/

Encontrados destroços de barco-patrulha da II Guerra em Nova Iorque. Foi comandado por John F. Kennedy

Os destroços de um barco-patrulha de alta velocidade comandado por John F. Kennedy durante a II Guerra Mundial foram descobertos no rio Harlem, em Nova Iorque.

Destroços do PT-59 foram retirados do rio Harlem como parte de um projeto da Autoridade Metropolitana de Transportes (MTA) para construir um paredão para evitar inundações num pátio de comboios de Manhattan, de acordo com o jornal norte-americano The New York Times.

Os rumores sobre a a possível localização do barco no rio Harlem já se espalhavam há vários anos.

Vendido após a guerra, o PT-59 foi usado como um barco alugado para pescadores e, mais tarde, como uma casa flutuante no rio Harlem. Foi abandonado em meados da década de 1970 e acabou por afundar.

Kennedy foi capitão do PT-59 no final de 1943 e 1944, depois do seu histórico comando do PT-109. O PT-109 afundou nas Ilhas Salomão após uma colisão com um contratorpedeiro japonês nas primeiras horas de 2 de agosto de 1943. Kennedy recebeu a Medalha da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais pelo seu papel em salvar os tripulantes sobreviventes do PT-109.

Menos conhecido é o PT-59, que comandou de outubro de 1943 a novembro de 1944. Durante esse período, John F. Kennedy ajudou a evacuar os fuzileiros navais que estavam cercados por forças japonesas na ilha de Choiseul. “Alguns desses fuzileiros foram feridos e um deles morreu no beliche do capitão a bordo do PT-59 naquela noite”, explica o Comando de História e Património Naval no seu site.

O barco conseguia atingir 78 quilómetros por hora, movendo-se carregado com armas.

Outros destroços históricos da II Guerra Mundial chamaram a atenção recentemente. Investigadores descobriram recentemente os destroços do histórico do navio de guerra USS Nevada, a 65 quilómetros a sudoeste de Pearl Harbor.

O naufrágio do submarino USS Grayback da II Guerra Mundial foi descoberto no Japão no ano passado, 75 anos depois de afundar.

Em 2019, o naufrágio mais profundo já descoberto, um contratorpedeiro dos EUA da II Guerra Mundial, foi encontrado no Mar das Filipinas. Os exploradores usaram um drone submarino para localizar o navio misterioso, que se acredita ser o USS Johnston, um contratorpedeiro da classe Fletcher afundado durante a Batalha de Samar, uma ação importante na Batalha do Golfo de Leyte em 1944.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.