Bancos mundiais unem-se para criar nova criptomoeda

Na quinta-feira, seis dos maiores bancos mundiais revelaram uma série de passos para execução de um projeto facilitador para emissão de moedas digitais por bancos centrais, baseadas na tecnologia de blockchain, a mesma em que se baseiam as criptomoedas como bitcoin.

De acordo com o portal CoinDesk, o projeto Utility Settlement Coin (USC) foi lançado há um ano pelas empresas financeiras UBS, BNY Mellon, Deutsche Bank, Santander e NEX com o startup britânico Clearmatics.

Os bancos multinacionais Barclays, CIBC, Credit Suisse, HSBC, MUFG e State Street uniram-se à iniciativa recentemente.

O projeto visa preparar o caminho para que os bancos centrais contem com criptodivisas no futuro, possibilitando que entidades globais executem uma grande variedade de transações entre si através do uso de ativos garantidos em blockchains personalizados.

O dinheiro digital será a chave dos mercados financeiros, por isso os principais bancos do mundo não querem ficar para trás.

Na verdade, os gerentes do projeto estiveram em contacto com bancos centrais e reguladores para garantir que o Utility Settlement Coin cumpre todos os requisitos, como a política de proteção de dados ou segurança cibernética.

Apesar de com um alcance inicial limitado, o chefe de investimento e inovação de tecnologia financeira do Utility Settlement Coin, Hyder Jaffrey, explicou o impacto potencial que o projeto poderia vir a ter: “Nós vemos este projeto como um trampolim para que no futuro os bancos centrais emitam a sua própria criptomoeda.”

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma passo para a comunidade voltar a ficar escrava de meia dúzia de senhores, só que desta vez a escravidão será de natureza financeira.

    • Ah, ainda não havia? Pois, é só uma questão de nome: comissões, resgates, taxação de tudo e mais alguma coisa, nomeadamente nas faturas de electr para subvencionar as energias “renováveis” ventosas, muita juventude refém da casa dos pais e vice-versa, sindicatos encurralados, direitos a zero, etc. Os acionistas agradecem.
      Mas, se não se lhe chamarmos escravatura, fica tudo porreiro. Estamos correntemente numa fase de contra-tendência (se acreditarmos nos media), que só servirá para confirmar a tendência, quando retomar. Olhem o preço da gasolina, “2 minutos” depois de um furacão com esteróides noutro lado. E agora vai ter mais outro para fechar o parentisis. Azar.
      Já arranjaram maneira (lei) para tornar criminoso pagar uma compra de 3001 euro em notas este verão. Não sabiam?
      Querer pagar uma merda de uma bica e o “planeta inteiro” ficar a saber quem, onde e quando, vai ser mesmo bom. Viva o digital. Mas, para mostrar o que isso realmente é, basta um “apagão” de vários dias. Aí, como é que é? Come-se os dedos?

  2. Seria bom criar mecanismos legais e regulamentares, também estas “mundiais”, para impedir que ciclicamente as instituições financeiras possam “sangrar” as populações. De preferência prevenir, em vez de remediar. Os exemplos dos últimos anos, mundialmente, têm demonstrado as enormes lacunas. Atendendo aos bancos em questão, a nova criptomoeda não será apenas uma forma de inverter posições, e desvalorizar artificialmente, virtualmente, as outras moedas? Tal como o que se passa na bolsa…..e as agências de rating…..quem controla, a favor dos interesse de quem?

RESPONDER

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …