//

Banif vende banco no Brasil por cerca de 20 cêntimos

O Banif já encontrou uma solução para o banco que detém no Brasil. A comissão liquidatária do banco madeirense chegou a acordo com uma sociedade de advogados para a opção de compra do Banif Brasil, que vai sair da esfera do Banif até janeiro de 2021.

A comissão liquidatária do Banif chegou a acordo com a Siqueira Castro, uma sociedade de advogados especializada na aquisição de ativos de alto risco, que ficou com a opção de compra do Banif Brasil por um real, o que equivale a cerca de 20 cêntimos, durante dois anos.

Segundo a edição desta quarta-feira do Jornal de Negócios, depois desse período, o banco madeirense pode vender o banco a esta sociedade, caso a compra não tiver sido realizada entretanto. Em qualquer dos casos, o banco brasileiro sai da esfera do Banif.

O Banif está a tentar vender o Banif Brasil desde 2016. Nesse mesmo ano, foram detetadas graves dificuldades financeiras no banco brasileiro, tendo sido tomada a decisão de liquidar ou vender a instituição.

No ano seguinte, os investidores foram contactados e de um total de 60, só dois se mostraram interessados em investir, acabando por desistir. Foi por esse motivo que o Banif pediu ao Banco Central do Brasil para avançar com a liquidação ordinária do Banif Brasil.

Em 2018, a sociedade de advogados Siqueira Castro pagou ao Banif três milhões de reais, cerca de 655 mil euros, pelos créditos do banco brasileiro que o Santander não quis comprar. O Banif reinvestiu o montante na compra dos créditos no Brasil à Oitante, que ficou com os ativos do Banif.

De acordo com o matutino, esta operação aconteceu porque a Siqueira Castro exigiu que, para ficar com o Banif Brasil, o banco madeirense tinha de recuperar todos os créditos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.