Bancos mundiais unem-se para criar nova criptomoeda

Na quinta-feira, seis dos maiores bancos mundiais revelaram uma série de passos para execução de um projeto facilitador para emissão de moedas digitais por bancos centrais, baseadas na tecnologia de blockchain, a mesma em que se baseiam as criptomoedas como bitcoin.

De acordo com o portal CoinDesk, o projeto Utility Settlement Coin (USC) foi lançado há um ano pelas empresas financeiras UBS, BNY Mellon, Deutsche Bank, Santander e NEX com o startup britânico Clearmatics.

Os bancos multinacionais Barclays, CIBC, Credit Suisse, HSBC, MUFG e State Street uniram-se à iniciativa recentemente.

O projeto visa preparar o caminho para que os bancos centrais contem com criptodivisas no futuro, possibilitando que entidades globais executem uma grande variedade de transações entre si através do uso de ativos garantidos em blockchains personalizados.

O dinheiro digital será a chave dos mercados financeiros, por isso os principais bancos do mundo não querem ficar para trás.

Na verdade, os gerentes do projeto estiveram em contacto com bancos centrais e reguladores para garantir que o Utility Settlement Coin cumpre todos os requisitos, como a política de proteção de dados ou segurança cibernética.

Apesar de com um alcance inicial limitado, o chefe de investimento e inovação de tecnologia financeira do Utility Settlement Coin, Hyder Jaffrey, explicou o impacto potencial que o projeto poderia vir a ter: “Nós vemos este projeto como um trampolim para que no futuro os bancos centrais emitam a sua própria criptomoeda.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma passo para a comunidade voltar a ficar escrava de meia dúzia de senhores, só que desta vez a escravidão será de natureza financeira.

    • Ah, ainda não havia? Pois, é só uma questão de nome: comissões, resgates, taxação de tudo e mais alguma coisa, nomeadamente nas faturas de electr para subvencionar as energias “renováveis” ventosas, muita juventude refém da casa dos pais e vice-versa, sindicatos encurralados, direitos a zero, etc. Os acionistas agradecem.
      Mas, se não se lhe chamarmos escravatura, fica tudo porreiro. Estamos correntemente numa fase de contra-tendência (se acreditarmos nos media), que só servirá para confirmar a tendência, quando retomar. Olhem o preço da gasolina, “2 minutos” depois de um furacão com esteróides noutro lado. E agora vai ter mais outro para fechar o parentisis. Azar.
      Já arranjaram maneira (lei) para tornar criminoso pagar uma compra de 3001 euro em notas este verão. Não sabiam?
      Querer pagar uma merda de uma bica e o “planeta inteiro” ficar a saber quem, onde e quando, vai ser mesmo bom. Viva o digital. Mas, para mostrar o que isso realmente é, basta um “apagão” de vários dias. Aí, como é que é? Come-se os dedos?

  2. Seria bom criar mecanismos legais e regulamentares, também estas “mundiais”, para impedir que ciclicamente as instituições financeiras possam “sangrar” as populações. De preferência prevenir, em vez de remediar. Os exemplos dos últimos anos, mundialmente, têm demonstrado as enormes lacunas. Atendendo aos bancos em questão, a nova criptomoeda não será apenas uma forma de inverter posições, e desvalorizar artificialmente, virtualmente, as outras moedas? Tal como o que se passa na bolsa…..e as agências de rating…..quem controla, a favor dos interesse de quem?

  3. Esta gente cripto deveriam ser todos precionados a pagarem taxa pelo uso da internet, taxa de emissao de carbono, taxa extorsao a leis de cada pais, taxa de extorsao as leis civis… esta moeda ‘e porcaria de poluidora e emissora de carbono a tonelada…. so gente louca e mesquinha anda volta desta coisa para enriquecer sem pagar nada aos governos…

    Alem disso muitos sao roubados e ameacados ao longo do globo….
    Um casal a dois anos foi ameacado e roubado em milhoes de bitcoein…
    Foram obrigados fornecer chaves aos ladroes…eles sabiam o local exacto entao anda aldrabisse da grossa no meio desse mundo…

RESPONDER

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …