Bataclan pode reabrir em 2016

Kmeron / Flickr

O teatro Bataclan, em Paris

O teatro Bataclan, em Paris

Le Bataclan, a sala de espetáculos onde 90 pessoas foram mortas por jihadistas nos atentados de 13 de novembro, em Paris, poderá reabrir no final de 2016.

Em entrevista ao Le Monde, Olivier Poubelle e Jules Frutos, proprietários que detêm um terço do teatro e são responsáveis pela programação deste e de vários outros espaços musicais na capital francesa, contam como ficaram devastados pelos atentados.

Na noite da tragédia, Poubelle acorreu de imediato ao local enquanto as pessoas no interior do teatro estavam a ser abatidas a tiro e estava ainda em curso o cerco de três horas.

“Havia mortos e feridos por todo o lado, a polícia queria saber como era a disposição da sala e o que iria encontrar atrás da porta, como chegar ao piso de cima o mais rapidamente possível”, descreveu ao jornal.

“Quando vi as fotos das vítimas, houve muitas que reconheci. Posso nunca ter falado com elas, mas já as tinha visto na sala de concertos ou no bar. É uma sensação horrível”, desabafa Jules Frutos. “A única coisa que há a dizer é que havia uma joie de vivre que foi assassinada“, afirmou.

Os dois sócios descreveram a zona – o 11º arrondissement, na zona oriental de Paris – como uma das mais multiétnicas e de esquerda de França, mas criticaram as tentativas de rotular ou politizar os ataques.

“Eles só queriam matar tantas pessoas quanto possível”, observou Poubelle.

“Dois dos nossos colegas morreram, tal como profissionais da música que conhecíamos bem. Outros estão gravemente feridos. Eu não estava no teatro e estou sempre a pensar nisso”, conta o proprietário. “Um socorrista disse-me ‘Você não é responsável’, mas mesmo assim…”

Os dois colegas que morreram – um técnico de luz e um assessor de imprensa – estavam no Bataclan em lazer, a assistir ao concerto dos norte-americanos Eagles of Death Metal.

“É vital que as portas se reabram”

Nenhum dos funcionários que estavam de serviço naquela noite morreu. Três empregados do bar esconderam-se numa arrecadação e “dois seguranças da entrada salvaram vidas”, sublinhou Poubelle.

Nenhum dos dois sócios voltou a entrar no Bataclan desde 13 de novembro, mas continuam a passar pelo local todos os dias para ver as multidões e as várias homenagens – e ansiosos que a música regresse, defendendo que a sala de concertos “não deve tornar-se um mausoléu ou um local de peregrinação”.

“A equipa quer uma reconstrução, os artistas também. Falamos muito sobre isso, mas será um longo caminho”, afirmou Jules Frutos ao diário francês. “Estamos mortos por agora, mas precisamos de vida. É vital que as portas se reabram”, frisou.

Os Eagles of Death Metal já disseram que querem dar o primeiro concerto se o Bataclan reabrir.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …