Barco desaparecido no tsunami de 2011 apareceu (com 20 “passageiros”) nos EUA

(dr) Oregon Parks and Recreation Department

Os restos do barco naufragado em 2011 no Japão que chegou à costa dos EUA

Os restos do barco naufragado em 2011 no Japão que chegou 4 anos depois à costa dos EUA

Um barco pesqueiro, que desapareceu durante o tsunami que devastou o Japão em 2011, atravessou o oceano Pacífico e deu à costa no Oregon, nos Estados Unidos. E trazia passageiros.

O que restava do pequeno barco de fibra de vidro, que demorou 4 anos a atravessar à deriva os milhares de quilómetros que separam o Japão dos EUA, trazia vida a bordo: 20 savelhas, peixe da família da sardinha, muito apreciado no Japão.

Os destroços parecem ter cerca de metade do tamanho do barco original.

Seguundo o porta-voz do Oregon Parks and Recreation Department, Chris Havel, citado pelo Daily Mail, é provável que os peixes tenham subido a bordo antes da catástrofe e tenham feito toda a viagem no pequeno barco.

Outra hipótese avançada é a de que os peixes tenham encontrado o barco após a catástrofe e nele se tenham refugiado, alimentando-se dos organismos que viviam a bordo.

Boogies with Fish / Flickr

O barco trazia passageiros: 20 savelhas, peixinhos de rabo amarelo da família das sardinhas

O barco trazia passageiros: 20 savelhas, peixinhos de rabo amarelo da família das sardinhas

Os destroços do barco vão agora ser removidos da água, desmantelados e estudados.

Segundo as primeiras análises dos biólogos marinhos do Departamento de Vida Selvagem do Oregon, os organismos que chegaram agarrados ao casco não representam uma ameaça ao ecosistema local.

Os pequenos passageiros, por seu turno, vão ser levados para o Aquário Costeiro do Oregon, onde presumivelmente viverão felizes para sempre, livres do seu provável destino num prato de sushi.

ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …