Beleza quer referendo a simpatizantes do PS sobre acordo à esquerda

(dr) PSocialista / Flickr

Álvaro Beleza num comício em Leiria

Álvaro Beleza num comício em Leiria

 O dirigente socialista Álvaro Beleza defendeu a realização de um referendo aberto a simpatizantes, “como agora se fez em França”, para auscultar a opinião dos votantes no PS sobre o acordo negociado com forças políticas à esquerda.

“Para além da comissão política, devia haver uma comissão nacional e um referendo aberto a simpatizantes, como agora se fez em França”, vincou Beleza, referindo-se às eleições regionais agendadas para dezembro e onde o partido socialista do país levou a referendo – com votação favorável – uma unidade da esquerda para o sufrágio do fim do ano.

O socialista Álvaro Beleza, que integrou a direção do PS de António José Seguro e foi um dos responsáveis pela transição entre essa liderança e a de António Costa, falava à entrada para a reunião da Comissão Política Nacional do partido, em Lisboa, que arrancou pouco depois das 21:30 de hoje.

“Este debate tem de ser mais profundo, mais alargado, e é bom que todo o partido participe, mas não só, também os eleitores”, prosseguiu o político, que adiantou ainda que um eventual entendimento à esquerda só pode suceder com o programa do PS e com “PCP e BE a aceitarem o essencial do programa do PS”.

Álvaro Beleza, referindo-se aos passos políticos seguintes, acrescentou que “o PS não tem rebeliões, é um partido que está unido nos seus valores essenciais e nas alturas difíceis” e que “cabe a palavra ao parlamento” e que “os deputados são responsáveis e conscientes”.

Questionado sobre a candidatura do socialista Ferro Rodrigues a Presidente da Assembleia da República, Álvaro Beleza respondeu que o socialista foi um “ilustre secretário-geral” do partido e que, se for eleito no parlamento, “honrará o PS”.

Também à entrada da reunião de dirigentes socialistas, Vítor Ramalho, antigo deputado do PS, sublinhou que a auscultação dos militantes deve ser feita “em qualquer circunstância” sobre um acordo à esquerda, isto é, quer se fale numa junção governativa ou em acordos de incidência parlamentar.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Boa! Aposto que este referendo a simpatizantes teria pelo menos tantos votos “não” quantos os militantes e simpatizantes do PSD e do CDS. Álvaro Beleza a dar uma de estúpido (ou de esperto..)

  2. O poder a todo o custo… O “poucachinho” do Costa a mexer com as obreiras a abrir caminho ao pote que se faz tarde.
    Afinal M.Beleza está a dar sinais de “haja decoro camaradas… Aquilo que o Costa pretende é anti natura”!
    De facto nem no tempo do soarocas tal foi permitido e até houve quem não quisesse abdicar da Acção Socialista para evitar os broncos comunistas “infiltrados” no PS que se veio a formar… Estava-lhes no sangue!
    O actual PS já deve ter feito Tito de Morais, Salgado Zenha ou Maria Barroso andar às voltas na tumba.
    Rui mateus, Medeiros Ferreira ou António Barreto, perdoem-lhes que nunca souberam o que é moral ou ética em política.

  3. Na sua douta decisao o que o povo disse nas eleições foi : quero que o Passos governe com os programas do PS , Pc e BE . Vamos a isso rapaziada !

RESPONDER

Renato Sanches a prazo no Lille. Chovem propostas pelo ex-Benfica

Renato Sanches voltou a encontrar a sua boa forma no Lille. As boas exibições do internacional português levaram-no a receber propostas volumosas de vários clubes. O presidente do Lille confirmou que tem recebido várias propostas avultadas, …

Ação judicial contra ordem executiva de Trump de restrição às redes sociais. Viola a Primeira Emenda

O Centro para a Democracia e Tecnologia (CDT) apresentou uma ação judicial contra a ordem executiva de Donald Trump cujo alvo eram as redes sociais, alegando que viola a Primeira Emenda da Constituição norte-americana. O The …

Grécia suspende voos com o Qatar após chegada de 12 passageiros infetados

A Grécia anunciou, esta terça-feira, a suspensão dos voos de e para o Qatar até 15 de junho, depois de ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas. Pelo menos 12 dos …

Norte e Porto são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"

Pedro Nuno Santos adiantou, esta quarta-feira, que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado e o objetivo é que a TAP "dê resposta às necessidades nacionais". O ministro das Infraestruturas …

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, …