Catarina Martins contra-ataca: “O BE nunca contou com o PS para nada”

António Pedro Santos / Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

A líder bloquista reagiu às declarações de Costa, que descartou o BE e o PCP para as próximas legislativas. Catarina Martins disse que “o BE nunca contou com o PS para nada”.

Em entrevista à TVI, a coordenadora do Bloco de Esquerda falou sobre uma eventual coligação com o PS. Catarina Martins defendeu que tudo vai depender do resultado eleitoral e que “o BE está nesta campanha para discutir qual é o Governo de que o país precisa”. Assim sendo, o Bloco não entra nestas eleições com uma geringonça em vista, mas quer melhores resultados eleitorais.

O Bloco de Esquerda nunca contou com o Partido Socialista para nada. Estará no Governo quando tiver os votos para isso. Não exige nem pede nada ao PS, nem nunca o fez”, explicou Catarina Martins. “O BE precisa de mais 10%“, atirou.

A líder bloquista fez um balanço positivo destes últimos quatro anos, defendendo que o caminho que o BE fez “foi importante”.

“Há quatro anos, quando estive aqui num debate, as pessoas discutiam se se ia cortar muito ou pouco nas pensões. Isso não aconteceu, e não aconteceu porque houve um resultado eleitoral, uma força, que permitiu inscrever num acordo que não se podia congelar as pensões, como o Partido Socialista propunha, e que, pelo contrario, tinham de ser atualizadas todos os anos. Isso aconteceu e fomos até mais longe. Conseguimos aumentar mais as pensões mínimas”, disse, citada pelo Observador.

O Bloco de Esquerda continua a focar-se em melhores condições para os trabalhadores no seu programa eleitoral para as próximas eleições. Catarina Martins afirmou que é necessário “um governo que seja capaz de uma legislação laboral, que acabe com o abuso do trabalho temporário, que garanta salários dignos e que respeite quem trabalhou toda uma vida e garante o acesso a uma pensão digna”.

Falou ainda da necessidade em ter um serviço nacional de saúde eficaz e de “um investimento que faltava ao país”. A coordenadora do BE garante que este “é um Governo seguramente do Bloco de Esquerda”.

Governo de direita fora de equação

Para Catarina Martins, neste momento, “um Governo de direita está fora de hipótese” e o que resta saber “é se o PS tem ou não maioria absoluta”. Tendo isto em mente, relembrou os portugueses daquilo que foram as maiorias absolutas, realçando que “é uma má ideia”.

Ainda em resposta às declarações do primeiro-ministro António Costa, que de véspera tinha dito que o PS era única forma estabilizar o país e prepará-lo para uma crise internacional hipotética, a sua parceira de coligação disse que “o BE é que sempre foi a força da estabilidade ao longo dos tempos“. Além disso, defende que nunca inventaram crises e que sempre apresentaram soluções, e que “algumas vezes foi o PS que não as quis”.

“O programa do PS é muito vago. Será que quando dizem que pode vir aí uma crise têm um programa escondido?”, questionou Catarina Martins, citada pelo Expresso. “Quando parece que há becos sem saída, é bom não reagir a quente e resistir a provocações”, atirou.

A bloquista é perentória: “o Bloco de Esquerda quer contas certas“. Martins diz que não acha bem um país ter um défice que não justifica. “O problema é como é que nós fazemos a consolidação orçamental”, explicou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Cala essa boca. porra… vão mas é trabalhar cambada de malandros, nem a água que bebem merecem…. O país está há mais de 45 anos a ser devorado por hienas raivosas e da pior espécie. Trabalhem para o país e para o povo, só sabem destruir… VÃO TODOS PARA O INFERNO. QUEREMOS POLÍTICOS DECENTES E NÃO HIENAS FAMINTAS PARA DEVORAR TUDO. CUM CARAGO!!

    • Mais um “iluminado”!… o que vale é que estupidez não é proibida senão, estavas bem servido…
      Claro que a culpa é toda da Catarina e do BE… o PS, PSD E CDS não tem nada a ver com o que se passou nos ultimos 45 anos…

  2. Querem ver que agora depois de um casamento aparentemente tão feliz vão-se divorciar só porque o senhor Costa está convencido que irá ter maioria absoluta! Se tal não vier a acontecer o senhor Costa matreiro como é lá convencerá uma vez mais a Catarina e companhia e lá partirão para novo casamento na ilusão da felicidade para sempre.

RESPONDER

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …