Bebé de 18 meses desaparecido na Póvoa de Lanhoso já foi encontrado

Tiago Henrique Marques / Lusa

-

O bebé de 18 meses desaparecido esta terça-feira, em Serzedelo, Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi encontrado esta manhã num terreno perto de casa.

Segundo o Diário de Notícias, o bebé de 18 meses foi encontrado e “está bem”. A criança foi entregue às autoridades por uma moradora da zona que a terá encontrado.

Em declarações aos jornalistas, cerca das 11h30, o tenente-coronel da GNR Ricardo Lopes, afirmou que a criança “terá sido encontrada num terreno próximo”. “Há cerca de dez minutos uma senhora residente aqui nas proximidades veio trazer o menor com vida. Aparentemente está bem, contudo estão a ser prestados primeiros socorros“, disse.

O bebé desapareceu por volta das 20h00 desta terça-feira da casa dos pais em Serzedelo, Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga. Em declarações à agência Lusa, uma fonte do Comando Operacional das Operações de Socorro de Braga disse que o alerta para o desaparecimento do menino foi dado às 22h00, tendo-se iniciado as buscas em redor da aldeia de Serzedelo, mas posteriormente suspensas.

Nas buscas estiveram envolvidos quase três dezenas de bombeiros da Póvoa de Lanhoso, GNR e Polícia Judiciária, adiantou a Proteção Civil.

“Estamos no terreno, ainda não paramos”, afirmou esta manhã Gil Carvalho, coordenador da PJ de Braga, referindo que nas buscas estavam também envolvidos elementos da GNR e dos bombeiros.

O responsável confirmou que o pai de Iuri, nome do bebé, assim como “outras pessoas” foram ouvidas, mas não adiantou qualquer hipótese para o que possa ter acontecido. “Está tudo em aberto, estamos no terreno e não vamos desistir”, frisou.

Segundo o Correio da Manhã, o Presidente da Câmara de Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, confirmou que a família está sinalizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CCPJ) do concelho, mas adiantou não saber mais pormenores sobre quais as situações em concreto.

O comandante do Bombeiros da Póvoa de Lanhoso disse hoje que as buscas estavam a decorrer numa área de cerca de um quilómetro envolvente à habitação.

“Estamos a bater toda a zona que fizemos ontem à noite, estamos a fazer uma segunda passagem, com 17 elementos dos bombeiros e 30 da GNR, nomeadamente duas equipas cinotécnicas”, além da Polícia Judiciária, afirmou António Veloso.

Em declarações aos jornalistas, no local, o comandante dos bombeiros esclareceu que as buscas incidiam “em todas as casas da zona, algumas devolutas, e em toda a área envolvente à habitação”, nomeadamente “nas poças para regadio” que existem na proximidade.

“Neste momento estamos a fazer o perímetro de ontem que é de cerca de um quilómetro, como é uma criança de 18 meses a probabilidade de se ter afastado muito não é grande”. Contudo, acrescentou, que se “se entender que é necessário alargar a área de busca, em conjunto com a GNR, assim se fará”.

“A noite esteve amena, estamos expectantes. Como o menino tem 18 meses já deve ter fome, contamos ouvir um choro a qualquer momento“, afirmou na altura.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …