Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

António Cotrim / Lusa

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE).

De acordo com o jornal, trata-se de um museu dedicado ao azulejo, estando a inauguração do espaço prevista para 25 de julho. A iniciativa resulta de uma parceria entre o empresário e a Câmara Municipal de Estremoz, assinada em 2016.

O projeto em causa tem um valor elegível de 3,45 milhões de euros, tendo um cofinanciamento europeu de 75%, ou quase 2,59 milhões de euros.

A verba europeia é concedida a fundo perdido.

A restante fatia do orçamento é financiada através de recursos da associação do empresário madeirense, que cede espaço e peças à autarquia.

O Museu Berardo Estremoz nasce ao abrigo de um protocolo de cinco anos e renovável, através do qual a autarquia local se compromete a gerir o museu, cujo proprietário é a Associação de Coleções de Berardo, uma entidade criada pelo empresário em 2005.

Será instalado no Palácio dos Henriques, situado no centro de Estremoz, e deverá expor azulejos do século XIII ao século XXI.

“Não faço ideia de como foi financiado o projeto”, disse ao Expresso o  presidente da Câmara de Estremoz, Francisco Ramos. “Este é um projeto privado com a Associação de Coleções, a entidade que reabilitou o Palácio dos Henriques e que nos cede um acervo muito valioso de azulejos que vêm do século XIII até ao século XXI”.

“A nós cabe-nos a gestão dos recursos humanos e dos custos associados à logística do edifício, água, eletricidade e afins, e recebemos a receita de bilheteira”, explica.

“O protocolo foi assinado aquando do início das obras pelo presidente da Câmara de então e pelo comendador Berardo. Houve várias reuniões com a autarquia, assisti a algumas delas, e depois foi aprovado pelos órgãos competentes (…) “[A Câmara Municipal] não tem responsabilidades nenhumas na forma de financiamento do projeto”.

“A propriedade do imóvel já era do comendador e a coleção de azulejos também”, disse, dando conta que o museu contará ainda com uma loja: “Eles ficam ainda com duas divisões, onde pretendem vender vinho”, conclui Francisco Ramos.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Então este senhor não tinha nada registado em seu nome e agora aparece este edifício em Estremoz como sendo propriedade sua? Qual é a explicação para a sua enorme dívida ao estado português? E o arresto?

  2. 75% a fundo perdido ? Já foste o nosso sistema a funcionar em pleno não tinha nada em nome dele e agora isto comem todos na mesma pia, enfim os desgraçados estão cá para pagar tudo .

  3. Se realmente houvesse justiça e não andassem a proteger-se uns aos outros este gajo já estava depenado, mas os juízes também estão metidos até ao pescoço!

  4. Como é possível deixarem ladrões à solta? Colocá-los junto de dinheiro é o mesmo que colocar a raposa no galinheiro ou, a manteiga em focinho de cão! Agora srs. políticos e justiceiros, ponham-se a correr atrás deste e agarrem-no se puderem, seus incompetentes! Conseguiu ludibriar tudo e todos, até a UE!

  5. Aí está um homem com estaleca! Nada o faz parar nos negócios! Temos que lhe tirar o chapéu a ele e aos seus correligionários visto que não está a agir sozinho.
    Bela parceria faz a Câmara de Extremoz! Sem complexos!

  6. Olha! Olha!
    Outro artista no caminho do regresso!
    E desta, fez-se aos camaradas alentejanos…
    Coitados deles.

RESPONDER

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …