/

Há bebés que nascem num dia e fazem dois anos no dia seguinte

Na Coreia do Sul, a idade de uma pessoa não se rege pelo dia em que nasce, mas sim pelo fim do calendário civil. Quando um bebé nasce, fica imediatamente com um ano e, no dia 1 de janeiro, é adicionado outro ano à sua idade.

O sistema de cálculo de idade sul-coreano é, sem dúvida, dos mais bizarros do mundo e tem já causado polémica no país. Isto significa que um bebé que nasça no dia 31 de dezembro, no dia seguinte tem já dois anos de idade.

Este foi o caso da filha de Lee Dong Kil, que nasceu às 22h da véspera de ano novo. Duas horas depois de ter nascido, a sua bebé já tinha dois anos de idade.

O sul-coreano diz que quando a sua filha nasceu, publicou uma foto nas redes sociais e, imediatamente, recebeu mensagens dos amigos e da família a dar-lhe os parabéns. “Uma hora depois, à meia-noite, voltaram-me a ligar a dar os parabéns pelos dois anos de vida da minha filha”.

As origens deste sistema de cálculo de idade não são claras. Ter um ano de idade ao nascer, pode estar relacionado com o tempo que os bebés passam no ventre ou a um antigo sistema numérico asiático que não tinha o conceito de zero. A dúvida permanece em porquê que ficam um ano mais velhos no dia 1 de janeiro.

Jung Yonhak, curador do Museu Nacional de Folclore da Coreia, coloca a possibilidade de antigamente os coreanos não se importarem com o dia em que nasceram, mas sim com o ano.

Oficialmente, a Coreia do Sul utiliza o sistema ocidental para calcular a idade desde os anos 60, mas muitos dos seus cidadãos ainda usam o sistema antigo. Portanto, grande parte dos sul-coreanos está habituado a viver com duas idades: uma ‘idade nacional’ e uma ‘idade ocidental‘.

Ahn Chang-gun, da cidade de Gimhae, no sudeste do país, disse que se sentiu “vazio” quando o seu primeiro filho fez dois anos, no dia 1 de janeiro de 2013, apenas duas semanas depois ter nascido. “Senti que, de repente, dois anos tinham passado e eu não tinha feito nada pelo meu bebé”, disse Ahn, citado pelo Independent.

Em janeiro, o político Hwang Ju-hong apresentou um projeto de lei que exigia que o Governo colocasse as idades internacionais nos documentos oficiais e encorajasse cidadãos a usar essa idade na vida quotidiana.

A sua vizinha Coreia do Norte usa o mesmo sistema de cálculo de idade que os ocidentais, apesar de terem um calendário próprio, baseado no nascimento de Kim Il Sung, fundador e presidente vitalício do país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.