/

Bebé que morreu de fome é o rosto da tragédia humanitária na Síria

Zouhir Al Shimale / EPA

Bombardeamento em Aleppo, Síria

Há uma fotografia que está a correr mundo, com um bebé desnutrido, que ilustra a tragédia humanitária que se vive na Síria, onde várias cidades estão cercadas pelo exército leal a Bashar al-Assad, que continua a guerra civil com os rebeldes.

Pelas redes sociais e por jornais de todo o mundo, são divulgadas imagens da AFP que mostram um bebé com apenas um mês de vida, severamente desnutrido, pesando menos de dois quilos. Sahar Dofdaa, cuja mãe também estava desnutrida, não a podendo amamentar, morreu no domingo, conforme reporta o jornal The Guardian.

Como esta criança que morreu em Hamouria, na região de Ghouta, há milhares de outras em risco de vida, numa altura em que as tropas leais a Bashar al-Assad, presidente da Síria, têm várias cidades cercadas. As populações, alvo de constantes bombardeamentos, sobrevivem na absoluta escassez de alimentos.

No Twitter, várias pessoas se movimentam, apelando à acção contra a tragédia humanitária síria, partilhando imagens que mostram o horror de quem sobrevive nas cidades cercadas. Entre essas pessoas estão os activistas sírios Husam Hezaber e Asaad Hanna, este último jornalista freelancer.

O The Guardian avança que cerca de 3,5 milhões de pessoas vivem em cidades controladas pelos rebeldes ou pelo Estado Islâmico e cercadas pelo regime de Assad.

Ghouta vive uma situação particularmente trágica que leva o activista Raed Srewel a notar, em declarações ao The Guardian, que está “a sofrer da pior forma de criminalidade“. “Milhares de crianças estão em perigo e se não houver um movimento internacional ou uma iniciativa das Nações Unidas para resolver isto, as consequências serão extremamente perigosas e Ghouta transformar-se-á numa catástrofe humanitária“, alerta o activista.

O governo sírio tem limitado a ajuda prestada por organizações internacionais e pela ONU nestas áreas cercadas. Perante a escassez de alimentos, muitas famílias sobrevivem à base de um pão feito de cevada, azeitonas e plantas cozidas.

SV, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.