Bélgica reforça medidas nas escolas com terceira vaga no horizonte

A Bélgica, que regista um novo surto de novas infeções por covid-19, quer “tornar as escolas tão seguras quanto possível”, uma vez que se tornaram um dos principais locais de contágio, disse ontem o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo.

Embora o objetivo continue a ser evitar o encerramento de escolas, novas medidas contra a Covid-19 foram pedidas para segunda-feira aos ministros da Educação das três comunidades linguísticas, disse o chefe do Governo e numa conferência de imprensa após uma reunião sobre a crise sanitária no país.

“As nossas escolas são agora um lugar onde muitas crianças apanham o coronavírus e correm o risco de o transmitir aos seus pais. Devemos tentar torná-las o mais seguras possível”, disse De Croo.

O uso de máscaras, até agora imposto a alunos de pelo menos 12 anos de idade, será “obrigatório” a partir de segunda-feira também para crianças dos dois últimos níveis da escola primária (com 10 e 11 anos de idade), uma medida já aplicada na Flandres há vários dias.

Para o governo, é necessário “apertar o torniquete agora” a fim de cumprir os dois principais objetivos a médio prazo: um regresso completo dos alunos do ensino secundário às aulas a 19 de abril (após as duas semanas de férias da Páscoa) e a reabertura dos cafés e restaurantes a partir de 1 de maio.

Para o conseguir, é necessário no próximo mês “reduzir drasticamente os contactos e a mobilidade”, disse o ministro da Saúde, Frank Vandenbroucke, na rádio Bel-RTL, apelando também aos empregadores para aplicarem mais o teletrabalho.

Nos “setores de risco”, ou seja, locais de construção ou empresas onde as distâncias são difíceis de respeitar, os testes antigénicos começarão a ser feitos a partir de segunda-feira.

Outras decisões, tomadas na reunião, incluem o adiamento da reabertura dos parques temáticos, que estava originalmente prevista para o início de abril, e a obrigação de ocupar apenas um lugar em cada dois nos comboios no fim de semana.

Frank Vandenbroucke lamentou uma “onda de contaminações” ligada à maior contagiosidade da variante inglesa, que representa agora dois terços das estirpes do vírus que circulam na Bélgica.

Neste país de 11,5 milhões de pessoas, onde a pandemia já matou mais de 22.600 pessoas, houve cerca de 5.200 novas infeções só na segunda-feira, de acordo com números oficiais.

Na semana passada, a média diária de novas infeções – quase 3.300 – saltou 34% em relação aos sete dias anteriores, o que é “considerável”, disse um porta-voz das autoridades de saúde.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …