Não coloque no lixo a bateria do telemóvel: pode ser útil para criar o seu carro eléctrico

2

Porque o lítio pode ser problema, a Audi já começou a reunir telemóveis e computadores antigos, para serem transformados em baterias de carros eléctricos.

Os carros eléctricos continuam a gerar debates frequentes, em muitos países.

Há quem defenda que são o futuro dos transportes, tendo em vista a sustentabilidade do planeta.

Há quem defenda são uma ruína para o planeta e também para o seu proprietário.

Quem deixa alertas sobre este tipo de veículos centra-se normalmente na questão do lítio.

As baterias de lítio são demasiado caras e as questões de reciclagem relacionadas com essas baterias são pouco sustentáveis.

Defendem que, se uma bateria de lítio avaria, muito provavelmente o seu destino é o lixo. E, a este ritmo de produção, já nem haverá lítio suficiente em 2040.

A procura por lítio deve crescer mais de 500% na década 2030 e, por isso, já se começa a procurar alternativas para produzir baterias para carros eléctricos.

É que a Audi está a fazer. As concessionárias da empresa alemã começaram a reunir telemóveis antigos e computadores antigos, para que possam ser reciclados, transformados em baterias de carros elétricos.

O portal Axios explica que, a longo prazo, as empresas do ramo automóvel querem criar um suprimento de circuito fechado de materiais críticos para baterias que possam ser reutilizados em novas baterias, reduzindo a necessidade de importações e evitando mais danos ambientais causados ​​pela mineração.

Este será o primeiro caso em que uma empresa da indústria recupera baterias domésticas de íon-lítio e dispositivos recarregáveis, ​​que podem ser reciclados domesticamente para criar novas baterias de carros eléctricos.

Essas baterias, acrescenta o portal, têm metais como cobalto, cobre, níquel e lítio; todos podem ser reciclados quase infinitamente, afinal.

Assim, e porque esses metais dificilmente se degradam com o passar do tempo, uma bateria de um “velho amigo” nosso lá de casa, como um telemóvel de outros tempos, poderá funcionar como bateria – ou parte dela – do nosso futuro carro eléctrico.

No entanto, voltam as questões da reciclagem: actualmente só são recicladas menos de 5% dessas baterias recarregáveis (telemóveis, computadores, bicicletas e escovas de dentes eléctricas…). É um processo complexo de reciclagem.

A ideia da Audi, em parceria com a Redwood (empresa de software) é facilitar esse processo de reciclagem, baixar a necessidade de mineração, aumentar a fabricação doméstica e, objectivo final, tornar os carros eléctricos mais baratos e mais sustentáveis.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. E, entretanto, há aldeias e suas populações cuja vida vai continuar a ser sacrificada se o lítio das velhas baterias não for reaproveitado? Mas o que é que isso interessa? É preciso é continuar a assegurar os lucros fabulosos às empresas que exploram as minas onde existem estes metais preciosos, ainda que degradem as vidas de quem habita nesses lugares tornando-as insustentáveis!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.