Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria “um drama”

FC Barcelona

Joan Laporta e Jordi Cruyff

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota.

O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e a saída de Lionel Messi agravou a situação dentro de campo.

Ainda com Messi no plantel, foi chamado um “herói” da casa enquanto jogador, Ronald Koeman, que pensou-se que poderia dar a volta a situação.

Para já, não. Na época passada o campeonato nacional voltou a fugir, a Liga dos Campeões voltou a ficar longe e, nesta temporada, nenhuma exibição convenceu o suficiente, até agora.

O pior jogo foi o último, nesta terça-feira, na derrota caseira por 0-3 contra o Bayern Munique, na estreia na Liga dos Campeões, num encontro que mostrou o óbvio: não dá para mais.

Equipas como o Bayern estão claramente acima do Barcelona que, sem Messi, terá de encontrar rapidamente uma solução, ou irá passar por uma fase negativa prolongada.

Piqué admitiu, depois do jogo com o campeão alemão: “É o que é, somos o que somos agora e espero que regressem os jogadores que estão lesionados. É um ano complicado“.

Esse ano complicado começou, tal como o anterior, com Koeman no banco. O presidente Joan Laporta não tem a melhor relação possível com o holandês.

Ainda nesta semana, numa entrevista ao canal NOS, o técnico contou que a sua relação com Laporta tem melhorado mas admitiu que não gostou de declarações recentes do presidente: “Sugeriu que o treinador não tem todo o poder. Falou demasiado e não foi prudente“.

Joan Laporta gostaria de ter um novo treinador em Camp Nou mas, de acordo com o jornal Marca, não encontra o sucessor que gostaria.

A prioridade será Jordi Cruyff, filho da “lenda” do clube, Johan Cruyff. Jordi, 47 anos, passou pelo Barcelona (algo discretamente) enquanto jogador.

Como treinador também tem acumulado passagens discretas, por Malta, Israel, China e Equador.

Desde o mês passado voltou ao Barcelona, para integrar a nova estrutura do clube, como uma espécie de conselheiro do presidente.

Cruyff é amigo de Laporta mas é ainda mais amigo de Koeman. Já em Julho tinha garantido, também em entrevista ao jornal Marca, que “nunca” iria substituir Ronald Koeman no comando técnico do Barcelona: “Seria feio e tenho princípios“.

O diário desportivo assegura que essa postura não mudou e, apesar das várias sondagens que tem recebido, Jordi recusa ser treinador dos catalães.

O Barcelona espera pelos reforços internos – Ansu Fati, Agüero, Pedri e Dembélé – para melhorar as suas exibições.

O jornal avisa ainda que o “jogo decisivo” do Barcelona, na segunda jornada da Liga dos Campeões, será contra o Benfica: “Perder contra o Benfica seria um novo drama”.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …

Tiago Pinto: "No Benfica acredita-se muito nos jovens, aqui ainda não"

Director da Roma recusa desentendimentos com José Mourinho e foge a pergunta sobre arbitragem. A Roma perdeu pela terceira vez nesta edição da Serie A, no domingo passado, ao ser derrotada no jogo mais aguardado da …