Benfica vence Astana no arranque da Champions

José Sena Goulão / Lusa

Rui Vitória estreou-se na Liga dos Campões  à frente do Benfica com uma vitória por 2-0 sobre o Astana

Rui Vitória estreou-se na Liga dos Campões à frente do Benfica com uma vitória por 2-0 sobre o Astana

O Benfica estreou-se hoje na Liga dos Campeões com um esperado triunfo sobre o Astana, por 2-0, num encontro do Grupo C em que Nico Gaitán abriu caminho à vitória dos ‘encarnados’.

No Estádio do Luz, o extremo argentino voltou a ser determinante e inaugurou o marcador, aos 51 minutos, num jogo que se estava a tornar complicado para a formação ‘lisboeta’, sobretudo depois de uma primeira parte muito cinzenta. O grego Mitroglou fez o segundo golo, aos 62.

Além do tento obtido, Gaitán foi novamente o jogador mais influente na equipa de Rui Vitória, que fez o seu primeiro jogo como treinador na ‘Champions’, perante um adversário algo frágil e que está a viver a sua primeira experiência na mais importante competição europeia.

Mesmo sem ‘encher o olho’, a exibição do Benfica acabou por ser suficiente para garantir a vitória e alcançar a liderança do Grupo C, em conjunto com o Atlético Madrid, que foi à Turquia vencer o Galatasaray, também por 2-0.

Benfica com entrada ‘morna’ no jogo

Após a goleada (6-0) e a boa imagem deixada perante o Belenenses, esperava-se mais dos bicampeões nacionais, sobretudo na primeira parte, em que a equipa de Rui Vitória, com o mesmo ‘onze’ que bateu a formação do Restelo, esteve desacertada, com muitas dificuldades nas transições ofensivas.

Por essa razão, o Benfica começou a abusar nas bolas longas para Jonas e Mitroglou e também de Gaitán, que, sem grandes soluções, acabava por tentar chegar sozinho à baliza do rival cazaque.

Pela frente, a equipa lisboeta teve um Astana que até chegou ao Estádio do Luz com a intenção de pelo menos pontuar, mas que, pelo que demonstrou, será de longe a equipa mais frágil deste Grupo C.

Mesmo longe de jogar bem, o Benfica podia ter chegado ao intervalo em vantagem, mas Jonas, em lances individuais aos 30 e 45 minutos, permitiu a defesa do guarda-redes Eric.

Gaitán marca e Benfica toma conta da partida

A segunda parte começou praticamente com Schetkin a acertar no poste da baliza dos ‘encarnado’, num lance em que o avançado cazaque tinha a obrigação de ter colocado o Astana em vantagem.

Foi um sério aviso para a equipa de Rui Vitória, mas tudo mudou de figura quando Gaitán ‘furou’ pelo lado esquerdo, após boa combinação com Mitroglou, e bateu Eric, aos 51 minutos. Foi apenas o segundo golo do argentino na Liga dos Campeões.

A partir daí, o Benfica tomou conta da partida, perante um Astana que sentiu demasiado o golo sofrido e que, mesmo a desvantagem, nunca arriscou o suficiente para poder discutir o resultado.

Aos 62 minutos, à boca da baliza, Mitroglou só teve de ‘encostar’ para as redes cazaques, após centro rasteiro de Eliseu na esquerda. O lateral esquerdo apareceu depois de excelente passe de Jonas.

Até final, e a dias de defrontar o FC Porto o campeonato português, o Benfica acabou a gerir a vantagem e, mesmo sem grande velocidade, até criou oportunidades reforçar a diferença, com Eliseu, Gaitán e Gonçalo Guedes a ficarem todos perto de novo tento ‘encarnado’.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …