Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar.

Rafa Silva foi o “abre-latas” de serviço, com uma exibição de grande nível coroada com um golo e uma assistência e com o primeiro GoalPoint Rating de 10.0, logo à segunda jornada. O Belenenses foi muito consiste no meio-campo e na defesa, com os seus três centrais a colocarem muitos problemas aos avançados benfiquistas.

O jogo explicado em números

  • Logo aos sete minutos, Raúl de Tomás, primeiro, e depois Haris Seferovic falharam o golo quase feito, na mesma jogada. O Benfica entrou bem no jogo e acutilante no ataque, mas faltava eficácia no último terço, e aos poucos foi perdendo o domínio dos acontecimentos.
  • No primeiro quarto-de-hora, as “águias” registavam somente 47% de posse de bola e os mesmos remates (1) do Belenenses, embora com o único enquadrado. Contudo eram os “azuis” a mostrar qualidade no passe, com 86% de eficácia contra 79% dos visitantes, e a registar também os únicos três cantos.
  • À passagem da meia-hora o Benfica era claramente a equipa mais perigosa, com cinco remates contra dois, dois disparos enquadrados, mas uma desinspiração total na hora de finalizar. O Belenenses colocava muitos jogadores no “miolo”, a complicar a construção “encarnada”. Rafa Silva, com três tentativas de drible, todas com sucesso, era dos mais interventivos no jogo.
  • Em cima do intervalo, Kikas aproveitou uma escorregadela de Rúben Dias para se isolar, permitindo, contudo, a defesa de Vlachodimos.
  • O nulo ao descanso reflectia a excelente organização do Belenenses, a travar o futebol benfiquista no ataque, mas também no meio-campo.
  • Apesar dos 11 remates das “águias” na primeira parte, a verdade é que tirando dois lances consecutivos, os “encarnados” não tentaram alvejar a baliza nas melhores condições, chegando a esta fase com um expected goals (xG) de somente 1,1.
  • Raúl de Tomás foi o mais perdulário, com uma ocasião flagrante desperdiçada, mas também Kikas falhou um desses lances ao cair do pano.
  • O melhor nesta fase era Rafa Silva, com um GoalPoint Rating de 7.8, com destaque para as seis tentativas de drible, cinco com sucesso, três remates (dois enquadrados) e os dois passes para finalização.
  • A pressão benfiquista intensificou-se no arranque da segunda parte e o golo acabou por surgir. Rafa Silva combinou com Pizzi, o médio deixou para o extremo e este rematou forte e colocado à entrada da área, para um tento de belo efeito. Ao sétimo disparo na segunda parte, primeiro com boa direcção, as “águias” colocavam-se na frente.
  • Os campeões nacionais descobriram a fórmula para furar a defesa “azul” e evitar que os anfitriões causassem perigo. Por volta dos 65 minutos, os homens da Luz registavam já 58% de posse de bola na segunda parte e 91% de eficácia de passe, para além dos tais sete disparos contra um do Belenenses.
  • Bom jogo de Nuno Coelho do lado do Belenenses. O central registava, aos 70 minutos, um rating de 7.3, com uma ocasião flagrante criada, sete passes longos certos em 12 tentativas e 13 acções defensivas, com destaque para um corte decisivo.
  • Aos 79 minutos, um erro de Nuno Tavares deu a Nicolás Vélez a possibilidade para marcar, mas com a baliza à sua mercê, atirou ao lado. Aos poucos os “azuis” reagiam à desvantagem e criavam perigo, chegando aos 80 minutos com 47% de posse de bola e três remates, mas todos sem a melhor direcção.
  • O Benfica acabou por fazer o 2-0 aos 84 minutos, por Haris Seferovic, mas o golo acabou anulado por fora-de-jogo do suíço, após visualização do VAR. O jogo parecia controlado pelos “encarnados”, que iam aproveitando a subida do Belenenses no terreno para criar perigo. E foi assim que surgiu o golo (válido).
  • Já nos descontos, Rafa Silva fugiu em velocidade pela esquerda, assistiu Pizzi e o médio, descaído para a direita, rematou cruzado e colocado para o 2-0, ao 22º remate, 11º na segunda parte, quinto enquadrado no total.

O melhor em campo GoalPoint

Jogo de grande qualidade de Rafa Silva, o grande obreiro da vitória benfiquista. O extremo mostrou grande qualidade em praticamente todos os momentos de jogo e terminou a partida com um raro GoalPoint Rating de 10.0, que coloca um ponto final, à segunda jornada, no nosso passatempo.

