/

BE e PCP justificam votos sobre apoios à Ucrânia com a austeridade que é imposta a Kiev

22

European Parliament / Flickr

A eurodeputada Marisa Matias, eleita pelo Bloco de Esquerda

O BE absteve-se e o PCP votou contra, mas ambos os partidos concordam nas razões para não votarem a favor, lembrando que o pacote de apoio exige o cumprimento de medidas de austeridade como moeda de troca.

Os eurodeputados do PCP e do Bloco de Esquerda que, respetivamente, votaram contra e se abstiveram na votação do pacote de apoio de emergência de 1,2 mil milhões de euros à Ucrânia justificaram estas posições com as consequentes medidas de austeridade impostas ao país, nota o Público.

A 24 de Janeiro, a Comissão Europeia apresentou a proposta para ajudar Kiev no contexto da escalada de tensão com a Rússia, sendo que o Parlamento Europeu a aprovou a 14 de Fevereiro. Nesta votação, Marisa Matias e José Gusmão do BE abstiveram-se e Sandra Pereira e João Pimenta Lopes do PCP votaram contra.

Já depois das tropas russas terem entrado na Ucrânia, o PCP foi também o único partido na Assembleia da República a opor-se à declaração de condenação. Este voto também foi alvo de críticas, tendo João Ferreira, vereador comunista em Lisboa, sublinhado no Twitter que o PCP não votou contra a condenação em si, mas sim contra “uma resolução que defende uma escalada no confronto militar em vez da procura de caminhos para a paz”.

https://twitter.com/joao_ferreira33/status/1498821711516610563

Do lado do Bloco de Esquerda, o partido votou a favor da resolução, mas realçou que os Estados Unidos, a União Europeia e a NATO também têm culpa pelo conflito.

Perante as críticas de que os eurodeputados foram alvo por parte de outros políticos e pelos utilizadores das redes sociais, José Gusmão justificou o voto ao Público, já que que desde 2014 que a UE e o FMI têm apoiado a Ucrânia em moldes semelhantes aos “memorandos da troika“, tendo “restrições à política económica”.

O eurodeputado do BE lembra assim que a atribuição da ajuda financeira é “condicional” e que o partido manteve assim a mesma posição de sempre ao apoiar “a assistência financeira a países que enfrentem dificuldades financeiras” e ao opor-se a “programas como estes que agravam a situação financeira desses países“.

Do lado do PCP, Sandra Pereira e João Pimenta Lopes usam argumentos semelhantes, alegando que “este tipo de instrumentos subordinam os apoios, não às necessidades efectivas e concretas com que os países se confrontam, mas ao conjunto de reformas estruturais definidas”. Os comunistas acreditam que o pacote visa subordinar a Ucrânia “aos desígnios políticos e interesses da UE”.

Os eurodeputados lembram que estas medidas de austeridade levam a “ataques a direitos laborais e sociais e redução das funções sociais do Estado, como na saúde, ou a liberalização de sectores como a energia” e que, por isso, o PCP votou contra.

Esta terça-feira, o PCP divulgou um comunidade onde “condena o caminho de ingerência, de violência e de confrontação decorrente do golpe de estado de 2014 promovido pelos EUA na Ucrânia, a que se seguiu a recente intervenção militar da Rússia, e a que se acrescenta a intensificação da escalada belicista dos EUA, da NATO e da UE”.

Ainda na terça-feira, os eurodeputados comunistas voltaram a votar contra uma resolução europeia que condena a agressão militar “não provocada e injustificada” da Rússia e que pede que se “desenvolvam esforços no sentido de conceder à Ucrânia o estatuto de país candidato à adesão à UE”, no seguimento da assinatura do pedido formal de adesão ao bloco europeu por parte de Zelensky.

Por sua vez, o Bloco votou a favor à generalidade da resolução, mas votou contra alguns pontos referentes a um “reforço da NATO” e a uma “corrida ao armamento”.

Adriana Peixoto, ZAP //

22 Comments

  1. Deviam ser obrigados a ir viver para a Russia. Nete nojo pessoas que em Portugal defendem as democracias, as minorias, e depois viram as costas qando todo um país é massacrado e são mortos dezsenas de milhares de jovens . Espero que os portugueses não tenham a memória curta e os castiguem quando voltarem de novo às urnas, se bem que do PCP e BE já se sabia pois têm defendido a diversas ditaduras no mundo, como na Venezuela e todos os assassinatos que por lá se têm feito

    • Ambos os partidos condenaram a acção russa, apenas são contra ao tipo de “ajuda” dada aos ucranianos… A ajuda é mandar gasolina para a fogueira… Abram os “jolhos”

    • renato: O que nos deixa desconfiados é como em “democracia” são permitidos partidos defensores de ditaduras, será mesmo que poderemos confiar em alguém, ou isto é tudo uma peça de teatro?

