

O ex-governador do BdP disse ainda que as notícias que dizem respeito ao seu papel no empréstimo da CGD à Fundação José Berardo “são calúnias” e contestou que estivesse relacionado com a “atenção mediática sobre a luta de poder no BCP”.

Além disso, para o ex-governador, caso o BdP se tivesse oposto “à aquisição da participação qualificada” de Berardo, isso “colidiria necessariamente com o enquadramento jurídico vigente” e “teria sido uma forma de não ser totalmente independente e neutro relativamente àquela matéria”. “Não podia ser feito no quadro da lei”, defendeu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esperemos que as comadres continuem zangadas (p/ bem dos portugueses) p/ ver se é desta que se descobrem uma parte das MENTIRAS que este GATUNOS andam a praticar á décadas.

  2. É uma das características mais distintivas dos Tugas: a falta de memória, ou se preferirmos, o Alzheimer colectivo. Manifesta-se especialmente nos momentos de traçar a cruz nos boletins de voto.
    À crónica falta de memória juntam-se ainda a inveja e a falta de tintins. Tudo junto contribuindo para que continuemos um país atávico, ignorante, boçal….

  3. O Vitinho só conhecia o Berardo quando era o gajo porreiro com muito dinheiro, agora nem o conhece de nenhum lado…um verdadeiro amigo com amnésia.

  4. Reunião a sós ? porque motivo o Vitinho não se recorda, será que o Joe lhe levou pastéis de Belém?
    será que lhe fez mal? UmmmmHHHHH.

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …