Berardo admite chamar Constâncio para testemunhar a seu favor

Manuel de Almeida / Lusa

Joe Berardo colocou a hipótese de chamar Vítor Constâncio a testemunhar a seu favor no processo que a Banca lhe moveu. O ex-governador do BdP defende que a CGD deveria ter agido antes da queda das ações.

Depois das declarações de Vítor Constâncio a defenderem que a Caixa Geral de Depósitos “deveria ter tomado decisões antes de as ações terem começado a descer“, Joe Berardo parece ter encontrado um aliado para testemunhar a seu favor. Esta hipótese foi admitida por fonte oficial da Fundação José Berardo e surge no âmbito do processo que a banca moveu contra o próprio para recuperar 962 milhões de euros.

Constâncio não entende porque razão a Caixa não fez nada antes da queda das ações e diz que “essas decisões são da exclusiva responsabilidade dos órgão de gestão da Caixa”. As declarações foram feita durante o programa 360º da RTP3, na passada sexta-feira.

Em qualquer momento, a Caixa podia travar o empréstimo, apropriar-se das ações que estavam em penhor e vendê-las”, explicou o antigo governador do Banco de Portugal em entrevista ao DN/TSF.

A posição tomada por Constâncio foi criticada por Jorge Tomé, ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos. “Como é possível a um ex-governador do BdP vir dizer que o problema é do credor, e não é do mutuário?”, questionou Tomé, citado pelo jornal Público.

Obviamente, Berardo partilha da opinião de Constâncio e já o tinha dito durante a comissão parlamentar de inquérito. Segundo ele, a Caixa só perdeu dinheiro porque não executou as ações do BCP. Assim sendo, o madeirense admitiu “seriamente arrolar como testemunha o dr. Vítor Constâncio, o ex-governador do BdP”.

Berardo pode ter ainda outros trunfos na manga e, de acordo com o jornal ECO, pode ainda chamar a testemunhar outras personalidades com responsabilidade nos diversos eventos ocorridos em 2007″.

A CGD detinha 185 milhões de ações do BCP, que foram concedidas por Berardo como garantia do seu empréstimo de 350 milhões de euros. No entanto, estas ações começaram a entrar numa espiral descendente, perdendo continuamente o seu valor.

O ex-governador do Banco de Portugal regressou esta terça-feira à comissão de inquérito à gestão na CGD e está, neste momento, a explicar a sua versão dos acontecimentos que conduziriam ao crédito ruinoso de 350 milhões de euros a Berardo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. acho que sim.. que deve chamar constancio para o defender….. entao admite se que socrates e costa lhe pediram um favorzinho…e passados uns anitos , vem querer condena lo por bandido quando foram eles que lhe deram a corda toda para o efeito… va la constancio diz la que o berardo nao teve culpa nenhuma … que os culpados sao os outros…… aiai o marxismo no seu explendor, ja sem disfarce

  2. Resumindo, são todos culpados, o ex-gestor do bdP, o ex-gestor da CGD, Joe Berardo…andam todos a apontar o dedinho uns aos outros mas no final são todos culpados, aqui não há inocentes!

  3. Eles são todos amigos e todos iguais. A quadrilha é toda a mesma, passaram todos pela Caixa, pelo BP, pela associação de bancos está tudo enterrado até às orelhas. Como todos têm telhados de vidro, andam todos a ver se passam pelos pingos de chuva sem se molharem. Como disse o João Lourenço há dias, a brutal dívida de Angola serviu para criar fortunas às elites. Em Portugal foi a mesma coisa. E o que é que o Zé Povo, afinal quem vai pagar isto tudo, pode fazer com o seu voto?? Não me sabem dizer?? Pois, agora há liberdade….

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …