Berardo mostra-se incrédulo com falta de memória de Constâncio

António Cotrim / Lusa

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se “incrédulo com a sua falta de memória”.

“Tudo isso é mentira”, respondeu Vítor Constâncio à deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, que citou palavras do empresário José Berardo no Parlamento, em que afirmou que teve “diversas reuniões” com o então governador do Banco de Portugal (BdP), mas que os assuntos mencionados ficavam “entre quatro paredes”.

“Quando falei com Vítor Constâncio combinámos que ficava entre quatro paredes, que ‘morria’ ali, portanto não lhe posso responder. Ficou combinado e eu não vou dizer a ninguém. O homem está aí outra vez…”, respondeu Berardo a uma pergunta do deputado social-democrata, Duarte Marques, a 10 de maio, sobre a “necessidade de afastamento de Jardim Gonçalves” do BCP, de acordo com Mariana Mortágua.

Perante as citações de Mariana Mortágua, Constâncio disse que “tudo isso é mentira”. “E vou analisar essas declarações que ele fez, pelos vistos, aqui na comissão. Vou analisar essas mentiras”, acrescentou o ex-governador do BdP.

As declarações de Berardo contrariam ainda as de Constâncio feitas hoje, quando disse que se tinha reunido com o empresário madeirense uma “única” vez, e que Berardo pensava que iriam reunir-se a sós. “Essa reunião lembro-me perfeitamente. Recebi o senhor José Berardo acompanhado pelo diretor de serviços jurídicos, José Queiró, e Silva Ferreira”.

De acordo com o também ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), a presença de mais pessoas “surpreendeu o senhor José Berardo”, que quereria reunir-se a sós.

“José Queiró conta-me muitas vezes esta história como uma história bizarra e divertida dos seus tempos no Banco de Portugal”, revelou, uma vez que Berardo terá abandonado o encontro passados poucos minutos por o governador estar “com advogados”, e ter-se-á sentido “atrapalhado”.

“Incrédulo com falta de memória de Constâncio”

Minutos depois do fim da audição, em declarações ao Observador, fonte oficial de Joe Berardo declarou que “o comendador está incrédulo com a falta de memória de Vítor Constâncio acerca de uma reunião a sós, em julho”.

Relativamente à possibilidade de chamar Constâncio para testemunhar a seu favor, o empresário madeirense dá essa hipótese como certeza. “Depois de saber das declarações do sr. dr. Vítor Constâncio, o comendador não tem mais dúvidas de que o ex-governador será testemunha, ainda que se apresente antecipadamente como testemunha hostil”.

Na audição desta terça-feira, quando confrontado com esta possibilidade, Constâncio não hesitou na resposta aos deputados: “Terá de ponderar muito bem se lhe interessa que eu seja sua testemunha. Tenho muito a dizer sobre isso”, completou.

O ex-governador do BdP disse ainda que as notícias que dizem respeito ao seu papel no empréstimo da CGD à Fundação José Berardo “são calúnias” e contestou que estivesse relacionado com a “atenção mediática sobre a luta de poder no BCP”.

Além disso, para o ex-governador, caso o BdP se tivesse oposto “à aquisição da participação qualificada” de Berardo, isso “colidiria necessariamente com o enquadramento jurídico vigente” e “teria sido uma forma de não ser totalmente independente e neutro relativamente àquela matéria”. “Não podia ser feito no quadro da lei”, defendeu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esperemos que as comadres continuem zangadas (p/ bem dos portugueses) p/ ver se é desta que se descobrem uma parte das MENTIRAS que este GATUNOS andam a praticar á décadas.

  2. É uma das características mais distintivas dos Tugas: a falta de memória, ou se preferirmos, o Alzheimer colectivo. Manifesta-se especialmente nos momentos de traçar a cruz nos boletins de voto.
    À crónica falta de memória juntam-se ainda a inveja e a falta de tintins. Tudo junto contribuindo para que continuemos um país atávico, ignorante, boçal….

  3. O Vitinho só conhecia o Berardo quando era o gajo porreiro com muito dinheiro, agora nem o conhece de nenhum lado…um verdadeiro amigo com amnésia.

  4. Reunião a sós ? porque motivo o Vitinho não se recorda, será que o Joe lhe levou pastéis de Belém?
    será que lhe fez mal? UmmmmHHHHH.

RESPONDER

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …

Explosão causou incêndio nas instalações onde a Rússia armazena a varíola e a ébola

Esta segunda-feira, uma explosão causou um incêndio no Centro Estatal de Investigação de Virologia e Biotecnologia, na Rússia. Estas instalações são dos poucos sítios onde a varíola e a ébola estão armazenadas. Uma explosão num tanque …

Ikea vs Kitea: batalha judicial entre suecos e marroquinos em Portugal

A marca sueca de imobiliário Ikea está a contestar nos tribunais portugueses o registo da marca marroquina Kitea. A semelhança entre os dois nomes não é uma mera coincidência, já que ambas vendem o mesmo …

EUA vão processar Edward Snowden por causa da sua autobiografia

O governo dos EUA vai processar Edward Snowden a propósito da autobiografia que chegou esta terça-feira a mais de 20 países. O processo judicial argumenta que autor violou acordos de confidencialidade. A autobiografia de Edward Snowden, …

27 anos depois, o maestro do trânsito regressa a Castelo Branco

A figura do polícia sinaleiro regressou a Castelo Branco 27 anos depois para coordenar o trânsito, numa iniciativa que surpreendeu os jovens condutores e peões, e que levou os mais velhos a aplaudiram e a …

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …