Encontrados destroços de barco-patrulha da II Guerra em Nova Iorque. Foi comandado por John F. Kennedy

Os destroços de um barco-patrulha de alta velocidade comandado por John F. Kennedy durante a II Guerra Mundial foram descobertos no rio Harlem, em Nova Iorque.

Destroços do PT-59 foram retirados do rio Harlem como parte de um projeto da Autoridade Metropolitana de Transportes (MTA) para construir um paredão para evitar inundações num pátio de comboios de Manhattan, de acordo com o jornal norte-americano The New York Times.

Os rumores sobre a a possível localização do barco no rio Harlem já se espalhavam há vários anos.



Vendido após a guerra, o PT-59 foi usado como um barco alugado para pescadores e, mais tarde, como uma casa flutuante no rio Harlem. Foi abandonado em meados da década de 1970 e acabou por afundar.

Kennedy foi capitão do PT-59 no final de 1943 e 1944, depois do seu histórico comando do PT-109. O PT-109 afundou nas Ilhas Salomão após uma colisão com um contratorpedeiro japonês nas primeiras horas de 2 de agosto de 1943. Kennedy recebeu a Medalha da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais pelo seu papel em salvar os tripulantes sobreviventes do PT-109.

Menos conhecido é o PT-59, que comandou de outubro de 1943 a novembro de 1944. Durante esse período, John F. Kennedy ajudou a evacuar os fuzileiros navais que estavam cercados por forças japonesas na ilha de Choiseul. “Alguns desses fuzileiros foram feridos e um deles morreu no beliche do capitão a bordo do PT-59 naquela noite”, explica o Comando de História e Património Naval no seu site.

O barco conseguia atingir 78 quilómetros por hora, movendo-se carregado com armas.

Outros destroços históricos da II Guerra Mundial chamaram a atenção recentemente. Investigadores descobriram recentemente os destroços do histórico do navio de guerra USS Nevada, a 65 quilómetros a sudoeste de Pearl Harbor.

O naufrágio do submarino USS Grayback da II Guerra Mundial foi descoberto no Japão no ano passado, 75 anos depois de afundar.

Em 2019, o naufrágio mais profundo já descoberto, um contratorpedeiro dos EUA da II Guerra Mundial, foi encontrado no Mar das Filipinas. Os exploradores usaram um drone submarino para localizar o navio misterioso, que se acredita ser o USS Johnston, um contratorpedeiro da classe Fletcher afundado durante a Batalha de Samar, uma ação importante na Batalha do Golfo de Leyte em 1944.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …