Consultora que pagou assessor de Pinho trabalhava em simultâneo para a EDP

(cv)

A consultora Boston Consulting Group (BCG) que pagou João Conceição, o assessor do ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, trabalhou para a EDP, em 2007 — o mesmo período em que João Conceição assessorou Pinho.

A informação é avançada pelo Expresso. De acordo com o jornal, foi a BCG que, no final de 2006, propôs os seus serviços à EDP, nomeadamente “propostas específicas ao futuro modelo de funcionamento do Mibel”, o mercado ibérico de eletricidade — propostas essas que viriam a ser aprovadas em janeiro do ano seguinte, pelo conselho de administração executivo da EDP.

Segundo o Observador, a consultora ganhou centenas de milhares de euros em trabalhos para a EDP.

Três meses depois, em abril de 2007, o consultor da BCG João Conceição passaria a trabalhar para o Ministério da Economia, como assessor do ministro com esta pasta, Manuel Pinho.

O valor do contrato ultrapassava os 296 mil euros, pagos em duas prestações de 148 mil euros. Um aditamento a esse contrato, no final de janeiro de 2017, acrescentava um consultor para o projeto com o custo de 48 mil euros mensais. O projeto era coordenado por João Conceição, que três meses depois passaria a trabalhar como assessor de Pinho.

Em novembro desse mesmo ano, a consultora BCG voltou a ser contratada para elaborar um plano estratégico sobre o setor energético, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia.

Na semana passada foi noticiado que João Conceição garantiu à comissão de inquérito às  rendas da energia desconhecer quem pagava os seus servicos. Nem a consultora nem o Ministério tinham os documentos sobre a prestação do serviço.

A BCG confirmou que tinha o técnico destacado no Ministério da Economia mas não encontra o contrato de prestação de serviços, “o que não significa necessariamente que não tenha existido”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Maior extinção da História. Identificado culpado que aniquilou quase toda a vida da Terra

Técnicas analíticas de ponta e modelos geoquímicos inovadores reconstruíram conclusivamente toda a cascata de eventos na maior extinção da história da Terra. Há cerca de de 252 milhões de anos, a maior extinção da história da …

Chovem críticas à Educação. Falta de professores e número de alunos por turma são o alvo

O ministro da Educação foi alvo de críticas dos partidos pela forma como geriu o regresso às aulas, com os deputados a referirem, entre outros problemas, a falta de professores e o número de alunos …

Europa com cuidados intensivos à beira do limite. Apertadas medidas e um "circuit-breaker" são a esperança

O número de infeções diárias de covid-19 tem aumentando drasticamente em grande parte dos países da Europa. Apesar de estarem a tentar evitar um novo confinamento, os governos europeus estão com receio que os cuidados …

Rui Rio e Adão Silva podem ser alvo de sanções (e até mesmo enfrentar expulsão)

Rui Rio e Adão Silva podem enfrentar sanções após contrariarem uma moção aprovada no último Congresso do partido relativamente ao referendo da eutanásia. Quando terminar a votação do referendo à eutanásia, a direção do PSD, encabeçada …

Vinícius fez duas assistências na estreia. Mourinho diz que "pode fazer melhor"

Carlos Vinícius estreou-se a titular pelo Tottenham com duas assistências para golo. José Mourinho gostou do desempenho do jogador emprestado pelo Benfica, mas acredita que o brasileiro é capaz de fazer melhor. Esta quinta-feira, Carlos Vinícius …

Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca

Em caso de falhas, o Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca. Anteriormente, as responsabilidades financeiras estavam repartidas entre o Estado e a Atlantic Gateway. Com a alteração dos estatutos da …

A "maglia rosa" de João Almeida caiu, mas o mundo do ciclismo rende-se ao português

Na etapa rainha do Giro, João Almeida perdeu a camisola rosa ao fim de 15 dias. O português mereceu o respeito do mundo ciclismo, chovendo elogios à sua prestação. João Almeida já não é o líder …

"Inverno escuro", negócios de família e o apelo aos "swing states". Assim foi o último debate presidencial

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos encontraram-se pela última vez antes das eleições, em Nashville, Tennessee, mas desta vez num tom onde não prevaleceram os gritos e os insultos. Contudo, os ataques foram duros …

Casos diários podem duplicar até ao Natal devido ao efeito "cascata"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes prevê que o número de infeções diárias em Portugal duplique em dois meses. O problema é o efeito "cascata" que escapou à atenção da saúde pública. A situação epidemiológica em Portugal …

Baixar o IRC "não é a melhor forma de apoiar as empresas"

Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e Transição Digital, defendeu esta quinta-feira que a inclusão de medidas para a redução do IRC na proposta do OE2021 não traria vantagem para os negócios mais penalizados pela …