Bangladesh está a deslocar famílias Rohingya para ilha deserta sem o seu consentimento

As autoridades do Bangladesh já deslocaram desde quarta-feira mais de mil pessoas da etnia Rohingya de campos de refugiados próximos da fronteira com o Myanmar para a ilha remota de Bhashan Char, sem o seu consentimento.

Segundo a agência AFP, citada pelo Expresso, as autoridades locais indicaram que Bangladesh já tinha anunciado que pretendia deslocar 2.500 famílias Rohingya.

“É essencial as autoridades do Bangladesh deixarem que as Nações Unidas e outros grupos ligados aos direitos humanos avaliem de forma independente as condições de habitabilidade de Bhashan Char antes que sejam tomados quaisquer passos no sentido de realocar lá as pessoas”, avisou Saad Hammadi, responsável da Amnistia Internacional no sul da Ásia.

“Nenhum plano de realocação, para Bhashan Char ou para qualquer outro sítio, pode ser iniciado sem o consentimento total e informado das pessoas envolvidas”, disse. Em Kutupalong, o maior campo de refugiados do mundo, as pessoas estão preocupadas e a manterem-se junto às suas casas. As autoridades baniram todo o tipo de transportes dentro dos campos.

Bhashan Char formou-se há 20 anos na baía de Bengal graças a uma acumulação de lodo. Há já 300 Rohingya na ilha desde abril, depois de terem sido apanhados no mar, e têm surgido relatos de abusos sexuais por parte de guardas, avançou o Guardian.

Em setembro, alguns líderes dos campos de refugiados visitaram a ilha. Mohammad Hanif, de 40 anos, foi um deles e disse estar “bastante satisfeito”. “Tem casas melhores, mesquitas, escolas, mercados. E o governo prometeu que não haverá falta de apoio por parte das Nações Unidas e outras agências”, disse.

As Nações Unidas ainda não concordaram em trabalhar na ilha e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados comunicou que não esteve envolvido nas realocações, pressionando o Bangladesh a deixar que entidades independentes visitem o local.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …