/

Benfica pode ficar sem competir de 6 meses a 3 anos

25

arminrodler / Flickr

O Mistério Público acusa a SAD do Benfica de dezenas de crimes

Na acusação deduzida nesta terça-feira contra a SAD do Benfica e o ex-dirigente Paulo Gonçalves, no âmbito do caso E-toupeira, o Ministério Público (MP) pede que os encarnados sejam punidos com a proibição de participar em competições desportivas entre seis meses e três anos.

A notícia, avançada pelo Correio da Manhã e pelo Jornal de Notícias, cita o despacho de acusação da 9.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

De acordo com o JN, o MP acusa a SAD do Benfica de 30 crimes, de corrupção cativa e passiva, recebimento indevido de vantagem, violação de segredo, acesso indevido, violação do dever de sigilo, favorecimento pessoal e 28 crimes de falsidade informática.

O diário recorre ao Código Penal e às penas que estão previstas para pessoas coletivas, neste caso a SAD dos encarnados.

O Ministério Público prevê que se aplique penas acessórias no artigo 4 do Regime de Responsabilidade Penal por Comportamentos Antidesportivos nas acusações de corrupção ativa e oferta indevida de vantagem.

Entre as quais: a suspensão de participação em competição desportiva entre seis meses a três anos; privação do direito a subsídios, subvenções ou incentivos do Estado; e proibição do exercício da profissão, função ou atividade pública ou privada, por um período de um a cinco anos (num agente desportivo).

O Correio da Manhã avança ainda nesta quarta-feira que todas as “benesses” concedidas por Paulo Gonçalves aos funcionários judiciais – as “toupeiras” que terão transmitido informações privilegiadas ao Benfica – eram do conhecimento de Luís Filipe Vieira.

Quando o assessor jurídico da SAD pedia à direção os bilhetes VIP e lugares de estacionamento na Luz, fazia-o através de e-mails – enviados sempre com o conhecimento do presidente encarnado, revela o CM, acrescentando que estas estas provas já constam do processo E-toupeira.

Encarnados consideram acusação “absurda e injustificada”

Nesta terça-feira, o MP acusou dois funcionários judiciais, a SAD do Benfica e um seu colaborador de vários crimes, incluindo corrupção, favorecimento pessoal, peculato e falsidade informática, no âmbito do caso “E-toupeira”.

“A acusação foi deduzida contra quatro arguidos: dois funcionários judiciais (um deles observador de arbitragem), um colaborador da sociedade anónima desportiva e uma pessoa coletiva (sociedade anónima desportiva)”, adianta a PGDL. Este processo envolve Paulo Gonçalves, também constituído arguido.

A SAD do Benfica reiterou a inexistência de factos que justifiquem a acusação do Ministério Público e prometeu reagir para “desmontar” as “absurdas e injustificadas imputações”.

Na nota, a SAD encarnada começa por apontar “o insólito e lamentável facto de ser emitido um comunicado da PGDL a enunciar o termo da acusação, sem notificação e o conhecimento do conteúdo pelas partes envolvidas”.

No passado dia 27 de agosto, a Procuradoria-Geral da República confirmou à Lusa ter constituído a SAD do Benfica como arguida no processo “e-toupeira”. No mesmo dia, o clube considerou esta decisão “ilegal e inconstitucional”, anunciando a sua impugnação.

ZAP // Lusa

25 Comments

  1. Pois!
    Em Portugal não há coragem para aplicar uma pena pesada a qualquer um dos grandes.
    Neste aspecto Portugal é um país da treta.

