Catarina Martins contra-ataca: “O BE nunca contou com o PS para nada”

António Pedro Santos / Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

A líder bloquista reagiu às declarações de Costa, que descartou o BE e o PCP para as próximas legislativas. Catarina Martins disse que “o BE nunca contou com o PS para nada”.

Em entrevista à TVI, a coordenadora do Bloco de Esquerda falou sobre uma eventual coligação com o PS. Catarina Martins defendeu que tudo vai depender do resultado eleitoral e que “o BE está nesta campanha para discutir qual é o Governo de que o país precisa”. Assim sendo, o Bloco não entra nestas eleições com uma geringonça em vista, mas quer melhores resultados eleitorais.

O Bloco de Esquerda nunca contou com o Partido Socialista para nada. Estará no Governo quando tiver os votos para isso. Não exige nem pede nada ao PS, nem nunca o fez”, explicou Catarina Martins. “O BE precisa de mais 10%“, atirou.

A líder bloquista fez um balanço positivo destes últimos quatro anos, defendendo que o caminho que o BE fez “foi importante”.

“Há quatro anos, quando estive aqui num debate, as pessoas discutiam se se ia cortar muito ou pouco nas pensões. Isso não aconteceu, e não aconteceu porque houve um resultado eleitoral, uma força, que permitiu inscrever num acordo que não se podia congelar as pensões, como o Partido Socialista propunha, e que, pelo contrario, tinham de ser atualizadas todos os anos. Isso aconteceu e fomos até mais longe. Conseguimos aumentar mais as pensões mínimas”, disse, citada pelo Observador.

O Bloco de Esquerda continua a focar-se em melhores condições para os trabalhadores no seu programa eleitoral para as próximas eleições. Catarina Martins afirmou que é necessário “um governo que seja capaz de uma legislação laboral, que acabe com o abuso do trabalho temporário, que garanta salários dignos e que respeite quem trabalhou toda uma vida e garante o acesso a uma pensão digna”.

Falou ainda da necessidade em ter um serviço nacional de saúde eficaz e de “um investimento que faltava ao país”. A coordenadora do BE garante que este “é um Governo seguramente do Bloco de Esquerda”.

Governo de direita fora de equação

Para Catarina Martins, neste momento, “um Governo de direita está fora de hipótese” e o que resta saber “é se o PS tem ou não maioria absoluta”. Tendo isto em mente, relembrou os portugueses daquilo que foram as maiorias absolutas, realçando que “é uma má ideia”.

Ainda em resposta às declarações do primeiro-ministro António Costa, que de véspera tinha dito que o PS era única forma estabilizar o país e prepará-lo para uma crise internacional hipotética, a sua parceira de coligação disse que “o BE é que sempre foi a força da estabilidade ao longo dos tempos“. Além disso, defende que nunca inventaram crises e que sempre apresentaram soluções, e que “algumas vezes foi o PS que não as quis”.

“O programa do PS é muito vago. Será que quando dizem que pode vir aí uma crise têm um programa escondido?”, questionou Catarina Martins, citada pelo Expresso. “Quando parece que há becos sem saída, é bom não reagir a quente e resistir a provocações”, atirou.

A bloquista é perentória: “o Bloco de Esquerda quer contas certas“. Martins diz que não acha bem um país ter um défice que não justifica. “O problema é como é que nós fazemos a consolidação orçamental”, explicou.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Cala essa boca. porra… vão mas é trabalhar cambada de malandros, nem a água que bebem merecem…. O país está há mais de 45 anos a ser devorado por hienas raivosas e da pior espécie. Trabalhem para o país e para o povo, só sabem destruir… VÃO TODOS PARA O INFERNO. QUEREMOS POLÍTICOS DECENTES E NÃO HIENAS FAMINTAS PARA DEVORAR TUDO. CUM CARAGO!!

    • Mais um “iluminado”!… o que vale é que estupidez não é proibida senão, estavas bem servido…
      Claro que a culpa é toda da Catarina e do BE… o PS, PSD E CDS não tem nada a ver com o que se passou nos ultimos 45 anos…

  2. Querem ver que agora depois de um casamento aparentemente tão feliz vão-se divorciar só porque o senhor Costa está convencido que irá ter maioria absoluta! Se tal não vier a acontecer o senhor Costa matreiro como é lá convencerá uma vez mais a Catarina e companhia e lá partirão para novo casamento na ilusão da felicidade para sempre.

RESPONDER

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …