BCE pode cortar hoje financiamento de emergência à Grécia

European Parliament / Flickr

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu

Os 25 membros do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE), que se reúnem este domingo, vão provavelmente fechar a torneira do financiamento aos bancos gregos.

Assim, “não há nenhuma razão para dar dinheiro”, afirmou na noite de sábado à AFP uma fonte próxima das negociações, acrescentando que o BCE vai suspender a linha de emergência de liquidez [que tem financiado os bancos gregos] amanhã, é claro”.

Não estarão, assim, reunidas as condições necessárias para continuar o financiamento, depois de o Eurogrupo ter decidido no sábado, depois de cinco meses de negociações infrutíferas, deixar expirar o prazo de resgate da Grécia na terça-feira.

Os governadores do BCE devem decidir este domingo se mantêm os bancos gregos sob supervisão, apesar do fracasso das negociações, no sábado, em Bruxelas. Contudo, a esperança de poder intervir para evitar o colapso do sistema bancário e da economia grega é mínima, escreve a agência francesa France Presse.

Por trás do pânico bancário, esconde-se o risco de não-pagamento da Grécia aos credores e uma catástrofe humanitária e social do país e a sua saída do euro prece “quase inevitável” nesta fase, disse hoje o ministro das Finanças austríaco, Hans-Jörg Schelling.

Na véspera, os seus homólogos alemão, Wolfgang Schäuble, e francês Michel Sapin, foram mais tranquilizadores, assegurando que a Grécia continuava a ser um membro da zona euro.

Wolfgang Schäuble prometeu que a zona euro vai “fazer tudo para evitar qualquer risco de contágio” da crise grega e Michel Sapin afirmou que o destino da Grécia é ficar na zona euro, de onde “nenhum país membro desejou que saísse”.

O Eurogrupo recusou, no sábado, conceder mais dias à Grécia para realizar um referendo a 05 de julho, para que o povo grego diga se aceita ou não as condições dos credores internacionais para um acordo com Atenas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …

“Discriminação inaceitável”. Quase 100 mil alunos e docentes do ensino privado excluídos dos testes rápidos

Mais de 84 mil alunos e 11 mil professores do ensino privado não vão ter direito a realizar testes rápidos de antigénio quando forem retomadas as aulas presenciais. O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução …

Como surgiu a vida na Terra? Cientistas acreditam ter descoberto o "elemento-chave"

Uma equipa de investigadores da Ludwig-Maximilians-Universitaet, na Alemanha, mostrou que pequenas alterações nas moléculas de transferência de ARN (tARNs) permitem que se auto-agrupem numa unidade funcional que consegue replicar informações exponencialmente. Uma equipa de biólogos alemães …