Bélgica. Uso de máscara passa a ser obrigatório em “qualquer lugar com movimento intenso”

Enric Fontcuberta / EPA

O uso de máscara passa a ser obrigatório na Bélgica já a partir de sábado em vários locais, devido ao aumento de casos de covid-19.

A Bélgica vai tornar obrigatório o uso obrigatório de máscaras em “todos os lugares que têm mais aglomeração”, como feiras ao ar livre e áreas comerciais movimentadas, anunciou a primeira-ministra Sophie Wilmes, esta quinta-feira.

O uso da máscara já era obrigatório desde 11 de julho em locais públicos fechados, mas Wilmes decidiu impor seu uso em locais abertos, devido ao aumento de infecções e internações registado nas últimas semanas.

“É um duro golpe para o ânimo, mas preferimos tomar medidas hoje e não ter nada para lamentar amanhã”, disse, em conferência de imprensa. “Estas medidas não são conselhos, são ordens“, acrescentou.

Além do uso de máscara, Wilmès anunciou que as “feiras e exposições ainda não serão retomadas”. “Estamos a considerar um regresso às atividades a 1 de setembro, sujeito a um monitoramento muito rigoroso e ao uso de máscara obrigatória”, apontou

Na Bélgica, o número de novas infeções entre 12 a 18 de julho aumentou 89%, com uma média de 184 casos diagnosticados por dia, em comparação com os 98 da semana anterior. No total, o país acumula 64.627 casos de coronavírus e mais de 9.800 mortes desde o início da pandemia no território.

“Se os números mais recentes sobre a pandemia não nos fazem entrar em pânico, eles devem, contudo, ser levados extremamente a sério. Um aumento de contaminações é parte integrante no processo de saída do confinamento. Não é anormal, mas deve permanecer sob controlo. A contrapartida das nossas liberdades recuperadas é a prudência absoluta. Caso contrário, corremos o risco de tomar medidas extremamente duras”, alertou, na quinta-feira, a chefe do Governo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …