Baviera perdeu o rasto a 949 infetados. 903 pessoas já foram localizadas

Mueller / MSC / Wikimedia

Markus Söder, presidente do estado alemão da Baviera

Problemas de computação de dados deixaram milhares de pessoas sem saber se estavam infetadas. O estado alemão já conseguiu localizar 903 das 949 pessoas que testaram positivo.

O estado alemão da Baviera anunciou que já conseguiu localizar 903 das 949 pessoas infetadas com covid-19 a quem se tinha perdido o rasto nas últimas semanas, avança o jornal online Observador.

Este foi um problema que surgiu devido a falhas e atrasos na computação de dados que deixaram cerca de 44 mil pessoas, a maioria viajantes, incluindo turistas vindos de outros países, sem saber se tinham tido teste positivo ou negativo.

Segundo o jornal digital, estas pessoas voluntariaram-se para fazer testes à covid-19 em centros instalados em autoestradas e estações de comboio e de autocarro, uma das medidas anunciadas com pompa e circunstância pelo Governo local.

As autoridades explicaram que as dificuldades se deveram a uma procura maior do que a esperada por estes testes. Inicialmente, o processo implicava o preenchimento dos dados pessoais em papel, informações que, depois, eram inseridas à mão em folhas Excel por voluntários.

Um caos que levou a secretária estadual de Saúde, Melanie Huml, a colocar o lugar à disposição. O Governo local acabou por contratar empresas privadas para ajudar com a computação dos dados, que passou a ser feita totalmente de forma digital.

Esta segunda-feira, a Alemanha identificou 561 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um número inferior aos registados na semana passada, mas descarta, para já, novo relaxamento das medidas de contenção.

A Alemanha registou, desde o início da pandemia de covid-19, um total de 224.014 casos, entre os quais 202.100 já foram considerados curados. Houve, nas últimas 24 horas, mais uma vítima mortal para um total de 9232.

O país voltou a superar, na semana passada, os mil casos diários, números atingidos pela última vez em maio. O Governo já manifestou preocupação e reiterou o apelo à utilização de máscaras de proteção e à conservação da distância de segurança.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …

Mudar de telemóvel pode ser um rombo nas poupanças a longo prazo, mais do que se pensa

Especialistas em finanças ouvidos pelo The New York Times consideram que mudar de telemóvel anualmente, dando o dispositivo anterior para retoma (quando este ainda tem um valor elevado), não é uma boa aposta, sobretudo a …

Costa confessa a "enorme frustração pessoal" com a morte da geringonça e admite governar em duodécimos

O debate deixou tudo em águas de bacalhau e nem a esquerda nem o governo dão sinais de ceder. Costa admite que o fim da parceria com o PCP e o Bloco é uma derrota …

Koeman: "O que se passou comigo é um problema social"

Treinador do Barcelona teve dificuldades em sair do Camp Nou, depois de perder frente ao Real Madrid. A contestação à volta de Ronald Koeman em Barcelona já se verifica há algum tempo (começou em alguns momentos …

Mais de 100 mil doentes podem ter covid longa e sobrecarregar o SNS

Com o crescimento do número de pacientes que reportam sintomas de covid prolongada, os especialistas receiam que o Serviço Nacional de Saúde não tenha capacidade de resposta. Segundo avança o Expresso, os directores e coordenadores de …

O serial killer John Wayne Gacy

Vítima de serial killer identificada 40 anos depois através do ADN de um dente

Os restos mortais de Francis Wayne Alexander foram encontrados há mais de 40 anos na casa do infame serial killer John Wayne Gacy. Mas só agora se conseguiu verificar a sua identidade. Segundo conta a cadeia …

Nem Salah, nem Mané: "Vão escrever livros sobre o Firmino"

Elogios públicos de Jürgen Klopp, depois da goleada do Liverpool contra o Manchester United. O Liverpool silenciou Old Trafford ao vencer por 5-0 na casa do rival Manchester United, graças aos golos de Keïta, Diogo Jota …

Psicólogo holandês diz ter vendido "pó suicida" a mais de 100 pacientes

Wim van Dijk não está preocupado com uma possível pena de prisão. A intenção do psicólogo holandês é alimentar o debate sobre a morte assistida. O psicólogo holandês Wim van Dijk disse ter vendido um "pó …