/

BCP e Novo Banco colocam dívida do Sporting à venda

Credores do Sporting querem vender 40 milhões em dívida convertível em ações da SAD do campeão nacional. Banco de investimento Rothschild está a comandar a operação.

O Millennium BCP e o Novo Banco contrataram o banco de investimento Rothschild & Co. para montar uma operação de venda dos créditos que as duas instituições têm sobre o Sporting, incluindo as VMOC (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis), no valor de 40,5 milhões de euros, avança a agência Bloomberg.

Caso o Sporting não reembolse o valor que os bancos detêm até 2026, os detentores convertem esses títulos em ações da SAD do clube. Um cenário que os bancos credores querem evitar, vendendo as suas posições, lembra o jornal online Eco.

O pacote original incluía 55 milhões de uma primeira emissão de 2010, a que acresceram 80 milhões, em 2014, por conversão de 56 milhões em créditos do Millennium bcp e 24 milhões do Novo Banco.

O valor desses VMOC ascende atualmente a 40,5 milhões de euros (é esse o preço a pagar pelo clube para evitar a entrada de um terceiro investidor na Sporting SAD), mas já foi muito superior. Ascendia a 135 milhões de euros, mas em 2019 uma reestruturação dessa dívida permitiu ao Sporting um perdão de 94,5 milhões de euros.

De acordo com o Expresso, que confirmou a informação junto de fonte conhecedora do processo, além das VMOC o BCP e o Novo Banco também estão a vender outros créditos de que são titulares sobre o Sporting, mas não foi possível apurar o valor exato dessa dívida ao dia de hoje nem as condições de venda da mesma.

No seu último relatório e contas semestral, relativo ao período de julho a dezembro de 2020, a SAD leonina reportava ter em dívida ao Novo Banco e BCP 37 milhões de euros de empréstimos bancários e 63 milhões de euros em factoring com os dois bancos e a empresa Sagasta.

Contactados pela Bloomberg, o BCP, o Novo Banco e o Rothschild não quiseram fazer comentários.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.