/

Bebé de 18 meses desaparecido na Póvoa de Lanhoso já foi encontrado

Tiago Henrique Marques / Lusa

-

O bebé de 18 meses desaparecido esta terça-feira, em Serzedelo, Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi encontrado esta manhã num terreno perto de casa.

Segundo o Diário de Notícias, o bebé de 18 meses foi encontrado e “está bem”. A criança foi entregue às autoridades por uma moradora da zona que a terá encontrado.

Em declarações aos jornalistas, cerca das 11h30, o tenente-coronel da GNR Ricardo Lopes, afirmou que a criança “terá sido encontrada num terreno próximo”. “Há cerca de dez minutos uma senhora residente aqui nas proximidades veio trazer o menor com vida. Aparentemente está bem, contudo estão a ser prestados primeiros socorros“, disse.

O bebé desapareceu por volta das 20h00 desta terça-feira da casa dos pais em Serzedelo, Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga. Em declarações à agência Lusa, uma fonte do Comando Operacional das Operações de Socorro de Braga disse que o alerta para o desaparecimento do menino foi dado às 22h00, tendo-se iniciado as buscas em redor da aldeia de Serzedelo, mas posteriormente suspensas.

Nas buscas estiveram envolvidos quase três dezenas de bombeiros da Póvoa de Lanhoso, GNR e Polícia Judiciária, adiantou a Proteção Civil.

“Estamos no terreno, ainda não paramos”, afirmou esta manhã Gil Carvalho, coordenador da PJ de Braga, referindo que nas buscas estavam também envolvidos elementos da GNR e dos bombeiros.

O responsável confirmou que o pai de Iuri, nome do bebé, assim como “outras pessoas” foram ouvidas, mas não adiantou qualquer hipótese para o que possa ter acontecido. “Está tudo em aberto, estamos no terreno e não vamos desistir”, frisou.

Segundo o Correio da Manhã, o Presidente da Câmara de Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, confirmou que a família está sinalizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CCPJ) do concelho, mas adiantou não saber mais pormenores sobre quais as situações em concreto.

O comandante do Bombeiros da Póvoa de Lanhoso disse hoje que as buscas estavam a decorrer numa área de cerca de um quilómetro envolvente à habitação.

“Estamos a bater toda a zona que fizemos ontem à noite, estamos a fazer uma segunda passagem, com 17 elementos dos bombeiros e 30 da GNR, nomeadamente duas equipas cinotécnicas”, além da Polícia Judiciária, afirmou António Veloso.

Em declarações aos jornalistas, no local, o comandante dos bombeiros esclareceu que as buscas incidiam “em todas as casas da zona, algumas devolutas, e em toda a área envolvente à habitação”, nomeadamente “nas poças para regadio” que existem na proximidade.

“Neste momento estamos a fazer o perímetro de ontem que é de cerca de um quilómetro, como é uma criança de 18 meses a probabilidade de se ter afastado muito não é grande”. Contudo, acrescentou, que se “se entender que é necessário alargar a área de busca, em conjunto com a GNR, assim se fará”.

“A noite esteve amena, estamos expectantes. Como o menino tem 18 meses já deve ter fome, contamos ouvir um choro a qualquer momento“, afirmou na altura.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.