Banif faliu há quatro anos (mas há uma fatura para a banca que ainda não chegou)

Tiago Petinga / Lusa

O Banif deixou acionistas e investidores que tinham obrigações subordinadas lesados que, segundo a legislação europeia, são aqueles que têm de suportar perdas numa intervenção bancária.

A lei define que tem de ser feita uma auditoria que confirme se têm algo a receber. A Baker Tilly é a responsável pela auditoria ao Banif. O objetivo é assegurar que um credor de um banco não pode sair mais prejudicado numa resolução do que sairia se, na mesma data, o banco tivesse sido atirado para liquidação.

Essa é uma fatura que, de acordo com o semanário Expresso, pode engordar os encargos do Fundo de Resolução, uma vez que, havendo uma diferença, este fundo tem de assegurar o pagamento. Porém, neste momento, e dois anos depois de ter sido escolhida, a Baker Tilly ainda não finalizou os trabalhos, de acordo com o Expresso.

O Banif foi intervencionado em 20 de dezembro de 2015. Houve uma divisão por três: a principal carteira de ativos e passivos foi para o Santander Totta, para onde transitaram os obrigacionistas seniores; e os ativos que o banco não quis foram para o Oitante. No Banif permaneceram as posições dos acionistas e obrigacionistas subordinados.

Os credores seniores não foram prejudicados, mas o mesmo não se sabe em relação aos obrigacionistas subordinados e a acionistas – e só a auditoria o irá concluir, segundo o mesmo semanário.

No Banif, a liquidação que está em curso não augura, segundo o Expresso, grande recuperação para os credores. Os últimos números conhecidos são relativos a 2016 e apontam para um ativo que cobre apenas 8% do passivo.

Se a auditoria determinasse uma percentagem de recuperação superior, o Fundo de Resolução teria de pagar a diferença. Este fundo tem precisado de empréstimos estatais, pois está numa situação deficitária, com recursos próprios negativos de 6,1 mil milhões.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …

Objeto de Hamilton. Galáxia "dupla" intrigou astrónomos durante anos

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos …

Neymar, de novo: "Aquilo foi uma declaração terrível para o PSG"

Jérôme Rothen avisou: Neymar disse que vai deixar o futebol depois do Mundial e pode ter que enfrentar consequências. Neymar, Neymar, Neymar. O jogador brasileiro mais falado por estes dias (e em muitos outros períodos). Desta …

Portugal regista mais 719 casos de covid-19 e oito mortos. Internamentos descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais oito mortes e 719 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O número de pessoas internadas volta a descer. O boletim epidemiológico desta terça-feira informa que há menos 11 pessoas …

Vulcão, La Palma

Avanço da lava em La Palma obriga cerca de 800 pessoas a abandonar as casas. Há agora perto de sete mil desalojados

A lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja continua a consumir a ilha de La Palma, nas Canárias. Ao fim de 23 dias, surgem novas correntes que obrigaram cerca de 800 habitantes a abandonar as suas …

Pintura inacabada de Picasso descoberta ao fim de 118 anos. Inteligência Artificial finalizou a obra

Um nova obra de Picasso foi descoberta por baixo de outra reprodução do artista. A pintura de uma mulher nua estava escondida pela obra "A Refeição de um Homem Cego". Segundo noticia a CNN, a descoberta …

Novos radares de controlo de velocidade vão gerar receitas de cerca de 13 milhões

O Governo estima que a aquisição de novos radares de controlo de velocidade, prevista para o próximo ano, tenha um impacto nas receitas de cerca de 13 milhões de euros, segundo a proposta do Orçamento …

UE aprova pacote de mil milhões de euros para ajuda à população do Afeganistão

A União Europeia (UE) anunciou esta terça-feira uma verba de mil milhões de euros para ajuda humanitária combinada com a prestação de apoio direcionado às necessidades básicas, em benefício direto do povo afegão e dos …