Há bebés que nascem num dia e fazem dois anos no dia seguinte

Na Coreia do Sul, a idade de uma pessoa não se rege pelo dia em que nasce, mas sim pelo fim do calendário civil. Quando um bebé nasce, fica imediatamente com um ano e, no dia 1 de janeiro, é adicionado outro ano à sua idade.

O sistema de cálculo de idade sul-coreano é, sem dúvida, dos mais bizarros do mundo e tem já causado polémica no país. Isto significa que um bebé que nasça no dia 31 de dezembro, no dia seguinte tem já dois anos de idade.

Este foi o caso da filha de Lee Dong Kil, que nasceu às 22h da véspera de ano novo. Duas horas depois de ter nascido, a sua bebé já tinha dois anos de idade.

O sul-coreano diz que quando a sua filha nasceu, publicou uma foto nas redes sociais e, imediatamente, recebeu mensagens dos amigos e da família a dar-lhe os parabéns. “Uma hora depois, à meia-noite, voltaram-me a ligar a dar os parabéns pelos dois anos de vida da minha filha”.

As origens deste sistema de cálculo de idade não são claras. Ter um ano de idade ao nascer, pode estar relacionado com o tempo que os bebés passam no ventre ou a um antigo sistema numérico asiático que não tinha o conceito de zero. A dúvida permanece em porquê que ficam um ano mais velhos no dia 1 de janeiro.

Jung Yonhak, curador do Museu Nacional de Folclore da Coreia, coloca a possibilidade de antigamente os coreanos não se importarem com o dia em que nasceram, mas sim com o ano.

Oficialmente, a Coreia do Sul utiliza o sistema ocidental para calcular a idade desde os anos 60, mas muitos dos seus cidadãos ainda usam o sistema antigo. Portanto, grande parte dos sul-coreanos está habituado a viver com duas idades: uma ‘idade nacional’ e uma ‘idade ocidental‘.

Ahn Chang-gun, da cidade de Gimhae, no sudeste do país, disse que se sentiu “vazio” quando o seu primeiro filho fez dois anos, no dia 1 de janeiro de 2013, apenas duas semanas depois ter nascido. “Senti que, de repente, dois anos tinham passado e eu não tinha feito nada pelo meu bebé”, disse Ahn, citado pelo Independent.

Em janeiro, o político Hwang Ju-hong apresentou um projeto de lei que exigia que o Governo colocasse as idades internacionais nos documentos oficiais e encorajasse cidadãos a usar essa idade na vida quotidiana.

A sua vizinha Coreia do Norte usa o mesmo sistema de cálculo de idade que os ocidentais, apesar de terem um calendário próprio, baseado no nascimento de Kim Il Sung, fundador e presidente vitalício do país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …