Encontrado o naufrágio mais profundo do mundo. É um contra-torpedeiro da II Guerra Mundial

A última expedição da equipa de caçadores de naufrágios de Paul Allen, co-fundador da Microsoft, acaba de descobrir um naufrágio da II Guerra Mundial a 6.220 metros de profundidade no mar das Filipinas.

A descoberta, que se deu a bordo do navio de exploração RV Petrel, foi anunciada no início do mês de novembro e representa o naufrágio mais profundo já descoberto, segundo explica a equipa citada em comunicado pelo portal Geek Wire.

Trata-se de um contra-torpedeiro, um navio da classe Fletcher que acabou por naufragar durante a batalha de Samar, na parte central das Filipinas. O confronto naval, conhecido como um dos maiores da história, ocorreu a 25 de outubro de 1944. Esta batalha foi a ação central da Batalha do Golfo de Leyte, que ocorreu entre 23 e 26 do mesmo mês.

“Durante esta descoberta, a mais profunda até agora, encontramos desafios que afetaram a nossa capacidade de operar e obter a inspeção típica de alta qualidade pela qual nos esforçamos a ter” nos nossos achados, apontou Paul Mayer, cientista da expedição.

Os investigadores acreditam que se trate do USS Johnston DD-557, um contra-torpedeiro da Marinha dos Estados Unidos designado para operar no Pacífico. A equipa descarta outra embarcação, o navio USS Hoel, de características semelhantes e que está também ainda por encontrar.

Durante o confronto naval, e de acordo com os relatos preservados da altura, houve muitas baixas dos Estados Unidos durante a batalha, incluindo dois porta-aviões, dois contra-torpedeiros, um escolta de contra-torpedeiro e 23 aeronaves. Do lado do Japão também houve perdas significativas, entre as quais três cruzadores pesados e 52 aeronaves.

A descoberta deste destruidor surge poucos dias depois de a mesma equipa ter encontrado destroços de dois porta-aviões japoneses também da II Guerra Mundial. IJN Kaga e Akagi perderam-se durante a famosa batalha de Midway, em meados de 1942.

A expedição que explora o fundo do mar é fruto de uma iniciativa do já falecido Paulo Allen, o bilionário co-fundador da Microsoft. Durante anos, a tripulação do Petrel tem trabalho em parceria com a Marinha norte-americana e com outras autoridades de todo o mundo para localizar e documentar navios afundados.

Até ao momento, foram encontradas mais de 30 embarcações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …