BCP não pode, mas quer comprar o Novo Banco

O BCP está interessado em entrar na corrida para a compra do Novo Banco e, embora não esteja autorizado a fazer aquisições, estuda potenciais soluções para poder avançar.

Um dado obtido pelo Jornal de Negócios que garante que o BCP “está a avaliar alternativas” para poder entrar na corrida para a aquisição do Novo Banco.

O BCP está, neste momento, impedido de fazer aquisições, por não ter ainda devolvido ao Estado a ajuda de 750 milhões de euros que recebeu em forma dos chamados CoCos. Mas, mesmo assim, a entidade bancária tem expectativas de poder encontrar uma solução que lhe permita afirmar-se como candidato à compra do Novo Banco.

O Jornal de Negócios sublinha que a administração do BCP “está consciente de que é muito difícil obter luz verde de Bruxelas”, mas que “admite pedir autorização”.

Num cenário de fusão entre o BCP e o Novo Banco, esta nova entidade bancária tornar-se-ia assim líder do mercado nacional, ultrapassando a Caixa Geral de Depósitos, quer em termos de carteira de créditos, quer de depósitos.

“Os dois bancos, em conjunto, poderiam ter mais de 1.200 balcões e mais de 13 mil colaboradores”, refere o Dinheiro Vivo.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A ditadura de Bruxelas vai entregar o banco aos espanhóis, é apenas mais um, não sei se o BCP ainda pertence a portugueses o que seria uma compra mais correta caso saibam ser honestos o que já parece haver muito défice de tal qualidade, restará talvez a esperança na troika governativa para resolver a situação pois há poucos meses atrás tinham solução para tudo, espero que não tenham perdido as virtudes.

  2. Como Português e com a experiência de 42 anos como empresário sei que seria para Portugal muito importante que a ex fortíssima marca BES hoje muito bem representada pelo Novo Banco ficasse em mãos Portuguesas.
    O BCP sendo igualmente uma marca igualmente muito forte muito bem liderado pelo Dr Nuno Amado que como é do domínio público tem feito um trabalho de reestruturação fantástico tem todas as condições com a compra ou fusão do NB para majorar valor ao mercado Bancário Português e obviamente á Economia Nacional.
    Quero acreditar que quer Sua Excelência o Senhor Presidente da República quer o Senhor Primeiro Ministro saberão defender os interesses do nosso País junto das mais altas instancias Europeias nomeadamente junto do Banco Central Europeu.

RESPONDER

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …