Determinada temperatura das bebidas que aumenta risco de cancro

Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Teerão publicaram novas provas sobre a relação entre o consumo de bebidas quentes e o cancro do esófago.

De acordo com o estudo publicado na revista International Journal of Cancer, os investigadores do Irão descobriram que as pessoas que ingerem bebidas a mais de 60ºC aumentam o risco de padecer de cancro do esófago em 90%.

Esta é a primeira vez que uma investigação determina a temperatura de bebidas relacionadas com o cancro do esófago. O estudo envolveu mais de 50 mil pessoas com idades entre 40 e 75 anos, que foram analisadas durante aproximadamente uma década no país persa.

Após o seguimento, foram identificados 317 novos casos desse tipo de cancro, associados ao consumo diário de 700 mililitros de chá a uma temperatura superior a 60ºC, ao contrário daqueles que o bebiam mais frios.

“Muitas pessoas gostam de beber chá, café ou outras bebidas quentes, no entanto, de acordo com o nosso relatório, beber chá muito quente pode aumentar o risco de cancro no esófago e, portanto, é aconselhável esperar até que as bebidas esfrie antes de ingeri-las”, assegurou o diretor da publicação Farhad Islami.

A este respeito, vários cientistas sugerem que a colocação de 10 mililitros de leite frio em bebidas quentes pode ajudar a prevenir doenças mortais, ao reduzir a temperatura. Para Andrew Sharrocks, professor da Universidade de Manchester, este hábito de algumas sociedades ocidentais pode estar refletido na menor incidência deste tipo de cancro, de acordo com o The Telegraph.

A American Cancer Society afirma que estas condição é mais comum em homens do que em mulheres. Além disso, apontou que o uso de cigarros, charutos, cachimbos e tabaco de mascar são outro importante fator de risco para o desenvolvimento da doença.

Em 2016, a Organização Mundial da Saúde tinha já alertado para o risco de cancro associado a bebidas a temperaturas superiores a 65º.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Autoridades passam 25 multas no primeiro dia de confinamento em Lisboa

As autoridades policiais passaram 25 autos de contraordenação no primeiro dia de confinamento da Área Metropolitana de Lisboa. Desde as 15h da tarde de ontem que é proibido entrar ou sair da AML, embora existam várias …

Ricardo Salgado queria afastar juíza por ser sobrinha de Ana Gomes

Um dos julgamentos que Salgado enfrenta é no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS) de Santarém por causa de coimas que lhe foram aplicadas pelo Banco de Portugal. O ex-banqueiro tentou atrasar o julgamento …

Afinal, Darwin poderá ter-se enganado em relação à seleção sexual

Um novo estudo sugere que Charles Darwin poderá ter-se enganado parcialmente em relação à teoria da seleção sexual. Charles Darwin foi um cientista cuidadoso. Em meados do século XIX, enquanto procurava evidências para a sua teoria …

“Não temos um presidente". Moedas arrasa Medina após divulgação da auditoria à CML

A auditoria interna da Câmara Municipal de Lisboa, apresentada ontem por Fernando Medina, está longe de pôr fim à polémica em torno do envio de dados pessoais de manifestantes a embaixadas estrangeiras. O presidente da Câmara …

"Fui sujeito a pressões, intimidações e ameaças". António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Marcelo pede a portugueses "noção" sobre momento de transição

O Presidente da República destacou a importância "de as pessoas terem a noção" do momento de transição" na pandemia em Portugal, sublinhando as vacinas como resposta. A campanha de vacinação justifica o "momento de transição" que …

Uma das plantas mais estudadas de sempre tinha uma parte desconhecida

Cientistas encontraram uma parte completamente nova numa das plantas mais estudadas de sempre. De acordo com o site Science Alert, a planta em questão chama-se Arabidopsis thaliana e é um organismo modelo, já tendo sido usada …

Informações contraditórias. Autoridades belgas só confirmam a morte de um português em Antuérpia

Apesar de três portugueses terem sido dados como mortos, as autoridades no local onde ruiu um prédio em construção em Antuérpia, na Bélgica, só confirmam a nacionalidade lusa de um óbito. De acordo com a TSF, …

António Joaquim entregou-se para cumprir 25 anos de prisão pela morte de Luís Grilo

António Joaquim apresentou-se hoje num estabelecimento prisional para cumprir os 25 anos de prisão (pena máxima) a que foi condenado pela coautoria do homicídio de Luís Grilo, disse à agência Lusa o seu advogado. “António Félix …

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …