Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada.

O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, foi adiado devido aos incidentes na Catalunha e os clubes têm até segunda-feira para acordar uma nova data para o clássico da 10.ª jornada da liga espanhola.

“O Comité [de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol] deixa nas mãos dos clubes afetados a decisão sobre um acordo para a data de realização do clássico. FC Barcelona e Real Madrid decidirão a data e o horário, com um prazo até 21 de outubro, às 10h00″, refere o órgão federativo.

O Comité explica ainda no seu comunicado que o “regulamento impede a alteração da ordem de disputa dos jogos estabelecidos no calendário”, como pediu a liga espanhola, solicitando que o encontro se realizasse no Santiago Bernabéu, em Madrid.

Caso os dois clubes não cheguem a um acordo, competirá ao Comité de Competições definir a data e o horário do clássico.

Embora manifeste que desejava jogar a 26 de outubro, como inicialmente previsto, por ter “confiança absoluta na atitude cívica” dos seus adeptos, o Barcelona propõe, em comunicado, que o jogo se realize a 18 de dezembro.

A situação da inversão do jogo começou por ser colocada como hipótese, depois de a liga ter apresentado, na quarta-feira, um requerimento escrito à federação, no qual solicitava a inversão do encontro, cenário que foi contestado pelos dois clubes.

A Catalunha tem registado confrontos diários, que já levaram à detenção de cerca de cem pessoas e provocado vários feridos, na sequência da decisão judicial de prisão efetiva de alguns políticos independentistas da região.

Na segunda-feira, o Supremo Tribunal ordenou a detenção efetiva de vários dirigentes políticos independentistas, com penas que vão até 13 anos de prisão. Os independentistas foram na sua maioria condenados por crime de sedição e desvio de fundos públicos, uma decisão esperada, que afasta o crime de rebelião defendido pelo Ministério Público, que tinha penas de prisão maiores.

Em reação, o Barça criticou esta decisão, lembrando que “a prisão não é solução”. O clube catalão manifestou ainda “apoio e solidariedade às famílias” e pediu a todos os responsáveis políticos que iniciem “um processo de diálogo e negociação” para resolver o conflito, que conduza à libertação destes políticos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …