Benfica e Vieira terão sido constituídos arguidos na “Operação saco azul”

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

A Benfica SAD e o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, terão sido constituídos arguidos no âmbito da “Operação saco azul”. As suspeitas envolvem o alegado levantamento de 1,8 milhões de euros das contas da Benfica SAD em apenas seis meses para pagar serviços que nunca terão sido prestados.

A investigação arrancou em 2018, após um alerta da Autoridade Tributária sobre a facturação excessiva de uma empresa de consultoria informática, mas só agora chegou à esfera do Benfica.

O jornal A Bola avança que Luís Filipe Vieira foi ouvido, nesta segunda-feira, pelo Ministério Público (MP) no âmbito deste processo denominado “Operação Saco Azul”. O desportivo assegura que o dirigente foi constituído arguido, tal como a SAD e a Benfica Estádio.

Nesta terça-feira, deverão ser ouvidos o CEO do Benfica, Domingos Soares de Oliveira, e o director financeiro, Miguel Moreira, ainda segundo A Bola.

Uma fonte oficial do Benfica confirma à Tribuna Expresso que Vieira e outros dirigentes do clube foram ouvidos, mas nega a associação à “Operação saco azul”.

A investigação remonta a 2018 e a Polícia Judiciária chegou a fazer buscas nas instalações do Benfica.

As suspeitas envolvem crimes de fraude fiscal e de branqueamento de capitais, estando as autoridades a investigar a possibilidade de ter existido um saco azul na SAD para o pagamento de despesas não contabilizadas.

As autoridades suspeitam que foram levantados cerca de 1,8 milhões de euros das contas da Benfica SAD para o pagamento de serviços que alegadamente nunca foram prestados por uma empresa de consultoria informática, conforme adianta A Bola.

No início da investigação, só foram constituídos arguidos responsáveis de uma empresa de consultoria informática, mas o caso terá agora chegado ao universo do Benfica.

Em Junho de 2018, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou a realização de buscas ao Benfica e a constituição de seis arguidos por suspeitas de “branqueamento e fraude fiscal”, conforme cita a Rádio Renascença.

“Indicia-se suficientemente nos autos que estas sociedades, a coberto de uma suposta prestação de serviços de consultoria informática, realizaram várias transferências bancárias para uma conta titulada por uma outra sociedade, num valor total de 1.896.660,00€, montantes esses que acabavam depois por ser levantados em numerário”, referiu a PGDL.

A entidade afiançou ainda que “esta última sociedade terá sido utilizada com o único propósito de retirar dinheiro das contas do Benfica“.

Nos últimos dias, também se noticiou que Vieira deverá ser constituído arguido na “Operação Lex” por suspeitas de que terá sido um dos alegados beneficiados com decisões do juiz Rui Rangel, no âmbito de uma dívida fiscal que teria da ordem dos 1,6 milhões de euros. Em troca do favor, Vieira terá oferecido ao magistrado um cargo na futura Universidade do Benfica.

Estes casos judiciais surgem na antecâmara das eleições para a presidência do Benfica. Vieira deverá recandidatar-se, mas a oposição já vai considerando que se for constituído arguido, pode não ter condições para avançar com uma candidatura em Outubro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Repare-se na grandeza do Benfica, agora implicado na Operação saco azul, amanhã virá o saco verde e possivelmente nem haverá cores suficientes para tantos sacos, tantas serão as trafulhices vindas da catedral. De facto são os maiores e intocáveis, pois tudo isto terminará em águas de bacalhau.

RESPONDER

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …