Ex-assessor de Manuel Pinho ganhou 153 mil euros em 8 meses (sem trabalhar)

João Conceição, ex-assessor de Manuel Pinho no governo de Sócrates, ganhou mais de 153 mil euros como diretor do BCP, entre setembro de 2008 e maio de 2009. Porém, o BCP não encontrou provas dos serviços prestados por Conceição.

Esta foi a conclusão de uma auditoria interna ordenada pelo atual presidente-executivo Miguel Maya. Nesse mesmo período, Conceição foi assessor de Pinho na área da energia e é agora arguido no caso EDP, por suspeitas de alegados favorecimentos à elétrica na legislação produzida pelo gabinete de Pinho para o setor energético.

De acordo com o Correio da Manhã, o BCP descobriu que Conceição não prestou serviços no banco depois de ter feito no início deste ano, a pedido de Miguel Maya, uma auditoria interna à contratação do ex-assessor de Pinho. “No período de vigência do contrato de trabalho celebrado entre o Banco e o Eng.º João Conceição (entre 15/09/2008 e 11/05/2009) não obtivemos evidências de quaisquer serviços prestados ao Banco por aquele ex-colaborador”, lê-se no documento do BCP.

Como diretor do BCP, Conceição tinha um salário mensal bruto de 10 mil euros e beneficiava de seguro de vida, seguro de saúde e carro. O mesmo documento do BCP revela que o banco pediu a Conceição, em 23 de janeiro deste ano, o reembolso dos mais de 153 mil euros, por “incumprimento da contraprestação laboral”.

Seis dias depois, Conceição respondeu, “refutando e repudiando o seu conteúdo e estranhando o facto de ‘só agora’ [10 anos depois] o Banco colocar esta questão, deixando também uma alusão ao argumento da prescrição”.

Conceição garante, de acordo com o CM, que prestou “as tarefas que me foram cometidas, nomeadamente por indicação do senhor Dr. Fernando Maia e, presumo, que com o conhecimento também de outros responsáveis.” Contactado pelo jornal, Conceição afirmou não ter esclarecimentos públicos adicionais”.

Quando foi ouvido na auditoria interna do BCP, Fernando Maia disse não se recordar do caso de Conceição. Num outro documento interno do BCP, no qual surge o nome de Fernando Maia, refere-se que os custos mensais com a contratação de Conceição devem ser imputados à EDP.

João Conceição já esteve envolvido noutras polémicas. Em fevereiro deste ano, soube-se que a consultora Boston Consulting Group (BCG) que pagou João Conceição, o assessor do ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, trabalhou para a EDP, em 2007 — o mesmo período em que João Conceição assessorou Pinho. A consultora ganhou centenas de milhares de euros em trabalhos para a EDP.

Além disso, João Conceição garantiu à comissão de inquérito às rendas da energia desconhecer quem pagava os seus servicos. Nem a consultora nem o Ministério tinham os documentos sobre a prestação do serviço.

João Conceicão foi contratado pelo banco – onde a EDP é das maiores acionistas – após ter enviado ao presidente da elétrica, António Mexia, um email com o currículo anexado e onde estipulava condicões salariais (valor anual de 140 mil euros). Foi entendido pela Justica como um pedido de cunha a António Mexia para o lugar no BCP.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Mais um grande português para a lista dos heróis nacionais, tipo Sócrates este que só será julgado daqui por dez anos e, na primeira sessão, será declarada a prescrição de todos os crimes.

  2. Esse é feio como merd… é um suino é um de milhares que roubam ao povo e o povo nada faz, deixa a caravana passar e depois ladra!!!
    Deveria estar preso, mas como são maçons a liberdade e o roubo está protegido…

  3. Pois:
    Este cavalheiro,
    Sr. Corninhos,
    Eng. 44,
    Encormado,
    Encorajador,
    Milú,
    Pedrosos,
    Jamé,
    Rex Azores,
    Divino espírito santo,
    Etc.
    Etc.
    Etc.

    Viva a xu(xo)lândia!!!
    Vai de continuar a botar a cruz neles…

  4. …..país de bandidos…..e ainda querem que o cidadão caminhe para as assembleias de voto……….por mim enquanto for democracia do nacional-porreirismo, podem esperar sentados ……

  5. Como este caso há muitos, só fico admirado por que razão a PGR não actua nestes casos?
    É uma vergonha, muitos dos políticos dizem que estão contra, mas eles favoreceram muitos que nem sequer tinham competência para o cargo e no final até foram indemnizados com valores exorbitantes.
    Os amigos deles são sempre apoiados…nem digo mais, ia implicar um politico actual muito conhecido da esfera do PS.

  6. A culpa é do Costa e os amigos que escolhe…isto tem um nome, deviam ter vergonha, mas o povo sabe o que eles são, só que ….
    Deviam ser corridos com ovos podres, andam a roubar o contribuinte e todos dizem AMEN.

RESPONDER

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …