BCP não pode, mas quer comprar o Novo Banco

O BCP está interessado em entrar na corrida para a compra do Novo Banco e, embora não esteja autorizado a fazer aquisições, estuda potenciais soluções para poder avançar.

Um dado obtido pelo Jornal de Negócios que garante que o BCP “está a avaliar alternativas” para poder entrar na corrida para a aquisição do Novo Banco.

O BCP está, neste momento, impedido de fazer aquisições, por não ter ainda devolvido ao Estado a ajuda de 750 milhões de euros que recebeu em forma dos chamados CoCos. Mas, mesmo assim, a entidade bancária tem expectativas de poder encontrar uma solução que lhe permita afirmar-se como candidato à compra do Novo Banco.

O Jornal de Negócios sublinha que a administração do BCP “está consciente de que é muito difícil obter luz verde de Bruxelas”, mas que “admite pedir autorização”.

Num cenário de fusão entre o BCP e o Novo Banco, esta nova entidade bancária tornar-se-ia assim líder do mercado nacional, ultrapassando a Caixa Geral de Depósitos, quer em termos de carteira de créditos, quer de depósitos.

“Os dois bancos, em conjunto, poderiam ter mais de 1.200 balcões e mais de 13 mil colaboradores”, refere o Dinheiro Vivo.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A ditadura de Bruxelas vai entregar o banco aos espanhóis, é apenas mais um, não sei se o BCP ainda pertence a portugueses o que seria uma compra mais correta caso saibam ser honestos o que já parece haver muito défice de tal qualidade, restará talvez a esperança na troika governativa para resolver a situação pois há poucos meses atrás tinham solução para tudo, espero que não tenham perdido as virtudes.

  2. Como Português e com a experiência de 42 anos como empresário sei que seria para Portugal muito importante que a ex fortíssima marca BES hoje muito bem representada pelo Novo Banco ficasse em mãos Portuguesas.
    O BCP sendo igualmente uma marca igualmente muito forte muito bem liderado pelo Dr Nuno Amado que como é do domínio público tem feito um trabalho de reestruturação fantástico tem todas as condições com a compra ou fusão do NB para majorar valor ao mercado Bancário Português e obviamente á Economia Nacional.
    Quero acreditar que quer Sua Excelência o Senhor Presidente da República quer o Senhor Primeiro Ministro saberão defender os interesses do nosso País junto das mais altas instancias Europeias nomeadamente junto do Banco Central Europeu.

RESPONDER

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …

Com as eleições à porta, escolha de listas de candidatos autárquicos cria nova guerra no PS-Braga

O PS-Braga, que já tinha estado em clima de tensão depois da escolha do candidato autárquico Hugo Pires, abre agora uma nova guerra: as listas de candidatos autárquicos não foram votadas. Segundo o Observador, a queixa …

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Vem aí o draft da NBA e Neemias Queta pode fazer história por Portugal

Neemias Queta pode fazer história ao tornar-se o primeiro português a jogar na NBA, a principal liga de basquetebol dos Estados Unidos e do mundo. Nesta madrugada de quinta-feira, dia 29, para sexta-feira, dia 30, a …

Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT. O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de …

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …