De pesca ao cruzeiro. Além de versátil, o barco inspirado nas enguias é totalmente elétrico

O barco elétrico da sueca X Shore, inspirado nas enguias, é ainda melhor do que os barcos movidos a combustível fóssil.

No caminho para uma indústria de barcos mais sustentável, a empresa sueca X Shore, fundada em 2016, lançou o seu Eelex 8000 para os marinheiros norte-americanos que desejam ter em mãos um barco 100% elétrico.

Segundo o New Atlas, o Eelex, um versátil SUV elétrico dos mares, estreou recentemente nos Estados Unidos. O barco tem 8 metros, uma velocidade máxima de 65 km/h e uma velocidade de cruzeiro de 46 km/h.

O barco possui um motor de 225 kW (300 HP). As baterias duplas de iões de lítio de 60 kWh montadas abaixo do convés combinam-se para um alcance de até 161 quilómetros.

Como a sustentabilidade não é apenas uma questão de força motriz, o barco é composto por cortiça, fibra de linho e plástico reciclado. Até as seleções de cores em tons de terra, “musgo”, “areia” e “café” proclamam a Mãe Natureza (em vez de lutar contra ela).

O barco chama a atenção pela sua simplicidade minimalista, ao estilo escandinavo. De acordo com a empresa, a proa robusta e o corpo aerodinâmico foram inspirados diretamente na enguia elétrica sul-americana. Na água, o meio de transporte é também muito parecido com o animal, navega furtivamente pelas águas.

O seu design modular é outra das características que tornam o barco muito prático. Os proprietários podem reorganizar e remover facilmente os móveis no interior, permitindo que o barco mude rapidamente o seu propósito: de atividades desportivas, como pesca ou mergulho, para um simples cruzeiro, por exemplo.

A X Shore garante que o teto de fibra de carbono consegue suportar bicicletas, caiaques ou canoas.

O Eelex 8000 já está disponível nos Estados Unidos a um preço inicial de 329 mil dólares, cerca de 279 mil euros.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda dose …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …

Termina esta sexta-feira 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias na TAP

Termina esta sexta-feira a segunda e última fase de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. A TAP anunciou …

EDP entrega aos deputados contratos das barragens, mas pede confidencialidade

Depois do pedido de esclarecimentos de alguns deputados, a EDP enviou ao Parlamento mais de 1500 páginas de documentos sobre os negócios das barragens, mas pediu confidencialidade.  A EDP já enviou ao Parlamento a sua resposta …