Bangladesh. Mulher dá à luz gémeos um mês depois de ter tido o primeiro filho

Uma jovem do Bangladesh surpreendeu os médicos ao dar à luz gémeos menos de um mês após o nascimento do seu primeiro filho. O “raro incidente” deveu-se a uma gravidez dupla não detetada pela equipa médica que fez o primeiro parto.

Arifa Sultana, de 20 anos, mora no distrito de Jessore e, no passado fevereiro, deu à luz um menino que nasceu de parto normal no hospital Khulna Medical College. Apesar de o bebé ser prematuro e de a gravidez ter tido complicações, Arifa voltou a casa rápido.

Vinte e seis dias após o primeiro parto, as águas da jovem voltaram a rebentar, levando Arifa de volta ao centro médico. “[Arifa] não percebeu que ainda estava grávida de gémeos. As águas da jovem rebentaram novamente 26 dias após o parto e a jovem veio a correr para o hospital”, disse Sheila Poddar, a ginecologista que tratou Arifa no segundo parto, em declarações à agência noticiosa AFP.

A jovem foi então submetida a uma cesariana de emergência a 22 de março. Nasceram dois bebés, um menino e uma menina, saudáveis e sem quaisquer complicações.

“Nunca tinha visto um caso destes em 30 anos de carreira”, disse o diretor de serviços médicos de Jessore, Dilip Roy, deixando críticas à primeira equipa que tratou a jovem no primeiro parto por não ter sido capaz detetar a segunda gravidez.

Um teste de ultrassom revelou depois que Arifa tinha dois úteros. “O primeiro menino nasceu de um dos úteros e os gémeos do outros”, explicou Poddar, frisando que este foi um “incidente raro” com que nunca se tinha deparado antes.

A mãe e as crianças tiveram já alta e, ao que tudo indica, encontram-se bem de saúde. Arifa pertence a uma família com poucos recursos económicos e, apesar de estar feliz com os três filhos, está também preocupada com os anos que se avizinham. Apesar das dificuldades, o seu marido disse que tudo vai fazer para que os seus filhos sejam felizes.

Este não é o primeiro caso de gravidez dupla, que ocorre devido a uma anomalia genética que faz com que algumas mulheres tenham dois útero, observa o The Telegraph. Normalmente, as mulheres com esta condição conseguem manter a dupla gestão sem qualquer problema, mas correm também o risco de aborto espontâneo, parto prematuro ou complicações durante o parto.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …