Bangladesh. Mulher dá à luz gémeos um mês depois de ter tido o primeiro filho

Uma jovem do Bangladesh surpreendeu os médicos ao dar à luz gémeos menos de um mês após o nascimento do seu primeiro filho. O “raro incidente” deveu-se a uma gravidez dupla não detetada pela equipa médica que fez o primeiro parto.

Arifa Sultana, de 20 anos, mora no distrito de Jessore e, no passado fevereiro, deu à luz um menino que nasceu de parto normal no hospital Khulna Medical College. Apesar de o bebé ser prematuro e de a gravidez ter tido complicações, Arifa voltou a casa rápido.

Vinte e seis dias após o primeiro parto, as águas da jovem voltaram a rebentar, levando Arifa de volta ao centro médico. “[Arifa] não percebeu que ainda estava grávida de gémeos. As águas da jovem rebentaram novamente 26 dias após o parto e a jovem veio a correr para o hospital”, disse Sheila Poddar, a ginecologista que tratou Arifa no segundo parto, em declarações à agência noticiosa AFP.

A jovem foi então submetida a uma cesariana de emergência a 22 de março. Nasceram dois bebés, um menino e uma menina, saudáveis e sem quaisquer complicações.

“Nunca tinha visto um caso destes em 30 anos de carreira”, disse o diretor de serviços médicos de Jessore, Dilip Roy, deixando críticas à primeira equipa que tratou a jovem no primeiro parto por não ter sido capaz detetar a segunda gravidez.

Um teste de ultrassom revelou depois que Arifa tinha dois úteros. “O primeiro menino nasceu de um dos úteros e os gémeos do outros”, explicou Poddar, frisando que este foi um “incidente raro” com que nunca se tinha deparado antes.

A mãe e as crianças tiveram já alta e, ao que tudo indica, encontram-se bem de saúde. Arifa pertence a uma família com poucos recursos económicos e, apesar de estar feliz com os três filhos, está também preocupada com os anos que se avizinham. Apesar das dificuldades, o seu marido disse que tudo vai fazer para que os seus filhos sejam felizes.

Este não é o primeiro caso de gravidez dupla, que ocorre devido a uma anomalia genética que faz com que algumas mulheres tenham dois útero, observa o The Telegraph. Normalmente, as mulheres com esta condição conseguem manter a dupla gestão sem qualquer problema, mas correm também o risco de aborto espontâneo, parto prematuro ou complicações durante o parto.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …

Companhias aéreas querem conclusão das "obras urgentes" no aeroporto de Lisboa

A associação das companhias aéreas em Portugal (RENA) pediu ao Governo e à concessionária do aeroporto de Lisboa (ANA) a conclusão imediata "das obras urgentes" na infraestrutura, para além do "desenvolvimento do novo aeroporto" no …

Um em cada três venezuelanos não tem acesso aos alimentos para uma vida saudável

Um em cada três venezuelanos não tem acesso a todos os alimentos necessários para ter uma nutrição saudável, segundo um estudo realizado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, divulgado na segunda-feira. De acordo com o …