/

“Barçagate”: Josep María Bartomeu detido após buscas no Barcelona

Quique Garcia / EPA

O FC Barcelona foi alvo de buscas esta segunda-feira no âmbito da operação ‘Barçagate’. O ex-presidente Josep María Bartomeu é um dos detidos até agora.

A polícia catalã fez buscas ao escritório do FC Barcelona, esta segunda-feira, no âmbito da operação ‘Barçagate”, que levou à detenção do ex-presidente Josep María Bartomeu, do CEO, Oscar Grau, do responsável dos serviços jurídicos, Román Gómez Puntí, e de um antigo assessor de Bartomeu, Jaume Masferrer. A informação foi avançada pela rádio espanhola Cadena SER.

Em causa está o chamado ‘Barçagate’, um esquema que alegadamente foi criado para influenciar negativamente jogadores e antigos jogadores do clube nas redes sociais sem o conhecimento do conselho diretivo.

A direção do Barcelona contratou a I3Ventures.sl, uma empresa especializada em criar correntes de opinião nas redes sociais. Algumas das publicações desta empresa eram mesmo difamatórias em relação a alguns jogadores dos catalães, entre os quais o argentino Lionel Messi.

As publicações tinham como objetivo “proteger a imagem” do presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, e da restante direção. As contas nas redes sociais criadas pela I3Ventures.sl não são consideradas oficiais, embora sejam financiadas pelo Barcelona.

A polícia catalã já confirmou que está a realizar várias diligências relacionadas com o Barcelona através da Área Central de Crimes Económicos. Em julho, a polícia já tinha estado em Camp Nou para recolher informações sobre o caso.

As autoridades procuram documentação que comprove os crimes de administração desleal e corrupção entre particulares.

https://twitter.com/QueThiJugues/status/1366333730160336904

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.