    • Infelizmente, a causa desse problema, “é” um pouco geral por todos nós… Já nascemos a pensar no futuro, ou pelo menos alguém que pense por nós 20+ anos, depois, esse tempo que pensamos no futuro: é grande percentagem ensinado que esse futuro é melhor num emprego a ganhar bem, quanto mais melhor… Talvez se fossemos ensinados a ser felizes?? Mas para isso teria de mudar muita mentalidade em certos assuntos, mesmo para a última geração, é impossível, e, como eu ladrão vou ensinar meu filho que não se deve roubar?? Parece fácil, às vezes, mas, uma criança não precisa muitas vezes ser ensinada, porque absorve muito até os 9 anos. Enfim, se vivência e vê, é quase como quando estudamos para uma certa área, e, não temos a prática que nos dá cada vez mais experiência, e essa prática é má, como muitos no meu tempo chegaram em Informática a ir para empresas de electrodomésticos incluído Computadores,etc. mas a vender… e neste caso eles deveriam estar a montar os Computadores, detectar erros de Hardware, Software,etc. enfim… Nas futuras entrevistas, ou no Currículo, se colocar que esteve esse tempo lá, bem vai contar como 0% experiência. Infelizmente, acontece muito que nem sequer gostam daquela área… às vezes detestam. Para ser feliz, penso eu, se vais trabalhar 8 ou mais horas por dia, NUNCA, serás feliz, porque é uma grande parte do dia que estás gasta a fazer uma coisa que não gostas. Em 40 anos ou mais, já só trabalhas porque ganhas bem, depois só vais porque andas metido com a mulher do patrão, para mudar um pouco a rotina de chato que é o trabalho. Dá muito que pensar, né?? Apenas isso já terias de perder muito tempo a ensinar, treinar,etc Numa situação como essa que falei acima…

      Resumindo: Não é só o nosso país… porque, nós comparados com o Brasil…!!!

      Portanto, mudar mentalidades, ajuda nesse problema grande, se for aos poucos olha… pelo menos foi aso poucos e conseguimos até aqui, para já… Enfim, agora entendes porque está errado: “Ser feliz é impossível, com estes e aqueles problemas,

      Existe países piores, mas confesso que concordo em tudo que escreveste, mas lembra-te… “…disseste país da treta.” Sim concordo

  2. Apenas pergunto a quem souber (com realismo e isenção): só ao Benfica? E os outros clubes que têm também processos-crime, nem se ouve falar neles. Porque será?

      • Invasão do centro de treinos dos árbitros na Maia por parte dos macacos; ameaça aos árbitros e consequente descida de escalão, de pelo menos um árbitro; a alegada morte de um dirigente do Porto dentro das instalações do clube; Cashball, etc, etc, etc.

    • Bem, infelizmente, não é só os clubes, mas, porque só se sabe alguns? Eu penso que os outros sabem esconder, ou ameaçam ou matam se for preciso… Era simpatizante do F.C.Porto, já à muito tempo que não vejo futebol… enfim, nem vou tentar me entreter com uma coisa que, não é o que parece, e se dá para comprar o resultado, bem, enfim, nem perco mais tempo da minha vida, prefiro essa hora e tal estar sei lá, a entregar comida para os mendigos… ou outra coisa. Tempo perdido na vida já tenho muito, infelizmente…!!

  3. Desconfio mas um ano é certinho nem que seja para acalmar os ânimos na europa, e Seleção Portuguesa de Futebol poder participar em competições internacionais, agora falta saber se vai perder os títulos que se apoderou por culpa da corrupção. Mas o mais interessante nisto tudo vai ser assistir aos jogos do SLB nas regionais e serem transmitidos em horário nobre na RTP.

    • Mais de 15 anos a dominar em toda a linha o futebol português, Pinto da Costa fugiu para Espanha, depois de informado pela Justiça de que ia ser detido. Viva a Justiça portuguesa que cada vez está mais podre.

    • Será que o governo quer meter lá um xuxa para ver se ainda consegue safar o patife Sócrates ? Os bons e honestos mandam-se embora e os ladrões de milhões, para esses há sempre alguém que lhes presta socorro. Este Portugal nunca esteve tão em baixo.

  4. Mas alguém acredita que irá acontecer algo de relevante contra o intocável Benfica? A montanha vai parir mais uma ninhada de toupeiras e estas virão ainda mais refinadas serão de uma nova geração e os campeonatos irão caindo como habitual como se fosse obra e graça de Deus.

