Barbie alia-se à ESA para mostrar que as mulheres também podem ser astronautas

A Barbie e a Agência Espacial Europeia (ESA) deram as mãos para incentivar as crianças a tornarem-se na próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais, realçando as conquistas da única astronauta viva da Europa, Samantha Cristoforetti.

Aviadora, engenheira e astronauta, Samantha Cristoforetti, de 42 anos, foi a primeira tripulante italiana feminina da Agência Espacial Europeia (ESA) e é, atualmente, um modelo a seguir para todas as meninas que têm o desejo de enveredar por carreiras científicas. “Espero que esta colaboração com a Barbie ajude meninas e meninos a sonhar num futuro sem limites”, disse Cristoforetti.

A parceria surge no âmbito do “Dream Gap“, uma iniciativa que tem como objetivo igualar as oportunidades em todas as áreas da vida, mostrar o potencial infinito das mulheres e estimulá-las a seguirem os seus sonhos, sejam eles quais forem.

Vários estudos científicos chegaram à conclusão que, após os cinco anos de idade, muitas raparigas começam a desenvolver inúmeras inseguranças e a duvidar do seu potencial – o chamado “Dream Gap”.

Na esperança de combater esta fase, e sublinhando o facto de apenas 15% dos astronautas serem mulheres e de ainda nenhuma delas ter ido à Lua, a Barbie pretende continuar a homenagear aquelas que se destacam na sua área profissional, apresentando-as como verdadeiras heroínas o modelos a seguir.

Com o 50.º aniversário da aterragem de Apollo 11 na Lua, vão ser lançados vários vídeos motivadores, direcionados a pais e filhas, que mostram Samantha Cristoforetti a dar as boas-vindas a meninas do Reino Unido, Alemanha, França e Itália no Centro Europeu de Astronautas, em Colónia, Alemanha.

Além disso, a Barbie brindará as crianças com diversos conteúdos sobre Cristoforetti no seu canal de YouTue, destacando as inúmeras conquistas da tripulante italiana. De acordo com a Barbie, as raparigas precisam de mais referências nas diferentes áreas profissionais.

“Porque imaginar que pode ser é apenas o início. Ver realmente que pode faz toda a diferença”, explica a marca.

PARTILHAR

RESPONDER

Chumbados projetos de lei para proteger vítimas de violência doméstica

Reconhecimento das crianças em contexto de violência doméstica, declarações para memória futura das vítimas e criação de subsídio para quem é obrigado a abandonar o lar foram os temas em discussão. Os projetos de lei do …

Ferro repreende Ventura no Parlamento. Deputado pede audiência urgente a Marcelo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, fez esta quinta-feira uma advertência ao deputado do Chega por utilizar com “demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso” nas suas intervenções no parlamento. André Ventura intervinha no …

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …