Bélgica reforça medidas nas escolas com terceira vaga no horizonte

A Bélgica, que regista um novo surto de novas infeções por covid-19, quer “tornar as escolas tão seguras quanto possível”, uma vez que se tornaram um dos principais locais de contágio, disse ontem o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo.

Embora o objetivo continue a ser evitar o encerramento de escolas, novas medidas contra a Covid-19 foram pedidas para segunda-feira aos ministros da Educação das três comunidades linguísticas, disse o chefe do Governo e numa conferência de imprensa após uma reunião sobre a crise sanitária no país.

“As nossas escolas são agora um lugar onde muitas crianças apanham o coronavírus e correm o risco de o transmitir aos seus pais. Devemos tentar torná-las o mais seguras possível”, disse De Croo.

O uso de máscaras, até agora imposto a alunos de pelo menos 12 anos de idade, será “obrigatório” a partir de segunda-feira também para crianças dos dois últimos níveis da escola primária (com 10 e 11 anos de idade), uma medida já aplicada na Flandres há vários dias.

Para o governo, é necessário “apertar o torniquete agora” a fim de cumprir os dois principais objetivos a médio prazo: um regresso completo dos alunos do ensino secundário às aulas a 19 de abril (após as duas semanas de férias da Páscoa) e a reabertura dos cafés e restaurantes a partir de 1 de maio.

Para o conseguir, é necessário no próximo mês “reduzir drasticamente os contactos e a mobilidade”, disse o ministro da Saúde, Frank Vandenbroucke, na rádio Bel-RTL, apelando também aos empregadores para aplicarem mais o teletrabalho.

Nos “setores de risco”, ou seja, locais de construção ou empresas onde as distâncias são difíceis de respeitar, os testes antigénicos começarão a ser feitos a partir de segunda-feira.

Outras decisões, tomadas na reunião, incluem o adiamento da reabertura dos parques temáticos, que estava originalmente prevista para o início de abril, e a obrigação de ocupar apenas um lugar em cada dois nos comboios no fim de semana.

Frank Vandenbroucke lamentou uma “onda de contaminações” ligada à maior contagiosidade da variante inglesa, que representa agora dois terços das estirpes do vírus que circulam na Bélgica.

Neste país de 11,5 milhões de pessoas, onde a pandemia já matou mais de 22.600 pessoas, houve cerca de 5.200 novas infeções só na segunda-feira, de acordo com números oficiais.

Na semana passada, a média diária de novas infeções – quase 3.300 – saltou 34% em relação aos sete dias anteriores, o que é “considerável”, disse um porta-voz das autoridades de saúde.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …

Fernando Medina de pedra e cal em Lisboa. Carlos Moedas não ameaça socialista

Numa sondagem feita pela Intercampus para o jornal Novo, a coligação PSD-CDS surge mais de 20 pontos percentuais abaixo do provável recandidato socialista.  Fernando Medina poderá reforçar em cinco pontos percentuais a votação que teve em …

No Brasil, mais de 40 pessoas foram vacinadas por engano contra a covid-19

O caso está a gerar polémica no Brasil, uma vez que, entre o grupo vacinado, está uma grávida e crianças com idades entre os seis meses e seis anos. Um total de 46 pessoas que precisavam …

O último adeus ao príncipe Filipe, duque de Edimburgo

O funeral do príncipe Filipe, que faleceu há uma semana com 99 anos, esteve em preparação durante 18 anos. O próprio duque de Edimburgo esteve envolvido no seu último adeus, que se realizou este sábado …

Qual foi o dia "mais aborrecido" da História? Um cientista de computação respondeu

Qual foi o dia mais aborrecido da História? Em 2010, um cientista de computação decidiu investigar e chegou a uma resposta: 11 de abril de 1954. Em 2010, o cientista de computação William Tunstall-Pedoe decidiu usar …