    • Olá Renato. Dá para perceber que és um jovem e não passaste por aquilo que muitos portugueses passaram logo a seguir ao 25 de Abril. O Cunhal veio logo a seguir oriundo do país da democracia plena e das amplas liberdades. O discurso dele era o MFA, a democracia plena e as amplas liberdades. Todo o mundo sabe para que é que ele queria o MFA.Quanto à democracia plena e amplas liberdades também todo o mundo sabe o que significavam para ele. Morreu sem conseguir concretizar o seu grande sonho: assistir de palanque a um desfile das tropas do pacto de Varsóvia em plena Avenida da Liberdade. Mas atenção que esse sonho continua vivo na classe dirigente do PC. Claro que agora não seriam as tropas do pacto de Varsóvia. Seriam as tropas do pacto de Minsk. Cuidado portugueses, revivem as vossas memórias. O PC nao mudou nada. Entre Portugal independente e tropas do exército vermelho a desfilar na Avenida eles preferem a segunda opção. Ninguém tenha dúvidas quanto a isso

      • José Campos, acho que tem toda a razão, o PCP é um partido ao serviço de um país estrageiro, de uma ideologia ultrapassada e que não resulta em nenhum país do mundo. O PCP foi financiado pela ex – URSS e deve continuar a ser agora financiado pela Russia, nenhuma outra explicação faz sentido. Ficarei feliz no dia que esse partido desaparecer da nossa politica, como aliás ja desapareceu de quase toda a europa civilizada. Claro que noutros paises a Russia começou a apoiar a extrema direita, pois a sua intenção é mesmo desunir a europa e aproveitar-se disso. Quanto a ser um jovem, por aí engana-se, pois nasci antes do deAbril, por essa altura já andava, já corria, já talvez até soubesse ler …

  2. Não existe espaço em PT, pais democratico, para lixo como este.

    Ainda pergunto o q estao a fazer em bruxelas, a defender q interesses, a de putin?

  3. Partidos de esquerda fazem falta numa democracia, assim como fazem falta os de direita e os de centro e outros.
    Mas lixo deste não.

  4. Como podem estes “artistas” justificar o injustificável ?…..Há duas explicações. Ou tem cera nos ouvidos e m…a nos olhos , ou como se diz em bom Francês (Ils sont copains comme cochons) com o Psicopata Putin !……..a segunda hipótese é a mais provável !

  5. O PCP ainda está no tempo da URSS e o que dá mais pena é malta nova já ter a cassete toda bem decorada … como dizia o Ricardo Pereira (olha quem !!!) cheia de que os EUA é que são sempre os culpados !!! Qualquer dia acabam como o CDS !!
    E são estes os democratas cá do sítio ????

  6. Por vezes, mesmo eu tenho dificuldade em identificar alguns HIPÓCRITAS…
    Foi preciso este episódio, para os senhores destes partidos viram ao de cima!

  7. Ponham esta gente no centro de Kiev a receber do país que eles comunistas tanto veneram os mísseis da opressão. Esta gente que recebe de um povo o que eles não valem…..Vamos trabalhar este acontecimento e levar até extinção esta narrativa ideológica que a cem anos tavez poderia considerar-se falar.,

  8. O PCP ainda está no tempo da URSS, andou a dormir, tinha o tachinho cheio e não deu pela mudança, aqui, continua a pensar que ainda está a falar para ceifeiras e cavadores como no 25 de abril.
    Pior, levou uma tareia no Alentejo, e também não deu por nada, vergonha
    ACORDEM…

  9. Que bonitas figuras tem feito o BE e principalmente p PCP… tantos anos a combater a ditadura do Salazar e agora estão com ‘”cerimónias” para combater o maior ditador mais perigoso de sempre!!

  10. O comunismo tal como o nazismo deveria ser proibido! São ideologias contra a Humanidade, e desta, contra a Liberdade, democracia e tudo o que é decente na vida. Foram sempre contra tudo o que representa a livre opção de vida e que reoresenta a História, enorme, do Ocidente. Maldita gente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.