Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Tim Taylor / Lost52 Project

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito das coordenadas da sua localização.

Em janeiro de 1944, o USS Grayback, um dos submarinos americanos com maior sucesso na II Guerra Mundial, partiu de Pearl Harbor para uma patrulha de combate, mas for atacado por um bombardeiro japonês. Três semanas depois, quando o navio não voltou, foi listado como desaparecido.

Após a guerra, escreve o Russia Today, a marinha tentou reconstruir uma história completa sobre 52 submarinos que tinha perdido. A história, publicada em 1949, fornecia as localizações aproximadas onde os submarinos tinham desaparecido.

No entanto, a Marinha, sem saber, baseara-se numa tradução incorreta dos registos de guerra japoneses. Portanto, as coordenadas indicadas no relatório estavam incorretas.

O erro só foi descoberto no ano passado pelo investigador Yutaka Iwasaki, um engenheiro de sistemas japonês. Por sua vez, o seu trabalho chamou a atenção de Tim Taylor, um explorador subaquático que partiu para encontrar os restos de todos os submarinos norte-americanos perdidos na guerra.

Os exploradores encontraram o submarino 435 metros abaixo do nível do mar na costa de Okinawa. A descoberta ocorreu em junho, mas foi divulgada este domingo. O USS Grayback foi descoberto com grande parte do seu corpo intacto e a sua placa ainda colocada na frente, embora mostrasse sinais de ter sido bombardeado.

A descoberta faz parte do Projeto Lost 52 de Taylor e da sua esposa Christine Dennison. Depois de encontrar o USS Grayback, o casal passou meses à procura de parentes dos 80 marinheiros norte-americanos que morreram a bordo, e agora “podem ser homenageados novamente”, contou Dennison à ABC News.

“Não dizemos às pessoas que estamos à procura, porque não queremos dececionar as pessoas e não queremos divulgá-lo pela Internet até que seja feito corretamente pela Marinha”, acrescentou Taylor. “Com a tecnologia que estamos a usar e a capacidade de cobrir grandes áreas de terreno, estamos a analisar o potencial de encontrar outros”.

Gloria Hurney, cujo tio Raymond Parks morreu no Grayback, disse: “Há um livro que li e diz que estes navios só são conhecidos por Deus. Mas agora sabemos onde está o Grayback.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …