Sem bateria no carro elétrico? Basta chamar o robô da Volkswagen

Os esforços da Volkswagen para tornar o carregamento de veículos elétricos uma operação totalmente autónoma começaram com o anúncio do seu conceito de robô de carregamento móvel. Agora, um ano depois, a empresa revelou o robô em forma de protótipo.

Num futuro repleto de veículos elétricos, a Volkswagen tem consciência de que nem todas as garagens vão oferecer tomadas de recarga em quantidade suficiente para alimentar as baterias de todos os automóveis elétricos que lá estacionem. Por esse motivo, decidiu tornar real um projeto que vem desenhando desde o ano passado.

A verdade é que, para o sucesso da implementação do veículo elétrico, é necessária também uma rede de carregamento inovadora que acompanhe o progresso.

“Estabelecer uma infraestrutura de carregamento eficiente é uma tarefa central que desafia todo o setor”, disse Thomas Schmall, CEO do Volkswagen Group Components, em comunicado. “Estamos a desenvolver soluções para ajudar a evitar medidas autónomas caras. O robô de carregamento móvel e a nossa estação de carregamento rápido flexível são apenas duas dessas soluções.”

Segundo o New Atlas, a Volkswagen concebeu um robô que funciona como uma espécie de “mordomo das baterias“: de forma autónoma, recarrega a bateria de um automóvel elétrico de forma muito prática.

A solicitação de carregamento pode ser feita a partir de uma aplicação da Volkswagen e a operação não requer a presença do cliente.

De forma totalmente autónoma, o robô da Volkswagen Group Components, que ainda não tem nome, leva consigo módulos de energia móveis que vai deixando com cada veículo, o que significa que o processo de carregamento pode ser feito em vários automóveis em simultâneo.

O robô vai buscar uma bateria estacionária, com uma capacidade de 25 kWh, que estava a ser recarregada a partir da rede elétrica a uma potência reduzida. Depois, desloca a bateria até ao Volkswagen e, com a ajuda do seu braço articulado, liga o cabo da bateria ao veículo, alimentando-o em DC com uma potência de 50 kW.

Para já, ainda não é conhecido o estado de desenvolvimento do produto final, nem quando poderá chegar ao mercado.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …