Berardo mostra-se incrédulo com falta de memória de Constâncio

António Cotrim / Lusa

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se “incrédulo com a sua falta de memória”.

“Tudo isso é mentira”, respondeu Vítor Constâncio à deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, que citou palavras do empresário José Berardo no Parlamento, em que afirmou que teve “diversas reuniões” com o então governador do Banco de Portugal (BdP), mas que os assuntos mencionados ficavam “entre quatro paredes”.

“Quando falei com Vítor Constâncio combinámos que ficava entre quatro paredes, que ‘morria’ ali, portanto não lhe posso responder. Ficou combinado e eu não vou dizer a ninguém. O homem está aí outra vez…”, respondeu Berardo a uma pergunta do deputado social-democrata, Duarte Marques, a 10 de maio, sobre a “necessidade de afastamento de Jardim Gonçalves” do BCP, de acordo com Mariana Mortágua.

Perante as citações de Mariana Mortágua, Constâncio disse que “tudo isso é mentira”. “E vou analisar essas declarações que ele fez, pelos vistos, aqui na comissão. Vou analisar essas mentiras”, acrescentou o ex-governador do BdP.

As declarações de Berardo contrariam ainda as de Constâncio feitas hoje, quando disse que se tinha reunido com o empresário madeirense uma “única” vez, e que Berardo pensava que iriam reunir-se a sós. “Essa reunião lembro-me perfeitamente. Recebi o senhor José Berardo acompanhado pelo diretor de serviços jurídicos, José Queiró, e Silva Ferreira”.

De acordo com o também ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), a presença de mais pessoas “surpreendeu o senhor José Berardo”, que quereria reunir-se a sós.

“José Queiró conta-me muitas vezes esta história como uma história bizarra e divertida dos seus tempos no Banco de Portugal”, revelou, uma vez que Berardo terá abandonado o encontro passados poucos minutos por o governador estar “com advogados”, e ter-se-á sentido “atrapalhado”.

“Incrédulo com falta de memória de Constâncio”

Minutos depois do fim da audição, em declarações ao Observador, fonte oficial de Joe Berardo declarou que “o comendador está incrédulo com a falta de memória de Vítor Constâncio acerca de uma reunião a sós, em julho”.

Relativamente à possibilidade de chamar Constâncio para testemunhar a seu favor, o empresário madeirense dá essa hipótese como certeza. “Depois de saber das declarações do sr. dr. Vítor Constâncio, o comendador não tem mais dúvidas de que o ex-governador será testemunha, ainda que se apresente antecipadamente como testemunha hostil”.

Na audição desta terça-feira, quando confrontado com esta possibilidade, Constâncio não hesitou na resposta aos deputados: “Terá de ponderar muito bem se lhe interessa que eu seja sua testemunha. Tenho muito a dizer sobre isso”, completou.

O ex-governador do BdP disse ainda que as notícias que dizem respeito ao seu papel no empréstimo da CGD à Fundação José Berardo “são calúnias” e contestou que estivesse relacionado com a “atenção mediática sobre a luta de poder no BCP”.

Além disso, para o ex-governador, caso o BdP se tivesse oposto “à aquisição da participação qualificada” de Berardo, isso “colidiria necessariamente com o enquadramento jurídico vigente” e “teria sido uma forma de não ser totalmente independente e neutro relativamente àquela matéria”. “Não podia ser feito no quadro da lei”, defendeu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esperemos que as comadres continuem zangadas (p/ bem dos portugueses) p/ ver se é desta que se descobrem uma parte das MENTIRAS que este GATUNOS andam a praticar á décadas.

  2. É uma das características mais distintivas dos Tugas: a falta de memória, ou se preferirmos, o Alzheimer colectivo. Manifesta-se especialmente nos momentos de traçar a cruz nos boletins de voto.
    À crónica falta de memória juntam-se ainda a inveja e a falta de tintins. Tudo junto contribuindo para que continuemos um país atávico, ignorante, boçal….

  3. O Vitinho só conhecia o Berardo quando era o gajo porreiro com muito dinheiro, agora nem o conhece de nenhum lado…um verdadeiro amigo com amnésia.

  4. Reunião a sós ? porque motivo o Vitinho não se recorda, será que o Joe lhe levou pastéis de Belém?
    será que lhe fez mal? UmmmmHHHHH.

RESPONDER

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …