De pesca ao cruzeiro. Além de versátil, o barco inspirado nas enguias é totalmente elétrico

O barco elétrico da sueca X Shore, inspirado nas enguias, é ainda melhor do que os barcos movidos a combustível fóssil.

No caminho para uma indústria de barcos mais sustentável, a empresa sueca X Shore, fundada em 2016, lançou o seu Eelex 8000 para os marinheiros norte-americanos que desejam ter em mãos um barco 100% elétrico.

Segundo o New Atlas, o Eelex, um versátil SUV elétrico dos mares, estreou recentemente nos Estados Unidos. O barco tem 8 metros, uma velocidade máxima de 65 km/h e uma velocidade de cruzeiro de 46 km/h.

O barco possui um motor de 225 kW (300 HP). As baterias duplas de iões de lítio de 60 kWh montadas abaixo do convés combinam-se para um alcance de até 161 quilómetros.

Como a sustentabilidade não é apenas uma questão de força motriz, o barco é composto por cortiça, fibra de linho e plástico reciclado. Até as seleções de cores em tons de terra, “musgo”, “areia” e “café” proclamam a Mãe Natureza (em vez de lutar contra ela).



O barco chama a atenção pela sua simplicidade minimalista, ao estilo escandinavo. De acordo com a empresa, a proa robusta e o corpo aerodinâmico foram inspirados diretamente na enguia elétrica sul-americana. Na água, o meio de transporte é também muito parecido com o animal, navega furtivamente pelas águas.

O seu design modular é outra das características que tornam o barco muito prático. Os proprietários podem reorganizar e remover facilmente os móveis no interior, permitindo que o barco mude rapidamente o seu propósito: de atividades desportivas, como pesca ou mergulho, para um simples cruzeiro, por exemplo.

A X Shore garante que o teto de fibra de carbono consegue suportar bicicletas, caiaques ou canoas.

O Eelex 8000 já está disponível nos Estados Unidos a um preço inicial de 329 mil dólares, cerca de 279 mil euros.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …