Benfica 2-0 Rio Ave | Triunfo de “águia” em crescendo

O Benfica deu seguimento à boa exibição e goleada frente ao Portimonense com mais uma prestação de qualidade, desta feita na recepção ao Rio Ave.

A equipa “encarnada” esteve mais perdulária desta feita e venceu por 2-0, mas realizou uma exibição sólida, com muito futebol de ataque e jogadas de envolvimento e uma pressão em terrenos adiantados que chegou a sufocar o seu adversário.

Rúben Dias e Pizzi foram os autores dos golos do líder do campeonato.

O jogo explicado em números

  • Arranque de jogo equilibrado na Luz, com o Rio Ave a mostrar tudo menos receio de um Benfica que sentia muitas dificuldades para pegar no jogo. No primeiro quarto-de-hora, os visitantes registaram 55% de posse de bola e um remate, tantos como os “encarnados”, e impressionantes 89% de eficácia de passe.
  • Estava o Benfica a dominar em cima da meia-hora, e a pressionar bastante, quando surgiu o golo, aos 32 minutos. Na sequência de um canto da direita, Rúben Dias saltou mais alto que toda a gente e cabeceou para o 1-0, num tento que surgiu ao quarto disparo da “águia”, segundo enquadrado. O Rio Ave havia já perdido o controlo das operações e os homens da Luz já tinham mais bola (56%).
  • Florentino Luís, com cinco recuperações de posse e dois desarmes, para além de 100% de passes certos (em 24), destacava-se nesta fase do jogo, mas o líder dos ratings passou a ser Rúben Dias, com 6.5, fundamentalmente pelo golo apontado.
  • Apesar do bom arranque dos vila-condenses na partida, a verdade é que aos 40 minutos registavam apenas uma acção com bola dentro da área benfiquista. E aos 41, no segundo lance na área de Vlachodimos, Nuno Santos entrou de rompante pela esquerda e atirou com estrondo ao ferro da baliza do grego.
  • Boa primeira parte na Luz, com duas equipas apostadas a atacar, primeiro o Rio Ave, depois o Benfica a controlar a luta do meio-campo a partir dos 20 minutos e a terminar em cima do seu adversário, com um golo de vantagem na chegada ao descanso.
  • A formação da Luz rematou mais nesta fase, teve mais bola e impediu os vila-condenses de criarem perigo, com excepção para uma bola no ferro de Nuno Santos.
  • O melhor nesta fase era Rúben Dias, com um GoalPoint Rating de 6.8, com um golo, dois passes para finalização e 93% de eficácia de passe.
  • Boa reentrada do Benfica na partida, com o 2-0 a surgir aos 51 minutos. Bom lance pela esquerda, Franco Cervi cruzou para a área e Pizzi, com um bom trabalho individual, tirou dois jogadores da frente e atirou a contar. Um tento ao terceiro remate benfiquista no segundo tempo, primeiro enquadrado.
  • Pela hora de jogo o Benfica dava mostras de controlo dos acontecimentos, mas o Rio Ave tinha mais bola que os “encarnados” na segunda parte, cerca de 58%, embora sem conseguir traduzir esse facto em lances de ataque – somente um remate e sem boa direcção, e nenhuma acção com bola na área contrária.
  • Excelente segundo tempo dos “encarnados”, a pressionar bastante no ataque e a registar uma verdadeira avalancha de lances ofensivos. Aos 70 minutos voltavam a ter mais bola (53%) e nove remates contra um, embora só por uma vez tenham acertado com a baliza.
  • Florentino Luís liderava os ratings nesta altura, com 7.1, mercê de dez recuperações de posse, cinco intercepções e 96% de eficácia de passe.
  • O jogo foi-se encaminhando para o fim com o Benfica sem vacilar e o Rio Ave sem capacidade para contrariar a supremacia caseira. As “águias” chegaram aos 13 remates no segundo tempo, mas só dois enquadrados, pelo que o resultado, naturalmente, acabou por não sofrer qualquer alteração.

Mário Cruz / Lusa

O melhor em campo GoalPoint

Bom jogo do Benfica, com boas movimentações colectivas, pressão ofensiva e confiança individual dos seus jogadores, que surgiram em crescendo e complicaram a “eleição” de MVP da partida.

No final, os três melhores GoalPoint Ratings ficaram separados por pouco mais de duas décimas, com Carlos Vinícius a terminar com o mais elevado.

O ponta-de-lança não marcou, é certo, mas teve números muito bons que lhe garantiram uma nota de 7.5. O brasileiro fez cinco remates, apenas ultrapassado neste detalhe por Franco Cervi, e não enquadrou nenhum, e até desperdiçou uma ocasião flagrante.

Contudo, fez dois passes para finalização, falhou apenas um de 14 remates, ganhou os dois duelos aéreos ofensivos em que participou e em cinco tentativas de drible teve sucesso em quatro, todas no último terço do terreno. Só lhe faltou o golo.

Jogadores em foco

  • Franco Cervi 7.3 – Após meses de apagamento, o argentino tem aproveitado bem as oportunidades concedidas para dar nas vistas e foi o segundo melhor no tapete verde da Luz. Cervi foi o mais rematador, com seis disparos, dois enquadrados, fez uma assistência e criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização, e somou três desarmes.
  • Florentino Luís 7.3 – O “trinco” benfiquista esteve por diversas vezes na liderança dos ratings, mas acabou ultrapassado perto do fim. O facto de o Rio Ave poucas ou nenhumas transições ofensivas ter conseguido no segundo tempo, perdendo quase todas as segundas bolas, deve-se em grande medida a Florentino, que terminou o jogo com 12 recuperações de posse e seis intercepções. E ainda completou 70 dos 73 passes que fez, dois deles para finalização.
  • Pizzi 6.7 – O médio voltou a rubricar uma boa exibição, coroada com um golo de belo efeito. Pizzi fez ainda dois passes para finalização, teve sucesso em dois de três cruzamentos e esteve no melhor que o Benfica fez ofensivamente.
  • Chiquinho 6.5 – Difícil não colar as recentes boas exibições benfiquistas à intensidade e vigor que o português empresta à equipa. Chiquinho voltou a fazer uma exibição positiva, com uma ocasião flagrante criada em três passes para finalização, 91% de eficácia de passe e um drible eficaz em duas tentativas.
  • Rúben Dias 6.3 – Outro dos jogadores que chegou a liderar o rating. O central abriu o activo com um belo golo de cabeça, completou 75 dos 80 passes que fez (94%) e ainda fez dois passes para finalização. Defensivamente não teve muito trabalho.
  • Pawel Kieszek 5.9 – O melhor do Rio ave. O polaco acabou por não fazer muitas defesas, apenas duas, visto que o Benfica enquadrou somente quatro disparos, mas esteve muito bem a anular vários lances “encarnados”, nomeadamente com três saídas pelo solo eficazes e uma saída a soco. E ainda fez três lançamentos longos certos.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se …

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …