BE vai apresentar propostas de alteração à lei que regula Uber e Cabify

Mário Cruz / Lusa

-

O Bloco de Esquerda vai apresentar alterações à proposta de lei que cria um novo regime para as plataformas eletrónicas de transporte individual, como a Uber e a Cabify, e que se encontra no Parlamento à espera de discussão.

Em declarações à Lusa, o deputado do Bloco de Esquerda Heitor de Sousa explicou que “há pontos essenciais” que sempre mereceram “a reserva” do partido, sendo que um deles tem a ver com o “tratamento desigual em relação ao serviço de táxi”, porque o serviço realizado por aquelas plataformas “não é mais do que um serviço de transporte público em veículo descaracterizado”.

A proposta de Lei 50/XIII, que cria um novo regime para as plataformas eletrónicas de transporte individual, deu entrada no Parlamento para ser discutida, estando à espera de data para o efeito.

Heitor de Sousa falava à Lusa depois de se ter reunido com os responsáveis da Federação Portuguesa do Táxi (FPT) e da ANTRAL – Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros, que consultou no âmbito da elaboração das propostas de alteração.

“O facto de ser uma proposta de lei é um indicador positivo porque mostra que o Governo está disponível para ajustar vários aspetos, o que significa que estão disponíveis a acolher propostas”, referiu, reconhecendo, haver uma “empresa que não paga impostos em Portugal” e que recebe “todas as semanas na conta bancária todos os serviços prestados por empresas ou motoristas que operam em Portugal”.

“É uma manobra do ponto de vista fiscal”, acusou o deputado bloquista.

O presidente da FPT, Carlos Silva, manifestou-se satisfeito com a posição do Bloco de Esquerda, em apresentar novas propostas à lei que irá regular plataformas como a Uber e a Cabify, explicando que deixou na reunião os seus contributos, nomeadamente a moção de três pontos aprovada na reunião dos delegados no passado sábado.

“Outra questão que o Bloco também levantou é que a Uber tem de ter sede e registo fiscal em Portugal, os dados têm de ficar reservados em Portugal e que a lei também não acautela a questão do ‘dupimg’ que estas plataformas podem vir a desenvolver”, explicou.

A Lei 35/2016, que regulamenta o acesso à atividade e ao mercado do transporte em táxi e reforça as “medidas dissuasoras de atividade ilegal” no setor, foi também debatida nas reuniões que decorreram na quinta-feira.

Depois de, numa primeira fase, a aplicação da lei em si ter sido bastante criticada pela FPT, que se queixava de as autoridades não aplicarem as contraordenações, agora que estão a ser aplicadas (às novas plataformas como a Uber e a Cabify) Carlos Ramos lembra que falta a entidade e a referência multibanco para o seu pagamento na hora.

Também Florêncio Almeida, presidente da ANTRAL, se mostrou satisfeito com o resultado da reunião, salientando igualmente que a proposta de lei não pode ser apresentada “conforme está”.

“Já sabíamos que o Bloco não apoia, sabem que isto é a precariedade do trabalho. Há muita coisa que está envolvida, muitas coisas que têm de ser acauteladas tanto para o público como para os trabalhadores”, afirmou à Lusa.

Além das associações representativas do setor do táxi, o BE vai ouvir também associações representativas das plataformas eletrónicas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …