Bancos mundiais unem-se para criar nova criptomoeda

Na quinta-feira, seis dos maiores bancos mundiais revelaram uma série de passos para execução de um projeto facilitador para emissão de moedas digitais por bancos centrais, baseadas na tecnologia de blockchain, a mesma em que se baseiam as criptomoedas como bitcoin.

De acordo com o portal CoinDesk, o projeto Utility Settlement Coin (USC) foi lançado há um ano pelas empresas financeiras UBS, BNY Mellon, Deutsche Bank, Santander e NEX com o startup britânico Clearmatics.

Os bancos multinacionais Barclays, CIBC, Credit Suisse, HSBC, MUFG e State Street uniram-se à iniciativa recentemente.

O projeto visa preparar o caminho para que os bancos centrais contem com criptodivisas no futuro, possibilitando que entidades globais executem uma grande variedade de transações entre si através do uso de ativos garantidos em blockchains personalizados.

O dinheiro digital será a chave dos mercados financeiros, por isso os principais bancos do mundo não querem ficar para trás.

Na verdade, os gerentes do projeto estiveram em contacto com bancos centrais e reguladores para garantir que o Utility Settlement Coin cumpre todos os requisitos, como a política de proteção de dados ou segurança cibernética.

Apesar de com um alcance inicial limitado, o chefe de investimento e inovação de tecnologia financeira do Utility Settlement Coin, Hyder Jaffrey, explicou o impacto potencial que o projeto poderia vir a ter: “Nós vemos este projeto como um trampolim para que no futuro os bancos centrais emitam a sua própria criptomoeda.”

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma passo para a comunidade voltar a ficar escrava de meia dúzia de senhores, só que desta vez a escravidão será de natureza financeira.

    • Ah, ainda não havia? Pois, é só uma questão de nome: comissões, resgates, taxação de tudo e mais alguma coisa, nomeadamente nas faturas de electr para subvencionar as energias “renováveis” ventosas, muita juventude refém da casa dos pais e vice-versa, sindicatos encurralados, direitos a zero, etc. Os acionistas agradecem.
      Mas, se não se lhe chamarmos escravatura, fica tudo porreiro. Estamos correntemente numa fase de contra-tendência (se acreditarmos nos media), que só servirá para confirmar a tendência, quando retomar. Olhem o preço da gasolina, “2 minutos” depois de um furacão com esteróides noutro lado. E agora vai ter mais outro para fechar o parentisis. Azar.
      Já arranjaram maneira (lei) para tornar criminoso pagar uma compra de 3001 euro em notas este verão. Não sabiam?
      Querer pagar uma merda de uma bica e o “planeta inteiro” ficar a saber quem, onde e quando, vai ser mesmo bom. Viva o digital. Mas, para mostrar o que isso realmente é, basta um “apagão” de vários dias. Aí, como é que é? Come-se os dedos?

  2. Seria bom criar mecanismos legais e regulamentares, também estas “mundiais”, para impedir que ciclicamente as instituições financeiras possam “sangrar” as populações. De preferência prevenir, em vez de remediar. Os exemplos dos últimos anos, mundialmente, têm demonstrado as enormes lacunas. Atendendo aos bancos em questão, a nova criptomoeda não será apenas uma forma de inverter posições, e desvalorizar artificialmente, virtualmente, as outras moedas? Tal como o que se passa na bolsa…..e as agências de rating…..quem controla, a favor dos interesse de quem?

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …