Determinada temperatura das bebidas que aumenta risco de cancro

Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Teerão publicaram novas provas sobre a relação entre o consumo de bebidas quentes e o cancro do esófago.

De acordo com o estudo publicado na revista International Journal of Cancer, os investigadores do Irão descobriram que as pessoas que ingerem bebidas a mais de 60ºC aumentam o risco de padecer de cancro do esófago em 90%.

Esta é a primeira vez que uma investigação determina a temperatura de bebidas relacionadas com o cancro do esófago. O estudo envolveu mais de 50 mil pessoas com idades entre 40 e 75 anos, que foram analisadas durante aproximadamente uma década no país persa.

Após o seguimento, foram identificados 317 novos casos desse tipo de cancro, associados ao consumo diário de 700 mililitros de chá a uma temperatura superior a 60ºC, ao contrário daqueles que o bebiam mais frios.

“Muitas pessoas gostam de beber chá, café ou outras bebidas quentes, no entanto, de acordo com o nosso relatório, beber chá muito quente pode aumentar o risco de cancro no esófago e, portanto, é aconselhável esperar até que as bebidas esfrie antes de ingeri-las”, assegurou o diretor da publicação Farhad Islami.

A este respeito, vários cientistas sugerem que a colocação de 10 mililitros de leite frio em bebidas quentes pode ajudar a prevenir doenças mortais, ao reduzir a temperatura. Para Andrew Sharrocks, professor da Universidade de Manchester, este hábito de algumas sociedades ocidentais pode estar refletido na menor incidência deste tipo de cancro, de acordo com o The Telegraph.

A American Cancer Society afirma que estas condição é mais comum em homens do que em mulheres. Além disso, apontou que o uso de cigarros, charutos, cachimbos e tabaco de mascar são outro importante fator de risco para o desenvolvimento da doença.

Em 2016, a Organização Mundial da Saúde tinha já alertado para o risco de cancro associado a bebidas a temperaturas superiores a 65º.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"50 sombras" da Idade Média. Páginas censuradas de um livro francês encontradas nos EUA

As páginas de um romance medieval foram descobertas nos arquivos da Diocese de Worcester, no estado norte-americano de Massachusetts.  Investigadores descobriram uma versão perdida de um romance medieval, que contém cenas eróticas. O poema francês - …

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …