Encontrado o naufrágio mais profundo do mundo. É um contra-torpedeiro da II Guerra Mundial

A última expedição da equipa de caçadores de naufrágios de Paul Allen, co-fundador da Microsoft, acaba de descobrir um naufrágio da II Guerra Mundial a 6.220 metros de profundidade no mar das Filipinas.

A descoberta, que se deu a bordo do navio de exploração RV Petrel, foi anunciada no início do mês de novembro e representa o naufrágio mais profundo já descoberto, segundo explica a equipa citada em comunicado pelo portal Geek Wire.

Trata-se de um contra-torpedeiro, um navio da classe Fletcher que acabou por naufragar durante a batalha de Samar, na parte central das Filipinas. O confronto naval, conhecido como um dos maiores da história, ocorreu a 25 de outubro de 1944. Esta batalha foi a ação central da Batalha do Golfo de Leyte, que ocorreu entre 23 e 26 do mesmo mês.

“Durante esta descoberta, a mais profunda até agora, encontramos desafios que afetaram a nossa capacidade de operar e obter a inspeção típica de alta qualidade pela qual nos esforçamos a ter” nos nossos achados, apontou Paul Mayer, cientista da expedição.

Os investigadores acreditam que se trate do USS Johnston DD-557, um contra-torpedeiro da Marinha dos Estados Unidos designado para operar no Pacífico. A equipa descarta outra embarcação, o navio USS Hoel, de características semelhantes e que está também ainda por encontrar.

Durante o confronto naval, e de acordo com os relatos preservados da altura, houve muitas baixas dos Estados Unidos durante a batalha, incluindo dois porta-aviões, dois contra-torpedeiros, um escolta de contra-torpedeiro e 23 aeronaves. Do lado do Japão também houve perdas significativas, entre as quais três cruzadores pesados e 52 aeronaves.

A descoberta deste destruidor surge poucos dias depois de a mesma equipa ter encontrado destroços de dois porta-aviões japoneses também da II Guerra Mundial. IJN Kaga e Akagi perderam-se durante a famosa batalha de Midway, em meados de 1942.

A expedição que explora o fundo do mar é fruto de uma iniciativa do já falecido Paulo Allen, o bilionário co-fundador da Microsoft. Durante anos, a tripulação do Petrel tem trabalho em parceria com a Marinha norte-americana e com outras autoridades de todo o mundo para localizar e documentar navios afundados.

Até ao momento, foram encontradas mais de 30 embarcações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Joshua Wong e outros dois ativistas condenados a penas de prisão

Joshua Wong e outros dois ativistas do movimento pró-democracia em Hong Kong foram condenados, esta quarta-feira, a penas de prisão por participarem numa manifestação ilegal contra o Governo da região administrativa em junho de 2019. Os …

Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de "dinheiro por indultos" na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca. De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça …

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …