O uso de máscara passa a ser obrigatório na Bélgica já a partir de sábado em vários locais, devido ao aumento de casos de covid-19.
A Bélgica vai tornar obrigatório o uso obrigatório de máscaras em “todos os lugares que têm mais aglomeração”, como feiras ao ar livre e áreas comerciais movimentadas, anunciou a primeira-ministra Sophie Wilmes, esta quinta-feira.
O uso da máscara já era obrigatório desde 11 de julho em locais públicos fechados, mas Wilmes decidiu impor seu uso em locais abertos, devido ao aumento de infecções e internações registado nas últimas semanas.
“É um duro golpe para o ânimo, mas preferimos tomar medidas hoje e não ter nada para lamentar amanhã”, disse, em conferência de imprensa. “Estas medidas não são conselhos, são ordens“, acrescentou.
Além do uso de máscara, Wilmès anunciou que as “feiras e exposições ainda não serão retomadas”. “Estamos a considerar um regresso às atividades a 1 de setembro, sujeito a um monitoramento muito rigoroso e ao uso de máscara obrigatória”, apontou
Na Bélgica, o número de novas infeções entre 12 a 18 de julho aumentou 89%, com uma média de 184 casos diagnosticados por dia, em comparação com os 98 da semana anterior. No total, o país acumula 64.627 casos de coronavírus e mais de 9.800 mortes desde o início da pandemia no território.
“Se os números mais recentes sobre a pandemia não nos fazem entrar em pânico, eles devem, contudo, ser levados extremamente a sério. Um aumento de contaminações é parte integrante no processo de saída do confinamento. Não é anormal, mas deve permanecer sob controlo. A contrapartida das nossas liberdades recuperadas é a prudência absoluta. Caso contrário, corremos o risco de tomar medidas extremamente duras”, alertou, na quinta-feira, a chefe do Governo.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe