BCE pode ter de reavaliar idoneidade de Paulo Macedo na CGD

Em causa está a contratação alegadamente fictícia de João Conceição, o assessor do antigo ministro da Economia Manuel Pinho. O Banco Central Europeu poderá agora reavaliar a idoneidade de Paulo Macedo à frente da CGD.

A auditoria interna realizada pelo Banco Comercial Português (BCP) já está na posse do Banco de Portugal. O relatório conclui que Paulo Macedo, que na altura esteva nos recursos humanos do BCP, procedeu à contratação alegadamente fictícia do assessor do antigo ministro da Economia de Sócrates, João Conceição.

Cabe agora ao Banco de Portugal enviar a auditoria para o Banco Central Europeu (BCE) que vai reavaliar se Paulo Macedo tem condições de idoneidade para continuar à frente da Caixa Geral de Depósito (CGD).

A auditoria feita revela um relação entre o BCP, a EDP— que é acionista do banco — e João Conceição. No entanto, o foco está em Paulo Macedo, o atual presidente da CGD, que alegadamente foi responsável pela contratação fictícia de Conceição. Apesar de este nunca ter exercido as funções para que foi contratado, recebeu do Banco Comercial Português um total de 153 mil euros em oito meses.

Esta foi a conclusão de uma auditoria interna ordenada pelo atual presidente-executivo Miguel Maya. Nesse mesmo período, Conceição foi assessor de Manuel Pinho na área da energia e é agora arguido no caso EDP, por suspeitas de alegados favorecimentos à elétrica na legislação produzida pelo gabinete de Pinho para o setor energético.

De acordo com o Público, o ex-ministro terá recebido do BES cerca de um milhão de euros. Pinho, como ministro da Economia de Sócrates, tinha responsabilidade no setor energético, nomeadamente na EDP, onde o Estado era acionista. A triangulação de relações continua, com a EDP como acionista do BCP e o BES como acionista da EDP.

Assim, suspeita-se que a contratação de João Conceição resultou de um acordo entre Paulo Macedo e o administrador executivo da EDP, João Manso Neto, como contrapartida por supostos favorecimentos à EDP na criação de legislação favorável. Embora ambos tenham combinado que os custos totais da contratação seriam reembolsados pela EDP ao BCP, isso nunca se veio a verificar.

O Ministério Público teve acesso aos e-mails trocados entre ambos, nos quais se combinam as condições finais de contrato: 140 mil euros por ano, seguros de saúde e de vida, e um bónus de 50%. Paulo Macedo viria a comunicar a Carlos Santos Ferreira a formalização do contrato a 3 de setembro de 2008.

Ainda no mês passado, como testemunha do processo EDP, Macedo disse ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que não se lembrava da contratação de Conceição. O BCP já pediu o reembolso dos 153 mil euros a João Conceição, mas este invocou a “prescrição de qualquer crédito laboral” por atos cometidos há mais de cinco anos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente continuamos sujeitos a situações pouco credíveis.
    Se CGD é Estatal é da sua competência fazer com que funcione na perfeição.
    Os depositantes vão deixando a CGD por razões de insatisfação .

  2. Deve fazê-lo . É tempo de refazer o que está errado.
    Os clientes têm uma palavra a dizer e para evitar que erros sejam cometidos devia ser permitido a existência de uma associação .

  3. Cliente a mais de trinta Anos ´, decidi cancelar as minhas contas na CGD, lamento o facto de ter de deixar a excelente relação com os funcionários da agência, com quais cheguei a ter uma relação de amizade !……….. Mas o assalto aos depositantes, foi de tal forma vergonhoso, que não senti a obrigação de contribuir por os danos causados por tanta corrupção !… o Macedo que arranje outros bodes expiatórios !

  4. LUGAR PARA CONCURSO E NÃO SUJEITO A CUNHAS ,SIMPATIAS POLÍTICAS ,AMIZADES ,COMPADRIOS.PARA TRÁS TEM HISTORIAL POUCO BRILHANTE.
    SE CONTINUA MAL É CULPA DA GOVERNAÇÃO QUE FECHA OS OLHOS.

RESPONDER

Novas restrições em Itália recebidas com protestos violentos

Manifestantes saíram à rua em várias cidades italianas, esta segunda-feira, para protestar contra as novas restrições anunciadas pelo Governo para controlar a pandemia de covid-19. De acordo com a agência Associated Press (AP), citada pelo jornal …

Número de Câmaras que devolvem parte do IRS duplicou numa década

O número de Câmaras Municipais que dão desconto no IRS aos munícipes, ao abrigo do Regime Financeiro das Autarquias locais, duplicou em dez anos. O número de Câmaras Municipais a efetuar descontos no IRS a favor …

"Melhor treinador de todos os tempos". Mourinho vai receber prémio na Web Summit

A Web Summit anunciou, esta terça-feira, que o treinador de futebol português vai ser premiado com o "Web Summit Innovation in Sport", durante o evento que decorre online entre 2 e 4 de dezembro. Em comunicado …

Afinal, novo apoio social vai chegar a 250 mil trabalhadores e custar 633 milhões de euros

As negociações do Governo com a esquerda levaram a alterações no novo apoio social, que deverá abranger mais 80 mil pessoas do que inicialmente estava previsto.  O novo apoio social previsto na proposta de Orçamento do …

Geringonça açoriana. PSD pondera ligação com CDS, PPM e Chega (e o PAN é o centro da disputa)

PSD leva em conta "casamento" político com CDS e PPM e estes podem ser opção para o executivo regional. Os sociais-democratas e os socialistas disputam o PAN. Após as eleições nos Açores, que se realizaram no …

"Dei-te quase tudo." PS dedica música ao Bloco, mas não vai em cantigas

"Dei-te quase tudo e quase tudo foi demais." A dedicatória do deputado socialista João Paulo Pedrosa resume a relação tensa do Governo com o Bloco de Esquerda. Sem acordo, parte das propostas no Código de …

Cristiano Ronaldo está a ser investigado em Itália por causa da covid-19

O ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou que está em curso uma investigação para "provar" que Cristiano Ronaldo quebrou o protocolo sanitário no âmbito da pandemia de covid-19. Em causa está o facto …

PEV vai abster-se na votação do Orçamento do Estado na generalidade

O Partido Ecologista "Os Verdes" junta-se ao PCP e ao PAN na abstenção da votação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, cuja aprovação já está garantida. De acordo com o deputado José Luís Ferreira, …

Ovar volta a ativar Plano de Emergência Municipal

A Câmara Municipal de Ovar reativou o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil face ao aumento do número de casos de covid-19. Salvador Malheiro, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência, a partir das 00:00 …

Crocodilos africanos viveram em Espanha há seis milhões de anos

Há milhões de anos, várias espécies de crocodilos habitaram a Europa. Contudo, era improvável que crocodilos do género Crocodylus - de origem africana - tivessem vivido na bacia do Mediterrâneo. Os vestígios encontrados nas regiões …