Bebé de 18 meses desaparecido na Póvoa de Lanhoso já foi encontrado

Tiago Henrique Marques / Lusa

-

O bebé de 18 meses desaparecido esta terça-feira, em Serzedelo, Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi encontrado esta manhã num terreno perto de casa.

Segundo o Diário de Notícias, o bebé de 18 meses foi encontrado e “está bem”. A criança foi entregue às autoridades por uma moradora da zona que a terá encontrado.

Em declarações aos jornalistas, cerca das 11h30, o tenente-coronel da GNR Ricardo Lopes, afirmou que a criança “terá sido encontrada num terreno próximo”. “Há cerca de dez minutos uma senhora residente aqui nas proximidades veio trazer o menor com vida. Aparentemente está bem, contudo estão a ser prestados primeiros socorros“, disse.

O bebé desapareceu por volta das 20h00 desta terça-feira da casa dos pais em Serzedelo, Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga. Em declarações à agência Lusa, uma fonte do Comando Operacional das Operações de Socorro de Braga disse que o alerta para o desaparecimento do menino foi dado às 22h00, tendo-se iniciado as buscas em redor da aldeia de Serzedelo, mas posteriormente suspensas.

Nas buscas estiveram envolvidos quase três dezenas de bombeiros da Póvoa de Lanhoso, GNR e Polícia Judiciária, adiantou a Proteção Civil.

“Estamos no terreno, ainda não paramos”, afirmou esta manhã Gil Carvalho, coordenador da PJ de Braga, referindo que nas buscas estavam também envolvidos elementos da GNR e dos bombeiros.

O responsável confirmou que o pai de Iuri, nome do bebé, assim como “outras pessoas” foram ouvidas, mas não adiantou qualquer hipótese para o que possa ter acontecido. “Está tudo em aberto, estamos no terreno e não vamos desistir”, frisou.

Segundo o Correio da Manhã, o Presidente da Câmara de Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, confirmou que a família está sinalizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CCPJ) do concelho, mas adiantou não saber mais pormenores sobre quais as situações em concreto.

O comandante do Bombeiros da Póvoa de Lanhoso disse hoje que as buscas estavam a decorrer numa área de cerca de um quilómetro envolvente à habitação.

“Estamos a bater toda a zona que fizemos ontem à noite, estamos a fazer uma segunda passagem, com 17 elementos dos bombeiros e 30 da GNR, nomeadamente duas equipas cinotécnicas”, além da Polícia Judiciária, afirmou António Veloso.

Em declarações aos jornalistas, no local, o comandante dos bombeiros esclareceu que as buscas incidiam “em todas as casas da zona, algumas devolutas, e em toda a área envolvente à habitação”, nomeadamente “nas poças para regadio” que existem na proximidade.

“Neste momento estamos a fazer o perímetro de ontem que é de cerca de um quilómetro, como é uma criança de 18 meses a probabilidade de se ter afastado muito não é grande”. Contudo, acrescentou, que se “se entender que é necessário alargar a área de busca, em conjunto com a GNR, assim se fará”.

“A noite esteve amena, estamos expectantes. Como o menino tem 18 meses já deve ter fome, contamos ouvir um choro a qualquer momento“, afirmou na altura.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …

O parasita da malária tem o seu próprio relógio interno

Um novo estudo acaba de revelar que, mesmo quando cultivados fora do corpo, os parasitas da malária conseguem manter o seu ritmo. Quando uma pessoa contrai malária, acontece uma dança rítmica dentro do corpo. Os sinais …

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …