O resistente USS Nevada sobreviveu a Pearl Harbor e a testes de bombas atómicas. Agora, foi encontrado

Official US Navy Photograph / Naval History and Heritage Command

O USS Nevada, navio de guerra da Marinha dos Estados Unidos, participou em alguns dos eventos mais importantes da história americana do século XX. Agora, 70 anos depois de naufragar, foi encontrado no oceano Pacifico.

Altamente resistente, o USS Nevada serviu em algumas das operações mais importantes da II Guerra Mundial e sorbeviveu a Pearl Harbor e a dois testes nucleares.

O USS Nevada serviu nas duas guerras mundiais. Depois de proteger os navios de abastecimento na Irlanda durante a I Guerra Mundial, USS Nevada foi o único navio de guerra a escapar durante o ataque japonês a Pearl Harbor em 1941.

Em seguida, navegou pelo oceano Atlântico até ao Reino Unido para participar nos desembarques do Dia D dos Aliados em junho de 1944 – a maior invasão marítima da história – antes de seguir para o oceano Pacífico para desempenhar um papel central na invasão de Okinawa.

De seguida, o navio sobreviveu a duas explosões atómicas durante testes que procuravam entender a forma como as bombas nucleares eram eficazes contra os navios.

O navio acabou por afundar no verão de 1948 no oceano Pacífico pelos próprios Estados Unidos que estavam a usar o navio como prática de tiro ao alvo. A artilharia da Marinha não conseguiu afundar o USS Nevada, por isso foi usado um bombardeamento de torpedos aéreos como “golpe de misericórdia final”.

Embora os especialistas conhecessem as coordenadas aproximadas de onde o navio afundou, os seus destroços não eram vistos há quase 72 anos até o projeto recente da SEARCH, uma empresa arqueológica privada, e da empresa de robótica marinha Ocean Infinity. Usando veículos subaquáticos autónomos, o projeto conseguiu identificar o naufrágio a uma profundidade de mais de 4.700 metros e capturar imagens do local.

A equipa estava a trabalhar na embarcação da Ocean Infinity, a Pacific Constructor, que partiu para uma série de tarefas comerciais no Pacífico no início de 2020.

“Nevada é um navio icónico que fala da resiliência e da teimosia americanas”, afirmou James Delgado, vice-presidente sénior da SEARCH e arqueólogo marítimo líder da missão, em comunicado.

“A realidade física do navio, repousando na escuridão do grande museu do mar, lembra-nos, não só de eventos passados, mas daqueles que assumiram o desafio de defender os Estados Unidos em duas guerras globais. É por isso que fazemos a exploração oceânica – para procurar essas conexões poderosas ao passado“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Numa verdadeira cena à James Bond, homem foge do FBI numa scooter subaquática

Um americano que estava a ser procurado por um suposto envolvimento num esquema de fraude, foi preso na passada segunda-feira, dia 16, após usar uma "scooter marítima" subaquática para tentar fugir do FBI. Quem assistiu ao …

Após quase terem sido extintas, baleias azuis estão a voltar à Geórgia do Sul

A baleia azul regressou às águas em torno da ilha Geórgia do Sul, quase um século depois de este animal ter sido quase extinto pela caça industrial. A remota ilha Geórgia do Sul, perto da Antártida, era …

Manuscritos de "A Origem das Espécies" divulgados online pela primeira vez

Duas páginas originais do rascunho manuscrito de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, foram divulgadas online pela primeira vez. Além disso, foram ainda publicadas cartas e notas de leitura nunca antes vistas. Os documentos foram …

Os videojogos podem ser bons para o bem-estar pessoal, sugere estudo

De acordo com um novo estudo que analisou o comportamento de jogadores e dados fornecidos por empresas de videojogos, o tempo gasto a jogar pode ser bom para o bem-estar pessoal. A Electronic Arts e a …

A MINI criou uma van perfeita que foi pensada para relaxar, usufruir e conviver

A marca de automóveis MINI apresentou o projeto do Vision Urbanaut. Este veículo é uma van completamente moderna e sustentável, pois oferece mais espaço interior e versatilidade, e ainda deixa uma pegada ecológica mínima. Esta van …

Covid-19. Angela Merkel alerta sobre plano de vacinação para países mais pobres

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou os líderes dos países mais desenvolvidos que o progresso no desenvolvimento de um sistema de distribuição de vacinas para nações mais necessitadas tem sido lento e que essa questão …

Explosão em Beirute. Danos segurados rondam mil milhões

As vítimas da explosão que destruiu o porto de Beirute e área circundante, em agosto, apresentaram um total de 14.921 reclamações de seguro, totalizando danos segurados estimados em perto de 1,62 biliões de libras libanesas …

Centenas de pessoas que morreram de covid-19 em Nova Iorque continuam em camiões frigoríficos

Muitos destes cadáveres, que continuam em camiões frigoríficos, são de pessoas cujas famílias não puderam ser localizadas ou que não podem cobrir os custos do enterro. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca de …

Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade …

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …