3 espiões à porta dos Serviços Secretos ingleses – Banksy é o suspeito

Anthony Ward / YouTube

Os espiões de Banksy na cabine telefónica junto à sede dos serviços secretos ingleses, GCHQ

Os espiões de Banksy na cabine telefónica junto à sede dos serviços secretos ingleses, GCHQ

O “artista guerrilheiro” Banksy é apontado como o responsável por uma obra de arte de rua que retrata três espiões – pintada a apenas três quilómetros da sede da GCHQ, a agência de escutas do governo inglês.

A obra de arte urbana, que apareceu em Cheltenham (Inglaterra) este domingo, retrata três homens com óculos escuros e equipamentos de escuta a “bisbilhotar” um telefone público. A peça já atraiu centenas de visitantes.

O presumível autor, Banksy, não assumiu até agora a autoria do trabalho, que segundo os especialistas tem todas as suas características.

O misterioso artista, que começou a fazer os seus desenhos nos muros de Bristol, ganhou notoriedade internacional, tanto pela sua arte como pelo facto de nunca ter revelado a sua identidade.

O artista já deixou a sua marca em locais como o muro que divide Israel dos Territórios Palestinos ocupados.

A arte de Banksy é geralmente satírica e tem um forte cunho de crítica política, o que fez com que fosse chamado de “artista guerrilheiro”.

Pawel Ryszawa / Wikimedia

Foto de Pawel Ryszawa, Graffiti de Banksy em Bethlehem

Bansky ganhou notoriedade por nunca aparecer em público e manter em segredo a sua identidade.

Quase certeza

Vince John, da galeria 1loveart, que vende arte urbana e de rua em Bristol, diz que tinha “70% a 80%” de certeza de que a instalação pertencia ao famoso artista.

“Pelo que eu posso ver, isto certamente parece um Banksy. É certamente o seu estilo e tem o elenco de personagens que esperaria ver numa das suas peças”.

O artista de rua Dice67, de Cheltenham, disse ter sido informado de que a instalação, que apareceu na manhã deste domingo, é realmente de Banksy.

“Está em todos os fóruns de arte. Ele avisou algumas pessoas para a virem ver – um rapaz veio até de França ontem para tirar algumas fotos”, disse Dice67.

“Ouvi rumores de que ele estava morando bem perto dali na semana passada verificando tudo e preparando o espaço. Eu tenho quase certeza que é um (Banksy)”.

“Esta é a primeira vez que somos questionados para comentar sobre arte”, afirmou um porta-voz do governo, quando instado a comentar o assunto.

“Apesar de não sermos críticos qualificados, estamos tão intrigados como os restantes moradores de Cheltenham sobre a aparição da obra de arte misteriosa”.

Os últimos trabalhos conhecidos de Banksy foram criados em Nova York em outubro do ano passado.

 

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …