Sem bateria no carro elétrico? Basta chamar o robô da Volkswagen

Os esforços da Volkswagen para tornar o carregamento de veículos elétricos uma operação totalmente autónoma começaram com o anúncio do seu conceito de robô de carregamento móvel. Agora, um ano depois, a empresa revelou o robô em forma de protótipo.

Num futuro repleto de veículos elétricos, a Volkswagen tem consciência de que nem todas as garagens vão oferecer tomadas de recarga em quantidade suficiente para alimentar as baterias de todos os automóveis elétricos que lá estacionem. Por esse motivo, decidiu tornar real um projeto que vem desenhando desde o ano passado.

A verdade é que, para o sucesso da implementação do veículo elétrico, é necessária também uma rede de carregamento inovadora que acompanhe o progresso.

“Estabelecer uma infraestrutura de carregamento eficiente é uma tarefa central que desafia todo o setor”, disse Thomas Schmall, CEO do Volkswagen Group Components, em comunicado. “Estamos a desenvolver soluções para ajudar a evitar medidas autónomas caras. O robô de carregamento móvel e a nossa estação de carregamento rápido flexível são apenas duas dessas soluções.”

Segundo o New Atlas, a Volkswagen concebeu um robô que funciona como uma espécie de “mordomo das baterias“: de forma autónoma, recarrega a bateria de um automóvel elétrico de forma muito prática.

A solicitação de carregamento pode ser feita a partir de uma aplicação da Volkswagen e a operação não requer a presença do cliente.

De forma totalmente autónoma, o robô da Volkswagen Group Components, que ainda não tem nome, leva consigo módulos de energia móveis que vai deixando com cada veículo, o que significa que o processo de carregamento pode ser feito em vários automóveis em simultâneo.

O robô vai buscar uma bateria estacionária, com uma capacidade de 25 kWh, que estava a ser recarregada a partir da rede elétrica a uma potência reduzida. Depois, desloca a bateria até ao Volkswagen e, com a ajuda do seu braço articulado, liga o cabo da bateria ao veículo, alimentando-o em DC com uma potência de 50 kW.

Para já, ainda não é conhecido o estado de desenvolvimento do produto final, nem quando poderá chegar ao mercado.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …