Consultora que pagou assessor de Pinho trabalhava em simultâneo para a EDP

(cv)

A consultora Boston Consulting Group (BCG) que pagou João Conceição, o assessor do ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, trabalhou para a EDP, em 2007 — o mesmo período em que João Conceição assessorou Pinho.

A informação é avançada pelo Expresso. De acordo com o jornal, foi a BCG que, no final de 2006, propôs os seus serviços à EDP, nomeadamente “propostas específicas ao futuro modelo de funcionamento do Mibel”, o mercado ibérico de eletricidade — propostas essas que viriam a ser aprovadas em janeiro do ano seguinte, pelo conselho de administração executivo da EDP.

Segundo o Observador, a consultora ganhou centenas de milhares de euros em trabalhos para a EDP.

Três meses depois, em abril de 2007, o consultor da BCG João Conceição passaria a trabalhar para o Ministério da Economia, como assessor do ministro com esta pasta, Manuel Pinho.

O valor do contrato ultrapassava os 296 mil euros, pagos em duas prestações de 148 mil euros. Um aditamento a esse contrato, no final de janeiro de 2017, acrescentava um consultor para o projeto com o custo de 48 mil euros mensais. O projeto era coordenado por João Conceição, que três meses depois passaria a trabalhar como assessor de Pinho.

Em novembro desse mesmo ano, a consultora BCG voltou a ser contratada para elaborar um plano estratégico sobre o setor energético, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia.

Na semana passada foi noticiado que João Conceição garantiu à comissão de inquérito às  rendas da energia desconhecer quem pagava os seus servicos. Nem a consultora nem o Ministério tinham os documentos sobre a prestação do serviço.

A BCG confirmou que tinha o técnico destacado no Ministério da Economia mas não encontra o contrato de prestação de serviços, “o que não significa necessariamente que não tenha existido”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas descobrem compostos promissores para tratar cancro do fígado mortal

Investigadores descobriram algumas classes de terapêuticos que destroem as células tumorais fibrolamelares que crescem em ratos e testaram-nas em células humanas extraídas de tumores. As opções de tratamento para o cancro do fígado mortal, chamado carcinoma …

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …