Berardo mostra-se incrédulo com falta de memória de Constâncio

António Cotrim / Lusa

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se “incrédulo com a sua falta de memória”.

“Tudo isso é mentira”, respondeu Vítor Constâncio à deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, que citou palavras do empresário José Berardo no Parlamento, em que afirmou que teve “diversas reuniões” com o então governador do Banco de Portugal (BdP), mas que os assuntos mencionados ficavam “entre quatro paredes”.

“Quando falei com Vítor Constâncio combinámos que ficava entre quatro paredes, que ‘morria’ ali, portanto não lhe posso responder. Ficou combinado e eu não vou dizer a ninguém. O homem está aí outra vez…”, respondeu Berardo a uma pergunta do deputado social-democrata, Duarte Marques, a 10 de maio, sobre a “necessidade de afastamento de Jardim Gonçalves” do BCP, de acordo com Mariana Mortágua.

Perante as citações de Mariana Mortágua, Constâncio disse que “tudo isso é mentira”. “E vou analisar essas declarações que ele fez, pelos vistos, aqui na comissão. Vou analisar essas mentiras”, acrescentou o ex-governador do BdP.

As declarações de Berardo contrariam ainda as de Constâncio feitas hoje, quando disse que se tinha reunido com o empresário madeirense uma “única” vez, e que Berardo pensava que iriam reunir-se a sós. “Essa reunião lembro-me perfeitamente. Recebi o senhor José Berardo acompanhado pelo diretor de serviços jurídicos, José Queiró, e Silva Ferreira”.

De acordo com o também ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), a presença de mais pessoas “surpreendeu o senhor José Berardo”, que quereria reunir-se a sós.

“José Queiró conta-me muitas vezes esta história como uma história bizarra e divertida dos seus tempos no Banco de Portugal”, revelou, uma vez que Berardo terá abandonado o encontro passados poucos minutos por o governador estar “com advogados”, e ter-se-á sentido “atrapalhado”.

“Incrédulo com falta de memória de Constâncio”

Minutos depois do fim da audição, em declarações ao Observador, fonte oficial de Joe Berardo declarou que “o comendador está incrédulo com a falta de memória de Vítor Constâncio acerca de uma reunião a sós, em julho”.

Relativamente à possibilidade de chamar Constâncio para testemunhar a seu favor, o empresário madeirense dá essa hipótese como certeza. “Depois de saber das declarações do sr. dr. Vítor Constâncio, o comendador não tem mais dúvidas de que o ex-governador será testemunha, ainda que se apresente antecipadamente como testemunha hostil”.

Na audição desta terça-feira, quando confrontado com esta possibilidade, Constâncio não hesitou na resposta aos deputados: “Terá de ponderar muito bem se lhe interessa que eu seja sua testemunha. Tenho muito a dizer sobre isso”, completou.

O ex-governador do BdP disse ainda que as notícias que dizem respeito ao seu papel no empréstimo da CGD à Fundação José Berardo “são calúnias” e contestou que estivesse relacionado com a “atenção mediática sobre a luta de poder no BCP”.

Além disso, para o ex-governador, caso o BdP se tivesse oposto “à aquisição da participação qualificada” de Berardo, isso “colidiria necessariamente com o enquadramento jurídico vigente” e “teria sido uma forma de não ser totalmente independente e neutro relativamente àquela matéria”. “Não podia ser feito no quadro da lei”, defendeu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esperemos que as comadres continuem zangadas (p/ bem dos portugueses) p/ ver se é desta que se descobrem uma parte das MENTIRAS que este GATUNOS andam a praticar á décadas.

  2. É uma das características mais distintivas dos Tugas: a falta de memória, ou se preferirmos, o Alzheimer colectivo. Manifesta-se especialmente nos momentos de traçar a cruz nos boletins de voto.
    À crónica falta de memória juntam-se ainda a inveja e a falta de tintins. Tudo junto contribuindo para que continuemos um país atávico, ignorante, boçal….

  3. O Vitinho só conhecia o Berardo quando era o gajo porreiro com muito dinheiro, agora nem o conhece de nenhum lado…um verdadeiro amigo com amnésia.

  4. Reunião a sós ? porque motivo o Vitinho não se recorda, será que o Joe lhe levou pastéis de Belém?
    será que lhe fez mal? UmmmmHHHHH.

RESPONDER

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …