Bebé de 18 meses desaparecido na Póvoa de Lanhoso já foi encontrado

Tiago Henrique Marques / Lusa

-

O bebé de 18 meses desaparecido esta terça-feira, em Serzedelo, Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi encontrado esta manhã num terreno perto de casa.

Segundo o Diário de Notícias, o bebé de 18 meses foi encontrado e “está bem”. A criança foi entregue às autoridades por uma moradora da zona que a terá encontrado.

Em declarações aos jornalistas, cerca das 11h30, o tenente-coronel da GNR Ricardo Lopes, afirmou que a criança “terá sido encontrada num terreno próximo”. “Há cerca de dez minutos uma senhora residente aqui nas proximidades veio trazer o menor com vida. Aparentemente está bem, contudo estão a ser prestados primeiros socorros“, disse.

O bebé desapareceu por volta das 20h00 desta terça-feira da casa dos pais em Serzedelo, Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga. Em declarações à agência Lusa, uma fonte do Comando Operacional das Operações de Socorro de Braga disse que o alerta para o desaparecimento do menino foi dado às 22h00, tendo-se iniciado as buscas em redor da aldeia de Serzedelo, mas posteriormente suspensas.

Nas buscas estiveram envolvidos quase três dezenas de bombeiros da Póvoa de Lanhoso, GNR e Polícia Judiciária, adiantou a Proteção Civil.

“Estamos no terreno, ainda não paramos”, afirmou esta manhã Gil Carvalho, coordenador da PJ de Braga, referindo que nas buscas estavam também envolvidos elementos da GNR e dos bombeiros.

O responsável confirmou que o pai de Iuri, nome do bebé, assim como “outras pessoas” foram ouvidas, mas não adiantou qualquer hipótese para o que possa ter acontecido. “Está tudo em aberto, estamos no terreno e não vamos desistir”, frisou.

Segundo o Correio da Manhã, o Presidente da Câmara de Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, confirmou que a família está sinalizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CCPJ) do concelho, mas adiantou não saber mais pormenores sobre quais as situações em concreto.

O comandante do Bombeiros da Póvoa de Lanhoso disse hoje que as buscas estavam a decorrer numa área de cerca de um quilómetro envolvente à habitação.

“Estamos a bater toda a zona que fizemos ontem à noite, estamos a fazer uma segunda passagem, com 17 elementos dos bombeiros e 30 da GNR, nomeadamente duas equipas cinotécnicas”, além da Polícia Judiciária, afirmou António Veloso.

Em declarações aos jornalistas, no local, o comandante dos bombeiros esclareceu que as buscas incidiam “em todas as casas da zona, algumas devolutas, e em toda a área envolvente à habitação”, nomeadamente “nas poças para regadio” que existem na proximidade.

“Neste momento estamos a fazer o perímetro de ontem que é de cerca de um quilómetro, como é uma criança de 18 meses a probabilidade de se ter afastado muito não é grande”. Contudo, acrescentou, que se “se entender que é necessário alargar a área de busca, em conjunto com a GNR, assim se fará”.

“A noite esteve amena, estamos expectantes. Como o menino tem 18 meses já deve ter fome, contamos ouvir um choro a qualquer momento“, afirmou na altura.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …