/

MP investiga provas que podem ligar caso EDP aos processos Sócrates e BES

13

Miguel A. Lopes / Lusa

Os procuradores do Ministério Público que estão a investigar o caso EDP, e as suspeitas de “luvas” pagas ao ex-ministro Manuel Pinho pela empresa de energia, estão a tentar estabelecer uma ligação entre este processo e os casos Sócrates e BES, e contam com a ajuda de Carlos Alexandre nesse sentido.

O Observador repara que os procuradores do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Carlos Casimiro e Hugo Neto, solicitaram ao responsável pelo chamado Caso Sócrates, Rosário Teixeira, “toda a documentação relativa a eventuais pagamentos efectuados por sociedades do universo GES [Grupo Espírito Santo] ao arguido António Mexia, bem como a de todos os [pagamentos] realizados ao arguido Manuel Pinho, nomeadamente pela [sociedade offshore] Espírito Santo (ES) Enterprises”.

Os investigadores querem também ver investigados os emails de Manuel Pinho e da sua ex-secretária, nomeadamente quando o ex-ministro da Economia foi administrador em empresas do GES.

O Ministério Público (MP) quer apurar se os valores transferidos pela offshore ES Entreprises, considerada o saco azul do GES, para Manuel Pinho terão sido eventuais “luvas” pelos alegados benefícios concedidos pelo ex-ministro e pelo Governo de José Sócrates à EDP. Naquela altura, o BES era accionista da EDP.

O Observador também avança que os procuradores do DCIAP “querem contornar” o juiz Ivo Rosa, o responsável do caso EDP no Tribunal Central de Instrução Criminal, considerando que este tem colocado “obstáculos” à investigação. Assim, vão “recorrer a Carlos Alexandre para recolher prova no caso BES/GES”, frisa a publicação.

O caso EDP envolve suspeitas de que Manuel Pinho recebeu da EDP um patrocínio de 1,2 mil milhões de euros, concedido directamente à Universidade norte-americana de Columbia, para se tornar professor convidado na instituição. Esse pagamento seria uma contrapartida pelas alegadas ajudas do ex-governante à EDP, durante o Governo de José Sócrates, defende o MP. António Mexia, presidente executivo da EDP, também é arguido no caso EDP, por suspeitas de corrupção activa.

ZAP //

13 Comments

  1. Mas não é este juiz que não tinha amigos que lhe emprestassem dinheiro e depois descobriu-se que afinal tinha recebido dinheiro de uma amigo, que por acaso tb pertence à área da justiça e que agora está a ser julgado e ele até foi testemunhar a seu favor como testemunha abonatória ?

    Enfim já sabemos que tudo o que acontece de errado foi culpa do Sócrates e que os outros são inocentes porque são amigos.

    • ó “eu” mudaste de nick???? mas nao mudaste de discurso.. afinal se nao defendes os socrates e a fins…. parece!!! eheheheeh….
      ja esta mais que provado que socrates e o cabecilha de uma quadrilha de pinos e pinos costas e silvas que continuam a governar se….
      SOCATES nao tinha so os banqueiros cativos.. tinha os jornalistas, os bavas mexias granadeiros e outros debaixo de mira e completamente controlados nao se sabe se por ameaças se por chantagens…se por facilidades de varia ordem… alem de que e muito feio para defender um amigalhaço atirar lama contra quem o acusa!!!!!.. o juiz na sua vida privada ate pode ser algem de quem nao tenhamos orgulho ou simpatia..mas nas suas funçoes e um grande e corajoso homem.. que tem conseguido afrontar o polvo do largo do rato

      • Não, eu sempre usei o mesmo nick, assim como tu continuas a ser o mesmo palerma; a acusar e a rotular tudo e todos sem qualquer critério ou sequer respeito/educação!!
        Para quem é tão religioso, devias evitar “acusar” e “condenar” alguém com base apenas nos teus delírios psicóticos!…
        Eu nunca defendi o Sócrates (era só o que faltava!), e caso não tenhas reparado, tu e ele são “farinha do mesmo saco” -ou o mesmo tipo de “farinha”, mas em “sacos” diferentes!!…

      • ehehe…. se nao estudaste para palhaço foi para impostor… de qualquer maneira nem tens graça nem consegues enganar ninguem a nao ser as tuas mortaguas!!!!

      • Bem… acabaram os créditos!…
        Continua praí a disparar sozinho, pois quem te dá “palha”, só acaba por alimentar anda mais as tuas palermices!..

      • ainda bem que percebeste que comigo nao adianta o embuste nem as tentativas pateticas de te mostrares isento…. mas deixa que te diga,antes as minhas palermices… do que as tuas tentativas matreiras de achincalhares gente de bem!!!!
        podes amar de paixao as mortaguas isso nao te da direito a que insultes os outros

      • Este Eu! é cá um arruaceiro. Não sei como é que o ZAP ainda não expulsou este ser e o Miguel Queiroz.

        Se fosse eu a mandar no ZAP já tinham ido os dois de vela mas há muito

      • Pois… mas felizmente tu não mandas nada e ninguém quer saber da tua opinião!!
        Nem sequer tens cultura/educação para dialogar de forma civilizada, quanto mais para decidir expulsar quem quer que seja!…
        Agora vai apanhar ar que tanto azedume só te faz mal e se calhar seria má ideia deixares de ler o que eu escrevo!!

  2. O Sócrates tem de arranjar um juiz amigo que vá testemunhar “como amigo”, pois como não tem juizes amigos nunca mais se vê livre do processo. Veja-se agora o caso do Orlando Figueira que estava em prisão domiciliária, foi lá o Juiz amigo Carlos Alexandre, já foi posto em liberdade. Enfim quem tem amigos é assim, é posto em liberdade , mas quando o mesmo juiz em vez de ser “amigo” é “inimigo” é esperar até ao infinito…………

  3. Claro, e pode contar, porque este “juiz das liberdades” enganou-se na opção e o que mais gostava era de ter ido para o MP ou a PJ!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.