O internacional luso abriu o activo num dos seis remates que realizou (três enquadrados), fez a assistência para o segundo tento, num total de quatro passes para finalização, completou seis de oito tentativas de drible, três deles no último terço do terreno, e ainda sofreu cinco faltas. Imparável.

Jogadores em foco

  • Nuno Coelho 7.6 – As dificuldades do Benfica para marcar tiveram como principal responsável Nuno Coelho. O central foi uma autêntica muralha, com 17 acções defensivas, entre as quais quatro intercepções, três bloqueios de remate e um corte decisivo, e ainda criou uma ocasião flagrante de golo.
  • Pizzi 7.5 – Mais um jogo, mais um golo e uma exibição de nível. O médio marcou o segundo tento benfiquista e assistiu Rafa para o 1-0, terminando ainda com seis passes para finalização.
  • Álex Grimaldo 7.1 – O mais activo no Jamor, com 102 acções com bola, mais 24 que o segundo, o belenense Gonçalo Silva. Para além disso, realizou quatro remates, todos desenquadrados, fez três passes para finalização e cinco desarmes.
  • Ferro 6.8 – Jogo competente do central benfiquista, que dominou por completo no futebol aéreo – ganhou os quatro duelos aéreos defensivos em que participou. Para além disso, completou sete dos nove passes longos que realizou e somou ainda quatro intercepções.
  • Gonçalo Silva 6.4 – O segundo melhor dos “azuis” também é central. Gonçalo terminou a partida com 16 acções defensivas, com destaque para cinco alívios e quatro bloqueios de remate, e esteve muito bem no passe, com sete entregas longas certas em dez.
  • Florentino Luís 6.0 – Sem tanto trabalho defensivo na segunda parte, o “trinco” benfiquista teve de se esforçar na primeira. No total realizou oito intercepções, novo máximo nesta fase ainda precoce da Liga, errou apenas três de 45 passes e recuperou dez vezes a posse de bola.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …

Cientistas determinaram como é que o cérebro controla a voz dos morcegos

Segundo um recente estudo levado a cabo por biólogos da Universidade de Frankfurt, é um circuito neuronal específico no cérebro dos morcegos que controla as suas vozes. Os morcegos são conhecidos pelo seu exímio sentido de …

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …

"Não é completamente de loucos" pensar que há vida em Mercúrio

Há a possibilidade, ainda que pequena, de que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, possa abrigar vida, concluiu uma nova investigação. "É possível que, enquanto houver água, as temperaturas [no planeta] sejam apropriadas para …

O porta-aviões mais avançado do mundo tem um problema inesperado nas suas casas de banho

O porta-aviões de propulsão nuclear USS Gerald R. Ford, o mais avançado da Marinha dos Estados Unidos, tem um problemas nas suas casas de banho, que precisam de ser lavadas com ácido regularmente. De acordo com …

Retirada dos ricos, colapso dos transportes e medo do contacto. As cidades no pós-pandemia

Mesmo depois de a pandemia do novo coronavírus diminuir e voltar a ser seguro estar com outras pessoas, a sociedade pode nunca mais ser a mesma. A atual pandemia de Covid-19 está a mudar rapidamente a …

"Quando a Alemanha disser que há eurobonds, os holandeses vão pastar para outras paragens"

Ana Gomes mostrou-se satisfeita com a atuação de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa durante esta pandemia. A ex-eurodeputada deixou ainda duras críticas aos holandeses, que diz irem pastar para outras paragens quando os …

Coreia do Norte diz não ter casos de covid-19 (mas terá pedido ajuda secretamente)

Apesar de negar ter casos de infeção por covid-19, o novo coronavírus oriundo da China, a Coreia do Norte terá discretamente solicitado ajuda a outros países no combate da doença. As autoridades do país asiático terão …

Seguranças chineses usam óculos inteligentes que detetam pessoas com febre

Os seguranças do Parque Hongyuan, em Hangzhou, na China, conseguem detetar a temperatura corporal de todos os visitantes à distância de até um metro. Como? Graças a uns óculos inteligentes. De acordo com o jornal South …

"O cisne negro de todos os cisnes negros". Vírus é global, mas Portugal e Itália serão mais prejudicados

A grande pandemia motivada pelo coronavírus vai ser económica, consideram especialistas que acreditam que no pós Covid-19, o mundo mudará de forma significativa em várias áreas. Certo é que a crise económica vai afectar os …