BCE já comprou 3,3 mil milhões de euros de dívida portuguesa

Eric Chan / Wikimedia

O Euro em frente ao edifício do BCE – Banco Central Europeu em Frankfurt

O Banco Central Europeu (BCE) já comprou 3,3 mil milhões de euros de dívida portuguesa, pública na sua esmagadora maioria, indicam as estatísticas mensais divulgadas pela instituição sediada em Frankfurt, na sua página na Internet.

Com referência a 29 de maio deste ano, as aquisições de dívida, feitas ao abrigo do programa de compra de dívida pública (PSPP, na sigla em inglês), ascendem a 146,7 mil milhões de euros.

Este total respeita a investimentos feitos em títulos de 16 Estados e emissões de entidades supranacionais.

A principal componente deste ‘stock’ é a dívida alemã, com 34,3 mil milhões de euros, seguida pela francesa (26,8 mil milhões), italiana (23,4 mil milhões) e espanhola (16,8 mil milhões).

Entre os títulos incluídos no PSPP está dívida pública, emitida pelo governo central, mas também a emitida por agências reconhecidas, organizações internacionais e bancos de desenvolvimento multilaterais. Pretende-se que a proporção entre estas dívidas seja de 88% para a primeira e 12% para as outras.

A decisão do BCE de lançar o PSPP originou a expansão dos programas de compra de dívida privada, que existiam para responder aos riscos de um período prolongado de baixa inflação.

O conjunto destes programas, adiantou o BCE no comunicado que informa sobre estas aquisições, designa-se por APP, sigla em inglês para Programa Alargado de Compra de Ativos.

Através do APP, o BCE adquire mensalmente 60 mil milhões de euros de dívida pública e privada, o que se deve prolongar até ao final de setembro de 2016.

O PSPP começou em 09 de março.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Infetados que furem quarentena podem arriscar prisão preventiva

Em Portugal, o crime de propagação de doença tem uma moldura penal que pode ir até oito anos de prisão, admitindo ainda medidas de coação privativas da liberdade, como é o caso da prisão preventiva. Assim, …

Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre. Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados …

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …