//

BCE pode cortar hoje financiamento de emergência à Grécia

European Parliament / Flickr

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu

Os 25 membros do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE), que se reúnem este domingo, vão provavelmente fechar a torneira do financiamento aos bancos gregos.

Assim, “não há nenhuma razão para dar dinheiro”, afirmou na noite de sábado à AFP uma fonte próxima das negociações, acrescentando que o BCE vai suspender a linha de emergência de liquidez [que tem financiado os bancos gregos] amanhã, é claro”.

Não estarão, assim, reunidas as condições necessárias para continuar o financiamento, depois de o Eurogrupo ter decidido no sábado, depois de cinco meses de negociações infrutíferas, deixar expirar o prazo de resgate da Grécia na terça-feira.

Os governadores do BCE devem decidir este domingo se mantêm os bancos gregos sob supervisão, apesar do fracasso das negociações, no sábado, em Bruxelas. Contudo, a esperança de poder intervir para evitar o colapso do sistema bancário e da economia grega é mínima, escreve a agência francesa France Presse.

Por trás do pânico bancário, esconde-se o risco de não-pagamento da Grécia aos credores e uma catástrofe humanitária e social do país e a sua saída do euro prece “quase inevitável” nesta fase, disse hoje o ministro das Finanças austríaco, Hans-Jörg Schelling.

Na véspera, os seus homólogos alemão, Wolfgang Schäuble, e francês Michel Sapin, foram mais tranquilizadores, assegurando que a Grécia continuava a ser um membro da zona euro.

Wolfgang Schäuble prometeu que a zona euro vai “fazer tudo para evitar qualquer risco de contágio” da crise grega e Michel Sapin afirmou que o destino da Grécia é ficar na zona euro, de onde “nenhum país membro desejou que saísse”.

O Eurogrupo recusou, no sábado, conceder mais dias à Grécia para realizar um referendo a 05 de julho, para que o povo grego diga se aceita ou não as condições dos credores internacionais para um acordo com Atenas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.