“Barçagate”: Josep María Bartomeu detido após buscas no Barcelona

Quique Garcia / EPA

O FC Barcelona foi alvo de buscas esta segunda-feira no âmbito da operação ‘Barçagate’. O ex-presidente Josep María Bartomeu é um dos detidos até agora.

A polícia catalã fez buscas ao escritório do FC Barcelona, esta segunda-feira, no âmbito da operação ‘Barçagate”, que levou à detenção do ex-presidente Josep María Bartomeu, do CEO, Oscar Grau, do responsável dos serviços jurídicos, Román Gómez Puntí, e de um antigo assessor de Bartomeu, Jaume Masferrer. A informação foi avançada pela rádio espanhola Cadena SER.

Em causa está o chamado ‘Barçagate’, um esquema que alegadamente foi criado para influenciar negativamente jogadores e antigos jogadores do clube nas redes sociais sem o conhecimento do conselho diretivo.

A direção do Barcelona contratou a I3Ventures.sl, uma empresa especializada em criar correntes de opinião nas redes sociais. Algumas das publicações desta empresa eram mesmo difamatórias em relação a alguns jogadores dos catalães, entre os quais o argentino Lionel Messi.

As publicações tinham como objetivo “proteger a imagem” do presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, e da restante direção. As contas nas redes sociais criadas pela I3Ventures.sl não são consideradas oficiais, embora sejam financiadas pelo Barcelona.

A polícia catalã já confirmou que está a realizar várias diligências relacionadas com o Barcelona através da Área Central de Crimes Económicos. Em julho, a polícia já tinha estado em Camp Nou para recolher informações sobre o caso.

As autoridades procuram documentação que comprove os crimes de administração desleal e corrupção entre particulares.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …