Assessor de Pinho não sabia quem lhe pagava os salários

João Faria Conceição, o técnico que assessorou o ex-ministro da Economia Manuel Pinho entre 2007 e 2009, garantiu à comissão de inquérito às rendas da energia desconhecer quem pagava os seus serviços.

O engenheiro, arguido no inquérito aos contratos com a EDP (CMEC), foi destacado pela Boston Consulting Group para dar apoio ao governante nos dossiers da Energia. Mas nem a consultora nem o Ministério têm documentos sobre a prestação do serviço, avança o Correio da Manhã esta quinta-feira.

A resposta de João Conceição ao pedido dos deputados para esclarecimentos adicionais já em janeiro, após ter sido ouvido em setembro no Parlamento, acabou por manter o mistério em torno de quem custeou a assessoria. Por isso, o BE pediu que os dados sejam participados ao Ministério Público.

A BCG confirma que tinha o técnico destacado no Ministério da Economia mas não encontra o contrato de prestação de serviços, “o que não significa necessariamente que não tenha existido”, alega nos documentos a que o CM teve acesso.

O Estado também não encontra o contrato. O técnico contribuiu para o desenho dos CMEC, contratos com a EDP que estão a ser investigados por suspeita de corrupção. Em julho de 2008, João Conceição rescindiu contrato com a consultora mas manteve-se no Ministério da Economia.

João Conceição foi contratado pelo banco – onde a EDP é das maiores acionistas – após ter enviado ao presidente da elétrica, António Mexia, um email com o currículo anexado e onde estipulava condições salariais (valor anual de 140 mil euros). Foi entendido pela Justiça como um pedido de cunha a António Mexia para o lugar no BCP.

O técnico é agora administrador da REN. Contactado pelo mesmo jornal, João Conceição disse “não ter nada a acrescentar” à informação enviada à Assembleia da República.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E natural que não saiba. E se alguma vez soube já se esqueceu. A filha do vara também não sabia de onde vinham os milhões e que a casa que vendeu foi a uma empresa onde o pai era sócio. O Santos Ferreira também já não se lembra dos créditos (mal parados) que concedeu na CGD. Toda esta gente ou não sabem ou já se não lembram…!

RESPONDER

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …