3 espiões à porta dos Serviços Secretos ingleses – Banksy é o suspeito

Anthony Ward / YouTube

Os espiões de Banksy na cabine telefónica junto à sede dos serviços secretos ingleses, GCHQ

Os espiões de Banksy na cabine telefónica junto à sede dos serviços secretos ingleses, GCHQ

O “artista guerrilheiro” Banksy é apontado como o responsável por uma obra de arte de rua que retrata três espiões – pintada a apenas três quilómetros da sede da GCHQ, a agência de escutas do governo inglês.

A obra de arte urbana, que apareceu em Cheltenham (Inglaterra) este domingo, retrata três homens com óculos escuros e equipamentos de escuta a “bisbilhotar” um telefone público. A peça já atraiu centenas de visitantes.

O presumível autor, Banksy, não assumiu até agora a autoria do trabalho, que segundo os especialistas tem todas as suas características.

O misterioso artista, que começou a fazer os seus desenhos nos muros de Bristol, ganhou notoriedade internacional, tanto pela sua arte como pelo facto de nunca ter revelado a sua identidade.

O artista já deixou a sua marca em locais como o muro que divide Israel dos Territórios Palestinos ocupados.

A arte de Banksy é geralmente satírica e tem um forte cunho de crítica política, o que fez com que fosse chamado de “artista guerrilheiro”.

Pawel Ryszawa / Wikimedia

Foto de Pawel Ryszawa, Graffiti de Banksy em Bethlehem

Bansky ganhou notoriedade por nunca aparecer em público e manter em segredo a sua identidade.

Quase certeza

Vince John, da galeria 1loveart, que vende arte urbana e de rua em Bristol, diz que tinha “70% a 80%” de certeza de que a instalação pertencia ao famoso artista.

“Pelo que eu posso ver, isto certamente parece um Banksy. É certamente o seu estilo e tem o elenco de personagens que esperaria ver numa das suas peças”.

O artista de rua Dice67, de Cheltenham, disse ter sido informado de que a instalação, que apareceu na manhã deste domingo, é realmente de Banksy.

“Está em todos os fóruns de arte. Ele avisou algumas pessoas para a virem ver – um rapaz veio até de França ontem para tirar algumas fotos”, disse Dice67.

“Ouvi rumores de que ele estava morando bem perto dali na semana passada verificando tudo e preparando o espaço. Eu tenho quase certeza que é um (Banksy)”.

“Esta é a primeira vez que somos questionados para comentar sobre arte”, afirmou um porta-voz do governo, quando instado a comentar o assunto.

“Apesar de não sermos críticos qualificados, estamos tão intrigados como os restantes moradores de Cheltenham sobre a aparição da obra de arte misteriosa”.

Os últimos trabalhos conhecidos de Banksy foram criados em Nova York em outubro do ano passado.

 

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …