Catarina Martins contra-ataca: “O BE nunca contou com o PS para nada”

António Pedro Santos / Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

A líder bloquista reagiu às declarações de Costa, que descartou o BE e o PCP para as próximas legislativas. Catarina Martins disse que “o BE nunca contou com o PS para nada”.

Em entrevista à TVI, a coordenadora do Bloco de Esquerda falou sobre uma eventual coligação com o PS. Catarina Martins defendeu que tudo vai depender do resultado eleitoral e que “o BE está nesta campanha para discutir qual é o Governo de que o país precisa”. Assim sendo, o Bloco não entra nestas eleições com uma geringonça em vista, mas quer melhores resultados eleitorais.

O Bloco de Esquerda nunca contou com o Partido Socialista para nada. Estará no Governo quando tiver os votos para isso. Não exige nem pede nada ao PS, nem nunca o fez”, explicou Catarina Martins. “O BE precisa de mais 10%“, atirou.

A líder bloquista fez um balanço positivo destes últimos quatro anos, defendendo que o caminho que o BE fez “foi importante”.

“Há quatro anos, quando estive aqui num debate, as pessoas discutiam se se ia cortar muito ou pouco nas pensões. Isso não aconteceu, e não aconteceu porque houve um resultado eleitoral, uma força, que permitiu inscrever num acordo que não se podia congelar as pensões, como o Partido Socialista propunha, e que, pelo contrario, tinham de ser atualizadas todos os anos. Isso aconteceu e fomos até mais longe. Conseguimos aumentar mais as pensões mínimas”, disse, citada pelo Observador.

O Bloco de Esquerda continua a focar-se em melhores condições para os trabalhadores no seu programa eleitoral para as próximas eleições. Catarina Martins afirmou que é necessário “um governo que seja capaz de uma legislação laboral, que acabe com o abuso do trabalho temporário, que garanta salários dignos e que respeite quem trabalhou toda uma vida e garante o acesso a uma pensão digna”.

Falou ainda da necessidade em ter um serviço nacional de saúde eficaz e de “um investimento que faltava ao país”. A coordenadora do BE garante que este “é um Governo seguramente do Bloco de Esquerda”.

Governo de direita fora de equação

Para Catarina Martins, neste momento, “um Governo de direita está fora de hipótese” e o que resta saber “é se o PS tem ou não maioria absoluta”. Tendo isto em mente, relembrou os portugueses daquilo que foram as maiorias absolutas, realçando que “é uma má ideia”.

Ainda em resposta às declarações do primeiro-ministro António Costa, que de véspera tinha dito que o PS era única forma estabilizar o país e prepará-lo para uma crise internacional hipotética, a sua parceira de coligação disse que “o BE é que sempre foi a força da estabilidade ao longo dos tempos“. Além disso, defende que nunca inventaram crises e que sempre apresentaram soluções, e que “algumas vezes foi o PS que não as quis”.

“O programa do PS é muito vago. Será que quando dizem que pode vir aí uma crise têm um programa escondido?”, questionou Catarina Martins, citada pelo Expresso. “Quando parece que há becos sem saída, é bom não reagir a quente e resistir a provocações”, atirou.

A bloquista é perentória: “o Bloco de Esquerda quer contas certas“. Martins diz que não acha bem um país ter um défice que não justifica. “O problema é como é que nós fazemos a consolidação orçamental”, explicou.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Cala essa boca. porra… vão mas é trabalhar cambada de malandros, nem a água que bebem merecem…. O país está há mais de 45 anos a ser devorado por hienas raivosas e da pior espécie. Trabalhem para o país e para o povo, só sabem destruir… VÃO TODOS PARA O INFERNO. QUEREMOS POLÍTICOS DECENTES E NÃO HIENAS FAMINTAS PARA DEVORAR TUDO. CUM CARAGO!!

    • Mais um “iluminado”!… o que vale é que estupidez não é proibida senão, estavas bem servido…
      Claro que a culpa é toda da Catarina e do BE… o PS, PSD E CDS não tem nada a ver com o que se passou nos ultimos 45 anos…

  2. Querem ver que agora depois de um casamento aparentemente tão feliz vão-se divorciar só porque o senhor Costa está convencido que irá ter maioria absoluta! Se tal não vier a acontecer o senhor Costa matreiro como é lá convencerá uma vez mais a Catarina e companhia e lá partirão para novo casamento na ilusão da felicidade para sempre.

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …