Bebidas muito quentes podem causar cancro do esófago

O consumo de bebidas muito quentes é uma “causa provável” do cancro do esófago, declarou esta quarta-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Centro Internacional de Investigação sobre Cancro (CIRC, sigla em francês) da OMS eliminou também as suspeitas sobre o café ou o chá-mate, consumidos a temperaturas normais.

“Estes resultados permitem pensar que o consumo de bebidas muito quentes é uma causa provável de cancro do esófago e que é a temperatura, mais do que a bebida em si, que parece ser a causa” da doença, afirmou o diretor do centro, Christopher Wild.

O centro reviu mais de mil estudos científicos sobre as propriedades do café e do chá-mate, muito popular na América do Sul, que alegadamente causam cancro.

Desde 1991, data da última avaliação, as duas bebidas tinham sido classificadas como “possivelmente cancerígenas”. Dados reunidos desde então sugerem que nenhuma das bebidas pode ser relacionada com um risco de cancro mais elevado, de acordo com o CIRC.

Contudo, alguns dados indicavam que beber estas ou quaisquer outras bebidas a temperaturas superiores a 65 graus centígrados (65ºC) pode causar cancro do esófago.

“Estudos efetuados em locais como a China, Irão, Turquia e América do Sul, onde o chá ou o chá-mate são tradicionalmente bebidos muito quentes (a cerca de 70ºC) mostraram que o risco de cancro do esófago aumenta com a temperatura a que a bebida é consumida”, disse o CIRC.

“O consumo de bebidas muito quentes, a temperaturas superiores a 65ºC, foi classificado como provavelmente cancerígeno“.

O estudo considerou fatores que podiam alterar a avaliação do risco de cancro, como o consumo de álcool e tabaco.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. È lógico,é como o banho,a pele no banho quente a mais faz mal á PELE. Tudo que é a menos e a mais faz mal,ja se sabe há anos. Tomar banho a frio faz bem,tanto de Inverno como de Verão,mas sem abusar, como logica ja vem desde a idade da PEDRA.
    Resumindo tudo o que é de MENOS faz mal e a MAISo mesmo,e comam VEGETAIS e FRUTOS com casca,. Os vegetais quem quiser sentir o sabor deles,principalmente os VEGETAIS misture-lhes YOGURTES NATURAIS ou COM FRUTOS etcetc com e se quiserem com mais sabor ponham um pouquinho de AZEITE e VINAGRE que fica uiui iui BUÈ da bom e no VERÃO as SALADAS com MIXORDIAS uiui FRESCAS uiui ui é de comer e cHORAR por mais++++iiiiiiiiii ççç…….

    A.G.P.

RESPONDER

Carlos César é o "primeiro apoiante do Governo e do primeiro-ministro"

O líder parlamentar socialista rejeitou esta sexta-feira que a sua proposta para reduzir o IVA da tauromaquia represente uma desautorização do executivo, acentuando que é por convicção e posição institucional o primeiro apoiante do …

NASA acaba de divulgar novos dados sobre o misterioso Oumuamua

A NASA acaba de revelar novas informações sobre Oumuamua, o primeiro asteróide não oriundo do Sistema Solar já detetado. De acordo com uma nova publicação, o corpo interestelar é um "objeto relativamente pequeno e reflexivo.  Oumuamua, …

Espanha está a envenenar o Rio Tejo (é uma "indecência ecológica")

É um "cocktail de desastre" que está a sufocar o rio Tejo. Análises efectuadas à água do rio, desde a nascente em Espanha, até à foz em Portugal, revelam uma situação preocupante, e do outro …

Portuguesa que escondeu filha na mala do carro condenada a 5 anos de prisão

A mulher portuguesa que escondeu a filha na mala do carro, durante os seus primeiros 23 meses de vida, foi condenada a 5 anos de prisão, com 3 anos de pena suspensa, por ter causado …

Ex-primeiro-ministro da Macedónia fugiu do país num carro diplomático húngaro

O ex-primeiro-ministro macedónio Nikola Gruevski, condenado no seu país a dois anos de prisão por corrupção, passou pela Albânia em direção ao Montenegro no passado domingo num carro diplomático húngaro. A Hungria já garantiu não …

Governo avança com mais medidas para incentivar regresso de emigrantes

O Governo vai avançar com medidas “de caráter multidimensional” para apoiar o regresso de portugueses que emigraram e queiram regressar ao país, avançou esta quinta-feira o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro. À margem …

Sete em cada dez quedas de idosos acontecem em casa (mas é possível evitá-las)

A expressão “lar, doce lar” parece perder algum sentido quando o último relatório da Organização Mundial de Saúde sobre quedas comprova que estas são a principal causa de morte acidental dos idosos e acontecem, maioritariamente, …

Armas, carros, fatos. 90 milhões de euros para equipar polícias

Os polícias vão receber, em 2019, armas, carros, coletes balísticos e fatos de proteção, bem como obras em instalações, no valor de 90,9 milhões de euros. Esta sexta-feira, em Cascais, o ministro da Administração Interna entrega …

Zero oferece galinha ao Governo para reciclar resíduos orgânicos

A associação ambientalista Zero vai oferecer ao Governo a galinha Balbina, um animal reciclador, chamando a atenção para a necessidade de investir em soluções para que cada cidadão possa reciclar os resíduos orgânicos em casa. “A …

Chuva e vento forte de volta no fim de semana

O estado do tempo no fim-de-semana vai sofrer um agravamento devido à aproximação de um sistema frontal ao território do continente, prevendo-se chuva, vento forte e agitação marítima. De acordo com o Instituto Português do Mar …