//

De pesca ao cruzeiro. Além de versátil, o barco inspirado nas enguias é totalmente elétrico

O barco elétrico da sueca X Shore, inspirado nas enguias, é ainda melhor do que os barcos movidos a combustível fóssil.

No caminho para uma indústria de barcos mais sustentável, a empresa sueca X Shore, fundada em 2016, lançou o seu Eelex 8000 para os marinheiros norte-americanos que desejam ter em mãos um barco 100% elétrico.

Segundo o New Atlas, o Eelex, um versátil SUV elétrico dos mares, estreou recentemente nos Estados Unidos. O barco tem 8 metros, uma velocidade máxima de 65 km/h e uma velocidade de cruzeiro de 46 km/h.

O barco possui um motor de 225 kW (300 HP). As baterias duplas de iões de lítio de 60 kWh montadas abaixo do convés combinam-se para um alcance de até 161 quilómetros.

Como a sustentabilidade não é apenas uma questão de força motriz, o barco é composto por cortiça, fibra de linho e plástico reciclado. Até as seleções de cores em tons de terra, “musgo”, “areia” e “café” proclamam a Mãe Natureza (em vez de lutar contra ela).

O barco chama a atenção pela sua simplicidade minimalista, ao estilo escandinavo. De acordo com a empresa, a proa robusta e o corpo aerodinâmico foram inspirados diretamente na enguia elétrica sul-americana. Na água, o meio de transporte é também muito parecido com o animal, navega furtivamente pelas águas.

O seu design modular é outra das características que tornam o barco muito prático. Os proprietários podem reorganizar e remover facilmente os móveis no interior, permitindo que o barco mude rapidamente o seu propósito: de atividades desportivas, como pesca ou mergulho, para um simples cruzeiro, por exemplo.

A X Shore garante que o teto de fibra de carbono consegue suportar bicicletas, caiaques ou canoas.

O Eelex 8000 já está disponível nos Estados Unidos a um preço inicial de 329 mil dólares, cerca de 279 mil euros.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.