  5. Os lagartos da justiça saíram da toca para aliviar a miséria que se apoderou do clube das cinturadas aos jogadores e do presidente corrido. Não têm hipótese contra a maior instituição desportiva de Portugal. O sportinguista Baganha já foi corrido do IPDJ e a seguir vão ser denunciados um a um toda a lagartada que está enlamear a pobre justiça portuguesa.

    • desculpe…. nao e só a lagartada que esta a fomentar esta situaçao contra o benfica….nao sejamos ingenuos ao ponto de achar que os lagartos tinham poder para isso… quem esta por detras destas manipulaçoes é o ministerio publico…. desde que o gajo dos beijinhos autorizou a que esta geringonça tomasse o poder absoluto em portugal benfica passou a ser o bobo da festa , ate para esconder toda a politica esquerdista que esta a empobrecer os portugueses, a aumentar vertiginosamente o custo de vida e a enriquecer os investidores estrangeiros.
      nao podemos ver este assunto fora do seu contexto…..infelizmente para o benfica como clube e como naçao encarnada, nao nos podemos esquecer dos interesses da geringonça internacional na tentativa de destruir o que ainda resta de grande e genuinamente portugues.

  6. Mas que grande embrulhada senhores jornalistas! Então A HAVER uma condenação que nada tem a ver com o âmbito desportivo, ia implicar uma condenação desportiva? É mesmo para enganar ignorantes este tipo de notícias! Haja paciência!

  7. CRETINOS, “a procissão ainda vai no adro “e já estão a pegar fogo aos andores e à barracas ! …
    CRETINOS, vocês sabem que isso NÃO VAI acontecer, estão só a tentar ILUDIR o Povo que vos paga.
    CRETINOS calem o bico ou continuem de férias !
    Nota: Eu não sou Benfiquista, sou Português, um dos muitos que vocês procuram ILUDIR em vez de informar.
    FORA !!!

  8. Se o Benfica não participar das competições coitado de Portugal, pois com ele participando os campeonatos já são de uma qualidade pífia, sem ele, será um caos.

  9. .mais uma da geringonçada!!!!! enquanto alguns dirigentes do benfica continuarem obrigados e venerandos a esta quadrilha que invadiu portugal e se serve a seu belo prazer de tudo o que os portugueses construiram ao longo de geraçoes….. este ataque cerrado dos invejosos, dos corruptos dos manipuladores de opiniao, dos amigos de platini e blater, dos senhores do a vental azul esverdeado matizado de estrelas continuara……
    enquanto a naçao encarnada e nao vermelha para nao se confundir com preferencias politicas ideologicas , nao mostrar a sua indignaçao nao vamos ter paz e tranquilidade. o odio ao benfica e a injustiça desportiva.. só podera criar uma bola de neve com consequencias tragicas se esta geringonça nao for obrigada pelos benfiquistas a tomar providencias

  10. Não se preocupem, isto vai tudo acabar bem ou mesmo esquecer.
    As “noticiadas” acusações e alguma divulgação servirão de alerta – sobretudo para outros – e mostram também como os “media” nos exploram a paciência até à – nossa -exaustão.
    O que é lamentável é o empolamento que é dado a coisas que merecem atenção por 5 minutos e são exploradas durante horas, dias e semanas até …”a montanha parir um rato”.
    “O melhor é desligar a TV – principalmente ignorar a SIC, a SIC NOTÍCIAS, a CM Notícias – e ver depois como evoluem os níveis de AUDIÊNCIA.
    Nota 1 ) Não ligo muito a RTP!, mas não tenho – quanto a este caso – razões contra.
    Nota 2) Sou Sportinguista, mas muitas vezes tenho defendido o Benfica, acho injusto e ignóbil que os comentadores neste espaço misturem os “lagartos” (especificamente), porque a moléstia está em todos os animais.
    Chamem a “Brigada de Desinfestação” !

  11. Os Jornais e as TV’s vão repetindo – ainda hoje na SIC à hora de almoço – este mesmo título, na abertura ou em rodapé durante: ” Benfica pode ficar sem competir de 6 meses a 3 anos”.
    Por isso eu (Sportinguista) também repito: CRETINOS !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.